quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Quanto tempo leva para juntar o Primeiro Milhão?

Olá meus amigos, como estão?

Depois de um mês excelente como o de Janeiro, parei para refletir que consigo falar quanto tempo se leva para juntar o 1º milhão depois de você focar de forma extrema no crescimento do seu patrimônio. Conto a vocês o porquê.

Em alguns dos meus posts mais antigos, em que contei minha história de vida e histórico de valores patrimôniais, disse que o grande "eureka" dos investimentos para mim e da IF aconteceu em Fevereiro de 2015.

Foi neste mês, depois de mudar de emprego e consolidar em uma planilha meus gastos e meu patrimônio (de 192k de reais) que eu decidi que iria chegar na IF e que iria focar em 2 coisas para isso:

1) Aumentar meus aportes - iria trabalhar dia e noite para conseguir bons aumentos, me destacar, ser promovida e assim vencer esse mundo corporativo-cão que de bom só tem mesmo o salário caindo na conta.

2) Investimentos - eu iria me dedicar a aprofundar cada vez mais meus conhecimentos em investimentos e iria investir da melhor maneira possível (para mim), de forma a fazer valer os aportes se aumentar o bolinho do meu patrimônio para que ele pudesse crescer sozinho no futuro com a magia dos juros compostos.

E assim foi que fiz, com 192 mil reais na conta, comecei a trabalhar muito duro no campo profissional para aumentar meus aportes e também trabalhar duro no campo pessoal para aprender mais sobre investimentos.

Eu considero essa data - fevereiro de 2015 - o marco ZERO da minha corrida para a IF. Desde muito pequena eu já juntava dinheiro e já me preocupava com o meu futuro, eu poupava. Na época não com mmuito afinco e não com nenhum foco, era apenas o poupar por poupar para o futuro. Por isso, não considero que iniciei do ZERO, porque afinal eu já tinha os 192 mil reais na conta dessas pequenas economias que fiz ao longo da vida.

Foi aí que eu percebi que ao chegar no montante, no mês passado, de 1.192.000, eu posso oficialmente dizer que o tempo que eu levei para juntar 1 milhão de reais foi de 4 anos exatamente. Estou falando de fevereiro de 2015 a janeiro de 2019 de puro suor, foco, alegrias, tristezas e persistência para juntar 1 milhão de reais!

Para quem está começando, acho que vale a pena saber disso, não? Eu, pelo menos, no meu início de caminhada se alguém me falasse que em 4 anos eu juntaria 1 milhão, eu não acreditaria.

Vale dizer que comecei em fevereiro de 2015 aportando menos de 1.500 reais e caminhei até os patamares de aportes que vocês conseguem ver nos meus quase 2 anos de blog. Ainda sinto muito por não ter começado o blog antes e poder olhar para trás e ver todo esse avanço de 4 anos. Mas ainda agradeço por ter começado em Maio de 2017 e conseguir ver pelo menos uns 20 meses de evolução.

Então é isso pessoal, 4 anos para juntar 1 milhão de reais. Quase 50% desse tempo está relatado no blog, mas os 50% mais difíceis e mais batalhadores não estão, infelizmente. É óbvio que ao longo do tempo, esse montante não é dividido em 250 x 4, mas algo como 100, 200, 300 e 400. Na verdade já falei sobre isso em outros posts. O crescimento da curva não é linear, assim como seus aportes não são lineares e nem seus rendimentos.

Mas você, que está desanimado aí por ter pouco ainda e por conseguir aportar pouco, está esperando o que? Daqui 4 anos você vai desejar ter começado HOJE!

Abs,
IFM

39 comentários:

  1. Mas esses dois anos com sua presença valem mais que 1 milhão!

    ResponderExcluir
  2. Ola! Realmente inspirador! Realmente não podemos deixar nos desanimar por achar que a meta do 1 milhão está longe, quando menos se espera ela chega! Claro que com muito custo, controle e aportes sempre regulares e altos! Eu levei um pouco mais (cerca de 5-6 anos) quando comecei com 0 aplicados. O poder dos juros compostos e aportes são impressionantes. Meu segundo milhão veio apenas 2 anos depois e o terceiro apenas 1 Ano! A regra é sempre aportar, aportar e aportar. E nunca tente achar a “fórmula” mágica pois não existe!
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau que legal EI! Muito bom saber que o 2º e 3º milhão podem chegar numa velocidade muito menor.
      Obrigada pelo comentário, ele complementa muito o post!
      Abs!

