quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

O que "vende" mais?

Oi pessoal, tudo bem?


Estava vendo os posts mais visualizados do meu blog e fiquei pensando o que é que as pessoas mais gostam de ler/ver/ouvir. Jornais sensacionalistas costumam vender mais. Programas de TV que mostram tragédias, fofocas, notícias "chocantes", vendem mais. Será que nos blogs, a mesma coisa acontece?

Todos vocês sabem que eu tenho este blog, acima de tudo, para mim e depois para compartilhar aprendizado com vocês. Meu foco nunca foi "venda" (esta entendo que é uma consequência da qualidade do blog). Por isso, escrevo com o coração, sem pensar se aquilo vai ter uma visualização numerosa ou não.

Vejo que nem sempre é isso que acontece com alguns outros blogs, mas tudo bem. Cada um tem um propósito ao fazer certas coisas na vida e não estou aqui para julgá-los. Mesmo porquê, não sei se um blog que fala sobre IF é uma escolha acertada ao se pensar em fazer dinheiro. Existem vários outros assuntos bem mais interessantes que este e que vendem muito mais (como algum anon comentou em algum dos posts há algum tempo atrás).

Pois bem, ainda assim, fiquei curiosa de ver qual dos meus artigos foi mais "consumido" desde que criei o blog. Eis aqui eles e a minha classificação de cada um deles:


1)  Aportes altos - Qual o segredo?  - 1013 visualizações
2) Resposta a um comentário: vida amorosa no caminho para IF!  - 694 visualizações
3)  Os 30 chegaram!  e Fazendo péssimos negócios (que são evitáveis)    - 628 visualizações
4)  De **** CHEIO! - 616 visualizações
5)  789 reais em... - 615 visualizações
6)  Gastos Mensais - descobrindo para onde vai o nosso bem precioso- 608 visualizações
7)  Novos Aportes: sugestões? 586 visualizações
8)  A RF é minha pastora e nada me faltará - 578 visualizações
9)  A aposentadoria chegou mais cedo!e O que mudou depois do milhão?  - 555 visualizações

10) Minha rotina na IF   - 538 visualizações
11) Não demore muito para começar a viver  - 516 visualizações
12)  A importância da mente na caminhada rumo à IF - 515 visualizações
13)  Quanto tempo leva para juntar o Primeiro Milhão? - 511 visualizações
14)  Estive cheia, mas passo bem  - 501 visualizações
15) Apertando o freio na busca pela IF  - 478 visualizações


Confesso que minha maior motivação em fazer este ranking foi ver o número 4 aqui descrito em top 1 na lista de site mais visitados. Afinal, depois de tantos artigos que eu mesma considerei interessante, esse acho que foi apenas um desabafo em um momento de pico de desânimo e de falta de esperança.

Ao fazer o ranking, fiquei parcialmente surpresa e vejo que os campeões de audiência possuem algumas características em comum:

1) Título que causa curiosidade. Os números 5, 8 e 9 (o da aposentadoria) não possuem conteúdos super interessantes, mas deixam o leitor curioso em saber o que vem pela frente. De novo, nada intencional, mas interessante saber isso.

2) Posts "da vida como ela é". Aqui poderíamos dizer um pouco mais sensacionalistas, como o 4 e o 14.

3) Temas comuns da IF e que todos que passam por ela querem entender/descobrir. Grande maioria deles. Estou falando do 1, 6, 7, 9 (o que mudou...), 10, 12, 13 e 15.

4) Temas comuns aos seres humanos (talvez mais comuns ainda em pessoas que buscam a IF). Falo aqui do 2, 3 (os 30 chegaram), 11.


Interessante ver que nenhum dos fechamentos mensais figuram entre os top 15. Nem mesmo aquele que atingi o 1º milhão e que realizei um sonho ( Fechamento de Junho/18 E SONHO REALIZADO - R$ 1.009.652,22 (+ 1.46%)) ele conta com 462 visualizações. Isso só mostra que os fechamentos são mais importantes para nós que escrevemos e leitores mais assíduos do que qualquer outra coisa.

Esse ranking mostra que mais o que números, leitores da finansfera querem também é ver a vida como ela é. Com seus problemas, dúvidas, soluções, conquistas, reflexões, enfim, nosso dia-a-dia como ser humano, não só como investidor.

Pelo menos, este é o diagnostico que tneho dos leitores do meu blog. Seria interessante ver dos demais blogs da finansfera a mesma análise também.

É isso pessoal, fico na reflexão de cada vez mais trazer conteúdos do meu dia-a-dia e aportar para a vida de vocês também.

Abs,
IFM


3 comentários:

  1. Muito legal esse seu post, não parei para ver quais dos meus artigos deram mais audiência mas tenho a sensação que realmente aquelas que falam de dramas pessoais são os mais lidos sim, principalmente em se tratando de relacionamentos. Qualquer hora paro para analisar com calma.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal analisar SrIF. Não tinha parado para pensar, mas quando vi no "postagens mais visitadas" o meu post mais desabafo que já escrevi, fiquei curiosa e fui analisar.
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)