Olá pessoal, tudo bem?
Sexta ou domingo volto com o fechamento mensal (finalmente!). Querem fazer apostas nos comentários de qual quantia de patrimônio vou fechar este mês? rs.
Enquanto os próximos 3 dias não passam, estava pensando sobre zona de arrebentação. O que chamo de zona de arrebentação? Vou explicar abaixo.
Zona de arrebentação, para mim, é aquela fase onde você sente que, ao passá-la, os investimentos fluem de uma forma tão natural, que você não precisa mais se preocupar de forma tão forte com os aportes ou com aquele 0,1% a mais de rentabilidade. O "bolo de dinheiro" começa a render por si só e você pode muito mais curtir outras coisas do que ficar focado nas suas finanças. Outro ponto importante pra mim, é que você começa a se dar ao luxo de acessar certas coisas que não acessava antes (seja qualidade de viagens, produtos, o que seja importante pra você - esses gastos acabam não fazendo tanta "cosquinha" no seu patrimônio) e você, naturalmente, começa a relaxar em termos de gastos e a ver que você terá, para o resto da vida, acesso a itens de qualidade que você não tinha antes.
Comecei a pensar que uma parte da população brasileira tem esse status e não se preocupa em tomar decisões por conta de centenas de reais. São pessoas que colocam o filho em escolas caras porque podem e não faz diferença uma escola um pouco mais barata, tomam suas decisões sem levar em consideração como fator principal, o financeiro. Quando pensei nesse exemplo hoje, foi a idéia de trazer isso como post. Acho que quando nos sentirmos dessa maneira, passamos dessa zona.
Eu confesso que já me sinto em partes assim. Boa parte das minhas decisões não me baseio em preço. Por outro lado, pensando na eu do futuro, escola de filhos talvez ainda pesaria a parte financeira. Ainda não compro passagens de avião de classe executiva. Imagino eu que esse tipo de decisão começa a ser mais fácil a partir de uns 15 milhões de reais. Isso, obviamente, na minha cabeça.
Pra mim, super vale você pensar nas diferentes partes da sua zona de arrebentação. Tem desde você não se preocupar com as suas contas de consumo, até mesmo você escolher ir de executiva na sua viagem de férias. Acho que esse pensamento ajuda a você pensar em pequenas metas de patrimônio de milhões de reais e ir comemorando conforme passa por cada zona de arrebentação.
Faz sentido? O que acham?
Abs,
IFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)