sábado, 19 de maio de 2018

Fazendo péssimos negócios (que são evitáveis)

Fiz um péssimo negócio.

Tomei uma decisão errada.

E agora vou arcar com as consequências.

É meus amigos, comprei Euro nesta semana. Na semana que ele ultrapassou os 4,60. E conto aqui porque fiz um péssimo negócio, porque me arrependo,  porque não vi outra saída nesta reta final e o que eu farei diferente da próxima vez.

Tudo começou com a decisão em viajar. Eu já sabia que ia viajar para Europa desde Junho/2017. O que fiz? Reservei hoteis, passagens, passeios, e deixei a compra da moeda para um outro momento.

Janeiro/2018 chegou, vi que o valor estava "ok" (4,00) e resolvi fazer uma compra. Havia acabado de mudar de emprego, tinha um dinheiro a mais que ia entrar e fiz a compra, de 500 euros para ser mais exata. Nem havia me ligado que se eu tivesse comprado ainda antes, poderia ter pago até 3,60 no ano passado. Comprei e engavetei, não só os 500 euros, mas acabei comprando 1k de dólar também porque tinha a ambição de comprar um notebook pessoal.

Pois bem, o tempo foi passando e eu com a ansiedade de aportar, aportar e aportar. Investir, crescer a bola de neve do dinheiro e chegar logo no 1º milhão. "Mês que vem eu compro mais", era  a frase que eu mais repetia para mim mesma, quando eu pensava que tinha que fazer mais uma boa compra de euros. Afinal, são quase 30 dias na Europa.

Mais um tempo passou e chegamos, se não me engano, em Março/18. Uma das pessoas que vai comigo na viagem me comentou que tinha comprado Euro e havia pago 4,12. Achei caro. Imagina que eu ia pagar 12 centavos a mais, sendo que poucos meses (dias) atrás estava 4,00. Eu tinha certeza que ia cair.

Um pouco depois o Trump anunciou o ataque à Síria. Lá se vai o Euro mais ainda para as alturas. Naquela época ele foi ultrapassar os 4,30. Eu dizia que ele ia cair, não era possível que ele iria continuar subindo. Continuei aguardando, sem fazer nenhuma compra a mais. Enquanto isso, aportes, aportes e mais aportes, milhão, chega aí vai!

Uma semana passa, outra semana também. Ele atinge 4,35. "Meu Deus, será que estou errada?". Mal sabia eu que as coisas poderiam piorar. Semana a semana ele ia escalando de forma lenta, mas escalável, os 4,40. Até que chegamos na semana passada. 4,42 dizia o site Cambiar.

"Bacana, não é possível que ele suba mais", era o que eu pensava. Nesta semana, em pleno home office que eu estava fazendo, vejo a tela do computador piscar em 4,47. Eu precisava comprar nesta semana, pois na próxima estarei viajando a trabalho. E na outra já vou partir. "4,47, não é possível", pensava eu. "Vou esperar até 4,45".

Nunca mais vi o 4,45. No dia seguinte, amanheceu à 4,52. E foi até 4,55. E terminei por comprar ontem, a 4,56. Derrotada, triste, ignorante. Foi assim que me senti ontem ao comprar o restinho de euro que me faltava a esse preço (quantidade bem maior que o que eu comprei em Janeiro).

E aí me perguntei: preço médio. É tudo que falamos o tempo todo e eu não fui capaz de praticar isso com a compra de Euros. Se eu tivesse comprado 200 euros mensalmente, além de não afetar tanto os meus aportes, eu com certeza teria salvado um bom prejuízo que tive nessa última transação.

É incrível como sabemos o conceito, concordamos com ele e por algum motivo, temos dificuldade em colocá-lo em prática. Algo me fez pensar que eu poderia ser mais esperta ao aguardar uma descida milagrosa do Euro do que fazer preço médio. Por quê eu pensei assim? Não sei.

O importante então é aprendermos com os erros e não repeti-los. Próxima viagem então, junto com a passagem, farei minhas compras mensais de moeda. Já está definido. O que adianta reservar a passagem com tanta antecedência, os hoteis também, se acabei gastando todas essas economias na compra da moeda?

Errei, errei muito. E aproveito para compartilhar e registrar aqui este erro. Assim não só eu não vou errar em uma próxima oportunidade, como vocês também não errarão depois de ler este texto.

Próxima semana estarei viajando a trabalho e não devo ter tempo de escrever um post no meio dela. Por isso, deixo já meus votos de uma excelente semana para vocês!

E sobre a chegada do milhão, depois dessas novas caídas na bolsa, compras de euro, compras para a viagem, entre outros gastos, ele ficou cada vez mais longe. É bem provável que eu só consiga fazer o post comemorativo na volta da viagem, porque a chance de eu alcancá-lo ainda este mês é somente se houver uma revirada muito boa nesse tendência de queda da bolsa!

Veremos!
Abs!
IFM

33 comentários:

  1. Olá IFM, conheci seu blog a pouco e estou gostando muito. Vc compra a moeda para sua viagem em casa de câmbio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuri, tudo bem?
      Que bom que gostou, escrevo de coração.
      Às vezes sim, dessa vez eu comprei em um banco qu edeu um desconto de 2 centavos...nada relevante, mas foi o que fiz.
      Abs

      Excluir
    2. IFM, o banco cobrava alguma taxa pela transação? Pq se cobrar é furada, não vale a pena.

