quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Resenha do Livro "As coisas que você só vê quando desacelera"

E aí pessoal? Tudo em cima?

Seguimos fortes nos nossos objetivos de 2019! E um deles é a leitura de livros. Terminei meu segundo livro do ano e escolhi um livro bastante confortável para ler com calma, apreciando mesmo.

Fazia alguns meses que eu estava "namorando" o título deste livro. Eu sou uma pessoa agitada, principalmente no âmbito profissional e vejo que isso às vezes me prejudica. Por isso, o título desse livro me chamou bastante atenção e eu o baixei para experimentar.

A vontade que estou é de comprar vários exemplares e distribuir para todos que gosto. Ele custa em torno de 30 reais, considero um preço acessível pelo conteúdo que ele traz. É um livro leve, com imagens e frases para reflexão, introduzidas através de poucos parágrafos.

"As coisas que você só vê quando desacelera" é um livro escrito por um monge coreano, tem 187 páginas que passam voando à medida que você avança por elas. Eu realmente não sabia que era um monge que havia escrito e até passei a seguir ele nas redes sociais. Virei fã, rs.

O livro contém um prólogo, onde o monge conta um pouco sobre a história dele e como ele ficou conhecido, nas redes sociais inclusive. Conta também a motivação de escrever o livro: muitas pessoas enviavam mensagens para ele pedindo conselhos.  Cada capítulo do livro conta com uma pequena introdução, seguida de poucas frases separadas, que são colocadas para você refletir.

Gostei de cada um dos assuntos de cada capítulo, vou tentar resumir alguns pocos ensinamentos aqui:

Capítulo 1 - Descanso
Principal ensinamento que tirei aqui é que nossa mente é o mundo. Não existe essa separação entre mente e mundo exterior. Quando olhamos para o mundo exterior estamos olhando através da lente dos nossos olhos, ou seja, da nossa mente. A lição maior é treinar nossa mente para se focar naquilo que de fato nos trará sabedoria.

Capítulo 2 - Atenção Plena
Sempre que sentimos alguma emoção negativa, nossa tendência é perder a compustura ou tentar controlá-la, ficando ainda mais submerso nela. O conselho do monge é que a gente se "afaste" dela, respirando, limpando a mente e observando essa emoção como se estivessemos enxergando por fora do nosso corpo. A idéia é ver a emoção surgindo e se dissipando, assim como qualquer coisa da vida, ela também passará.

Capítulo 3 - Paixão
Às vezes temos tanta paixão por algo, que acabamos sendo intensos demais e nos frustrando, porque queremos que os outros vejam e sintam a mesma paixão que temos. Para ter relacionamentos mais harmoniosos, precisamos aprender a controlar nossas paixões, compartilhando o nosso entusiasmo (mas não paixão), com os outros.

Capítulo 4 - Relacionamentos
O monge relaciona de forma direta felicidade com relacionamentos. Nos convida a pensar em como estamos nos focando a cultivar nossos relacionamentos. Se queremos ser verdadeiramente felizes, precisaríamos nos focar nisso e não em bens materiais, cuja alegria é passageira. Trabalhar os relacionamentos de forma equilibrada (e não sufocante) também é importante. Ele também ensina que perdoar pode ser libertador, não para a pessoa que você perdoou, mas para você que deixa de carregar esse sentimento pesado dentro de si.

Capítulo 5 - Amor
 Aqui ele conta sobre seu primeiro amor que, mesmo não tendo dado certo, ao final da relação tudo o que sobrou foi gratidão. E ensina que amor de verdade é equilibrado e acaba de forma respeitosa e grata. 

Capítulo 6 - Vida
Aqui a principal lição é de desfazer de pre-conceitos sobre pessoas e começar a observar e aproveitar as pessoas que cruzam o seu caminho. Todas elas tem algo para te ensinar e muitas delas podem ser nossos mestres espirituais. Ele também apresenta 3 idéias libertadoras para ter uma vida mais completa e feliz: 1) As pessoas não estão tão interessadas em nós como pensamos (não devemos nos preocupar com a opinião delas). 2) Nem todo mundo deve gostar de nós e isso está tudo bem, porque também não gostamos de todo mundo. A questão aqui é aceitar este fato da vida. 3) O maior parte do que fazemos na vida é para nós mesmos e isso está tudo bem. Parar de pensar no que os outros querem e pensar através do nosso coração é o segredo para a vida plena e feliz.

Capítulo 7 - Futuro
Aqui ele conta uma história muito bacana de como palavras de incentivo podem mudar o futuro de alguém e faz inclusive que as pessoas se sintam confiantes o suficiente conquistarem o que querem. Fornecer palavras de incentivo, pode mudar a vida das pessoas. Além disso, não devemos comparar nossa vida com a dos outros, pois cada um tem em seu coração, o destino que quer. Ele explica também algumas maneiras fáceis e práticas de buscar sua vocação na vida e na profissão.

Capítulo 8 - Espiritualidade
Este foi o que eu menos me identifiquei, mas o monge coloca aqui em perpectiva que as religões não são tão diferentes assim e não deveriamos investir tempo em ficar brigando com as pessoas por conta delas. Líderes religiosos de diferentes religiões já foram amigos.

No epílogo, o monge faz um convite para que nós desaceleremos. Quando desaceleramos e nos observamos "de longe", podemos enxergar melhor nossos relacionamentos, nossos pensamentos e nossa dor. Ele termina com: se você vir a face do seu observador silencioso, é porque então terá encontrado a sua face original, aquela de antes de você nascer.

Achei um livro extremamente leve, gostoso de ler e que contém muita sabedoria. É daqueles livros para comprarmos, termos em nossa mini-biblioteca e lê-lo uma vez por ano. Revigorante, energizante e ao mesmo tempo, acalma.

Eu recomendo e convido vocês a lê-lo também. Muita coisa pode ser refletida no nosso caminho rumo à IF e após o atingimento dela também.

Abs,
IFM



6 comentários:

  1. Boa noite. O que a sra acha dos livros do Nassim Taleb?

    ResponderExcluir
  2. Você tem carro? Se sim, quanto custou a aquisição dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon! Tenho, na época foi em torno de uns 40 mil (não lembro exatamente).

      Excluir
  3. IFM

    vc deve ser um doce de pessoa. Como é bom ver vc abrindo sua mente e compartilhando com nós seguidores.

    obrigado pela resenha e bons investimentos

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)