sábado, 25 de dezembro de 2021

Metas 2022

 E aí pessoal, tudo bem?

Ufa, Natal passando. Como sabem, não estou no meu melhor momento de vida pessoal e não estou com a menor paciência para Natal. É triste, mas é a verdade. Nem tudo são flores, já dizia meu post antigo, não?

Vamos lá então planejar 2022. Ainda não fiz o fechamento de 2021, mas sabemos que em termos de avanços financeiros, ele foi muito bom. Então vou direto ao ponto, porque não quero ainda falar de fechamento de 2021. 

Fiz minhas contas e, honestamente, não consigo mais justificar o avanço do meu patrimônio como eu vinha fazendo nos últimos anos. Parece que os aportes fazem a diferença, mas já não tanto como antes. É dizer, a bola de neve está crescendo e não quero ficar perdendo meu tempo buscando saber o porquê. Acho que finalmente os 3MM fazem a diferença nesse quesito. 

No próximo ano quero comprar um imóvel. Não, isso não é uma decisão inteligente do ponto de vista financeiro, mas é o que quero pra mim. Chegou a hora de realizar sonhos independente se eles fizerem sentido do ponto de vista financeiro, ou seja, quero realizá-los por mim e para mim e não pelo meu patrimônio de renda. 

Não sei ainda como vou fazer, a idéia, é logico, contabilizá-lo de forma conservadora (sem valorização) no meu patrimônio total. De qualquer forma é uma grana que não estará rendendo. Mesmo com essa grande mudança que pretendo fazer no próximo ano, quero aqui traçar a meta de atingir 4MM ainda no ano que vem. Sim, fazer pouco menos de 1MM de reais em um ano. Isso será possível? Vamos ver. 

Então é isso pessoal, 4 milhões de reais em dezembro de 2022. Quem vai comigo traçar metas? 

Falando do não financeiro, o que me importa agora é saúde. Por isso, minha meta será visitar ao menos 1 médico/dentista ao mês. Assim garantirei que estarei me cuidando. 

Abs e boas festas a todos! 

IFM

9 comentários:

  1. Dependendo do preço valerá a pena sim. Um imóvel de uns 300k não impactará muito seu patrimônio e ainda vai evitar que pague aluguel. Eu penso em fazer o mesmo qdo chegar aos 3mm.abrc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Anon, não sei se será nesse valor, mas sem dúvidas já não é uma questão de valer ou não a pena, mas de realmente me priorizar como pessoa e não como investidora...
      Abs,

      Excluir
  2. Bom dia IFM! Legal você começar a ver o dinheiro dessa forma... Dinheiro serve para nós servir e não o contrário! Minha sugestão é: garanta um valor que mantenha um renda mínima e com o resto faça o que der vontade, independente da teoria financeira. Ter uma casa/apartamento próprio não é uma má decisão econômica...tem que considerar a tranquilidade de estar isento das variações do IGPM (que afetam o aluguel) e diversificação (ter imóvel não deixa de ser uma diversificação de investimentos). No mais, você já está chegando perto de uma fase onde realmente tem que mudar o modo acúmulo de dinheiro para gerar bem estar e prazeres na vida. Aproveite!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo VVI! Esse é o caminho...a época de economizar em cafezinho já passou...

      Excluir
  3. Dinheiro é para realizar sonhos e não apenas pra acumular e você pode comprar o imóvel sem comprometer seu futuro.
    Só uma dica: ir ao médico todo mês não garante que você estará cuidando da saúde. O que garante isto é comer bem, fazer exercícios, não ter uma carga horária de trabalho excessiva, dormir bem e ter momentos de lazer sozinha ou com as pessoas que você gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Anon, é que a outra parte da saúde eu já faço, com exceção dos exercícios que preciso retomar, rs.

      Excluir
  4. Oi IFM,

    Ando numa fase tão "down" no meu trabalho que sinceramente não consigo traçar uma meta financeira, pois não tenho entusiasmo, motivação e nem brilho no olho. Bem diferente dos anos anteriores. Mas tenho um ótimo salário e é isso que me segura aqui. Preciso saber o que quero da minha vida, já tenho 42 anos e sei que não vou aguentar muito tempo trabalhar desse jeito. Enfim, vou usar essa semana para fazer minhas reflexões, buscar inspiração não sei onde, mas vou tentar.
    Grande abraço e que 2022 seja o melhor ano da sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você tem consciência de que não vai aguentar muito tempo no seu emprego. Tem muita gente que simplesmente ignora esses sinais e vai vivendo muitas vezes a base de remédios.
      Não se deixe abater, sei que não é fácil, meu trabalho também já não me oferece muitas coisas e penso em mudar e sei das dificuldades e dúvidas que isso implica.
      Mas vá refletindo, buscando respostas, que aos poucos você vai conseguindo formar idéias.
      Se possível tire férias, isso ajudar a desconectar por mais tempo da rotina do trabalho e dá espaço para pensar em outras coisas.
      Quanto a sua idade posso te dizer que idade nesse sentido não quer dizer muita coisa, fazes de dúvidas, incertezas não tem idade pra chegar, tem muita gente bem mais velha que também tem esses mesmos questionamentos, isso é da condição humana.

      Excluir
    2. Oi Suzana, tudo bem?
      Acho que faz parte. Nem sempre estamos empolgados com o nosso trabalho. Ter um bom salário já te diferencia da grande massa...eu já trabalhei muito sem ter um bom salário e sem estar motivada, então quando mudei essa realidade, passei a olhar que "só" ter um bom salário já é algo que nos dá conforto e segurança e precisamos olhar pra essa metade do copo cheia.
      Com 42 anos, veja que qualquer movimentação de carreira pode ser mais arriscada no mundo corporativo (a não ser que você seja PJ ou empreendedora). Então pense com cuidado e não se desespere. Ter a segurança financeira nos tempos de hoje é importante.
      Pra buscar inspirações, tenta mudar um pouco de ambiente, vá a um parque, shopping, qqr lugar que você não vá há algum tempo...lugares novos te abrem a cabeça. Talvez eu iria até mesmo numa livraria folhear uns livros para ajudar a inspirar. o que acha?
      Grande abraço, conte comigo em 2022!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)