      Excluir
  2. Eu também já chorei por pouca coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,
      O propósito do blog é compartilhar idéias, acertos, erros, comemorações, enfim, uma vida. Assim como já compartilhei "choros" muito mais sérios como falecimentos, compartilho erros que você chama de pouca coisa. A vida é feita de tudo isso!
      Abs!

      Excluir
  3. Muito mi mi mi. Prejuízo de pouquíssimos reais e esse mar de lamentação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa é obcecada em aportar... Num outro post estava perdendo o sono por causa de uma variação em renda variável que representava pouco mais de um milésimo do patrimônio total... É muito apego a dinheiro viu.

      Excluir
  4. Rv é assim mesmo! As vezes se acha que determinada ação é a very good da vez e dalí a pouco ela começa a desandar. Milhares no Brasil, inclusive eu, há algum tempo levamos um prejuízo cavalar com as ditas ações da Petrobrás.Alguns, recuperaram parte do prejú, mas muitos só tiveram perdas mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, o preço médio funciona muito bem para comprar moeda euro ou dólar para viagens internacionais. A pessoa fica tranquila e faz um bom negocio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim DIL, sabemos disso mas no fim não praticamos, precisamos praticar...

      Excluir
  6. Super te entendo!
    Eu viajo com frequência e achei que o Euro e o Dólar estavam ok, que não iriam aumentar tanto assim, que estavam em um patamar seguro, com pouca variação.
    Viajo semana que vem para Argentina e comprei dólares hoje (caríssimo), viajo em outubro e ainda não comprei dólares, vou aguardar um pouco e quem sabe o valor volte a baixar? É risco mesmo, essa estratégia já foi boa em outro ano, esse ano pode não ser, mas vou continuar arriscando a gastar ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Van, eu esperei para ver alguma baixa, mas no fim não deu tempo suficiente de ter uma inversão na tendência...espero que você tenha uma sorte maior.
      Da próxima vou definitivamente fazer preço médio...

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá IFM,
    Compartilho da sua sensação pq tive que comprar esse mês euro, mas estou fazendo compras mensais desde o início do ano. Vc ainda pagou menos que eu, comprei a 4,6.. Lembra q em algum post atrás que vc comentou sobre a viagem, te falei sobre a subida do euro?rs O cenário era aquele mesmo, infelizmente..

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é isso mesmo Diogo...lembro sim! Agora já foi, estou há 1 semana de dizer tchau ao Brasil e ao trabalho e curtir essa belíssima viagem! =)

      Excluir
  10. Talvez você poderia montar uma espécie "reserva de emergência" em dólar, mas não para emergência, mas para viagens, já que você viaja frequentemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Anon, eu deveria mesmo. Talvez comece esse movimento quando tivermos uma nova baixa! ;)

      Excluir
  11. Descobri este espaço hoje. Já li as 3 primeiras publicações e acho que vou gostar/aprender muito com este blog.
    :) Acho que escrever objetivos ajuda a atingi-los.

    ResponderExcluir
  12. Olá IFM! Estou de volta à finansfera. Sobre essa questão de comprar moeda estrangeira, não há mesmo muito o que fazer. É difícil adivinhar a direção do mercado em qualquer situação. Talvez seja hora de pensar em aportes no exterior, para se proteger em moeda forte. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeee DM, bem vindo de volta! Vi que você estava de férias, fez bem em desligar, farei o mesmo na próxima semana!
      Abs!

      Excluir
  13. IFM, como lidar com um pé na bunda, desânimo para o trabalho e queda nos aportes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, já passei pelos 3! Vamos lá:
      pé na bunda: leva tempo para se acostumar e ver que no fim foi bom. Para alguns mais tempo que para outros. O importante é focar no que te faz bem hoje e ocupar a mente para não pensar besteira. Refaça/faça amizades.
      Desânimo para o trabalho: normal sentirmos assim de vez enquando. Busque o propósito da sua vida que está lá no subconsciente para poder ter foco no trabalho. Por exemplo: você ajuda sua mãe? Pensa nela na hora que está trabalhando que as coisas melhoram. Você quer viajar? Pense na viagem e as coisas naturalmente se acomodorão.
      Queda nos aportes: importante ocupar a mente traçando planos para aumentá-los no futuro. Colocando algumas idéias em ação para que lá na frente você colha aportes maiores.
      Espero ajudar.
      Abs!

      Excluir
    2. Obrigado pela gentileza de responder. Estou chegando aos 30 e bate aquela crise existencial. Meu patrimônio, apesar da mesma idade, ainda é a metade do seu, investido basicamente em renda variável. A distância do sonho e a estafa mental, saco cheio de tudo, tristeza pós fim de relacionamento e pé na bunda, jogam qualquer um pra baixo. Mas é isso, viver um dia de cada vez. Boa viagem! Você parece ser uma mulher muito evoluída emocionalmente. Abs!

      Excluir
  14. E os aeroportos fechados? Como fará?

    ResponderExcluir
  15. boa tarde tudo bom ? tenho vontade de investir porem n sei por onde comecar vc poderia me ajudar ? tem email ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Você já leu alguns posts aqui no blog? Comece pela Renda Fixa e vá estudando, em breve você terá mais confiança.
      Não tenho email por enquanto.
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)