      Excluir
  3. isso é só para quem tem um bom salário. para quem ganha 5 mil reais deve ser uns 20 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      Se você mantiver essa mentalidade, você nunca vai conseguir obter valores maiores de salário. Meu primeiro salário era bem menor que um salário mínimo da época, mas eu sempre almejei mais. Quando colocamos na cabeça que queremos e podemos mais, arranjamos plano de ação para fazer disso realidade.
      A mudança tem que começar em você e na sua mente. Pense sobre isso.
      Abs!

      Excluir
    2. HAHAHA 5 mil reais salário de miserável, muita gente ganha menos de 2 mil amigão.

      Excluir
  4. OI IFM

    Agora com 1 milhão na conta, reinvestindo os dividendos e continuando aportar forte, vc imagina o 2º milhão em quanto tempo?

    obrigado e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kspov,
      Meu sonho é fechar o ano que vem com o 2º milhão na conta. Meu objetivo de curto prazo (final deste ano) é chegar no 1,5 milhão e aí ter 0,5 milhão para correr atráss no ano que vem.
      Como já experimentei que querer é poder e escrever só nos ajuda a impulsionar ainda mais em direção aos nossos sonhos, não vou desistir até chegar lá! rs.
      Abs

      Excluir
  5. Seria interessante você postar qual a % do seu patrimônio é de aportes e de rendimento nesse tempo. No mais, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anon!
      Em épocas de SELIC alta a proporção era de 2/3 aportes para 1/3 rendimentos. Mais recentemente, com aportes maiores e SELIC baixa, a proporção está mais próxima de 3/4 aporte e 1/4 rendimentos.
      Abs!

      Excluir
  6. Pra quem ganha muito é fácil aportar muito, agora veja quantas pessoas ganham acima de 10 mil reais...

    E não é falta de vontade não, a única chance de quem aporta pouco fazer fortuna em pouco tempo são com as criptomoedas. Pode perder tudo, mas a chance é essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, espero que você esteja bem.
      Minha resposta aqui vai ser muito similar à resposta do Anon acima. Vocês precisam mudar a sua mente.
      Enquanto vocês continuarem achando que a minha história é muito diferente da de vocês e que vocês são "azarados" da vida por não ganhar muito, meus parabéns, continuarão a ganhar pouco.
      Por isso, encorajo vocês a verem quantos exemplos existem aqui na finansfera de gente que começou muito de baixo, ganhando muito menos que vocês e chegaram lá.
      Existem as mais diversas profissões que você não precisa nem ter formação superior e que te oferecem, depois de muita labuta, um salário acima de 10 mil reais.
      Quem quer, faz acontecer, que não quer, arranja uma desculpa. Pense nisso e veja os exemplos que existem fora.
      Corrigindo sua frase, a única chance de quem aporta pouco fazer fortuna é buscar AUMENTAR sua renda e isso, você pode fazer sem comprar criptomoedas!
      Abs,

      Excluir
    2. Até o Viver de Renda foi agraciado com herança, o comentário do anom, apesar de vitimista, é válido.

      Só conheço o Frugal que veio da merda no interior do nordeste e conseguiu se dar bem através de alguma área ligada à engenharia pois ele menciona que o trabalho dele remunera por produção.

      O resto tudo ou parasitou os pais (caso do IFOM) ou foram abastados com herança, faculdade paga pelos pais, etc.

      Excluir
  7. Seu aporte é surreal pra 99,9% das pessoas. Aportar 30,40 mil reais mensais é aporte de salário de jogador de futebol que ganha 50,60 mil por mês.

    Quem ganha 50, 60 mil por mês? Dá pra contar no dedo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Meu aporte HOJE é surreal. Veja de quanto eu comecei. Eu comecei como todos aqui aportando quase nada. Veja o caminho que tracei.Uma parte importante da minha história está neste blog, mas grande parte dela não está e já relatei em alguns posts.
      Pare de arranjar desculpa, mude sua mente, arregace as mangas e vá atrás do seu aporte maior!
      Abs,

      Excluir
  8. Muito bacana o post.

