Olá pessoal, tudo bem?
Um breve relato de quem tem ações no Brasil desde, pelo menos, 2009. Não vale a pena no longo prazo. Essa é a conclusão que chego, olhando toda a performance desses anos. Eu literalmente tenho ações desde essa época e não tenho o perfil "trader" como vocês bem sabem. Sempre comprei boas ações com a estratégia de longo prazo.
Honestamente, não acho que vale a pena no Brasil. Não nesse Brasil que estamos, politicamente enfraquecido (e quando esteve fortalecido, não é mesmo?). Esses mais de 15 anos observando minhas ações, sem vender (porque psicologicamente tenho dificuldade de me desfazer no prejuízo), só me mostrou que quanto mais se espera, pior fica normalmente.
Tive e tenho ações de diferentes setores (bens de consumo, bancos, de infra-estrutura, construtoras, de cias aéreas, varejo...), nada que foi bom perdurou. Nada. É impressionante que no Brasil, mesmo os bancos que são o setor mais perene, conseguiram prosperar muito em termos de ações.
Agora estou aqui reavaliando. Tenho cada vez menos, em termos percentuais, ações no Brasil. As do EUA ja superaram de longe a performance do Brasil (e por isso, minha recomendação e até a minha estratégia, é investir em ações apenas nos EUA). Sigo com problemas para me desfazer delas no prejuízo total, mas tem algumas que eu sei que nunca vão melhorar.
Me pego frequentemente esperando o "Brasil do Futuro" que economicamente deveria prosperar (Selic cair, dados econômicos estarem melhores, etc), mas sempre tem algo que abala ou dificulta essa prosperidade (como, por exemplo, eleições, ou pandemia, ou crise nos EUA) do futuro e aí sempre fica a dúvida: vale a pena esperar mais?
Eu espero. Sigo esperando há 15 anos, rs. Mas fato é que pelo menos há uns 10 anos que não coloco mais 1 centavo meu na bolsa do Brasil. Pelo menos, não tenho piorado a situação. FIIs seguem mais ou menos o mesmo padrão, tenho 1 ou outro que prosperaram, mas nada destacado (pelo menos recebo os alugueis mensalmente).
No final, o que quero mesmo é me liberar dessas ações para simplificar a declaração do IR e aproveitar essas migalhas que sobraram em RF ou RV no exterior. Aguardarei mais um pouco. Quem sabe as eleições do ano que vem revelem alguma esperança no curto prazo. Se não revelarem, estou realmente com vontade de me desfazer de tudo, finalmente.
Abs,
IFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)