    Realmente, 4 anos é um período muito curto para se juntar tal valor. Muitos não juntam em 40, quem dirá em 4.

    Parabéns por toda a perseverança e dedicação. Que venha os próximos milhões (na metade do tempo, geralmente).

    Grande abraço.

    Ps.: Este post é de grande motivação para todos nós, em querer aportar cada vez mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada PFI!
      Fico muito feliz que também existe comentários como o seu, de quem lê e vê que é possível e corre atrás.
      Querer eu diria que é 50% do caminho para conseguir. Infelizmente nem todos enxergam assim e perdem o tempo lendo algo no qual não acreditam ou acham que a pessoa que está relatando tem uma condição diferenciada que nunca será sua...
      Abs!

      Excluir
    2. Quanto a isso sempre haverá os perdedores. Eles são perdedores não por causa dos ganhadores, pois há espaço para todos, mas porque na mente deles, eles já perderam antes mesmo de começar.
      Frases como "Ah mas seu aporte é gigantesco" são feitas por pessoas que não viram como vc começou. Mas isso eles não querem ver. Eles só querem uma desculpa pra dizer que não podem chegar lá por causa disso.

      Ja vivi muito disso enquanto estudava pra concurso público, "mas vc é inteligente", "mas vc estudou em escola particular", "mas vc teve sorte na vida"... mil e uma desculpas... e nenhuma atitude positiva.

      Que continuem na corrida dos ratos, pq infelizmente o sol é para todos, mas a sombra apenas para alguns. Basta se dedicar...

      Excluir
  9. Olá. Qual foi a média dos aportes nos 04 anos? Disse q começou com 1500, mas seria interessante saber a média dos 04 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PF,
      Infelizmente não tenho esse número. Comecei a controlar meus aportes no ano passado (erro grande). Nos demais anos eu só aportava e não registrava, então não consigo ter esse número.
      Fica a dica para queme stá começando anotar para depois poder comparar.
      Abs,

      Excluir
  10. Caraca, sensacional isso. Obrigado por compartilhar.

    Uma coisa que eu percebi e até quero escrever um post sobre mais pra frente é de como o começo é sempre a parte mais difícil de tudo. Aposto que juntar 192k não foi fácil, mas hoje aportar e fazer o patrimônio crescer já ta quase automático pra vc.

    Esse fato do crescimento não ser linear é muito verdade. A capacidade de aporte aumenta com o tempo e os juros compostos também, então mantendo a disciplina e seguindo os bons princípios (investir em empresas de valor, focar no longo prazo, ter objetivos), o aumento vem.

    Logo logo você chega nos 2.192.000 e põe mais milhão um pra conta IF, tenho certeza.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada a você por visitar JP!
      Sim, o começo é sempre mais difícil. E é nele que você tem que acreditar que você pode, porque passado o começo, é claro que tudo fica mais fácil.
      Obrigada, fiquei emocionada com seu comentário!
      Abs!

      Excluir
  11. Muito bom o teu relato :)
    É realmente uma inspiração para todos nós que estamos na luta :)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Fico feliz em saber e em contribuir. É muito emocionante poder ajudar outras pessoas através deste blog.
      Abs,

      Excluir
  12. Na renda fixa uns 10 anos ou mais, na variável uns 4 anos se fizer as escolhas certas e tiver sorte ou pode perder tudo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou conservadora Anon, justamente porque não quero por tanto suor a perder.

      Excluir
  13. Depende, parasitando os pais e vivendo igual um mendigo dá pra juntar um milhão bem rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, sugiro que você leia os comentários que fiz para outros Anons acima.
      E sugiro também que você não julgue outras pessoas, porque você não sabe o quanto ajudo meus pais e se soubesse, com certeza não faria comentários maldosos.
      Te desejo muita luz e paz para encontrar seu caminho e olhar as coisas na vida de uma perspectiva mais apreciativa.
      Abs,

      Excluir
  14. Parabéns pelo patrimônio e pelo exemplo. Não de bola para comentários maldosos e invejosos. Relaxa e curta. Você é uma vencedora. Quantos que teriam condições melhores que a sua e não tem nada de ativos, só passivos? Abraços e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Faço meu fechamento todos os meses, dá para acompanhar essa evolução! =)

      Excluir
  16. Carai, tá igual Betina quase !! kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)