sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Fechamento de Dezembro/21 - R$ 3.032.895 (+0,94% patrimonio) - Adeus 2021!

 Olá pessoal, tudo bem?

É isso aí, fim de 2021! Bora deixar pra trás tudo que não foi bom e renovar as esperanças? É bom refletir também sobre os aprendizados que este ano trouxe, que no meu caso foram muitos! 

Vamos aos números desse fechamento de ano, onde atingi a grande meta de chegar aos 3MM com alguma folga! =)

 

Total de crescimento do patrimônio: 882k! 

% crescimento da carteira: 41% (uau, esse número foi legal)

% rendimento anual: 6% (uau, esse número é ruim)


Pois é meus amigos, ano muito difícil para nós que amargamos uma Selic baixa no início do ano + um rendimento negativo de bolsa brasileira de -12%. Dá pra ver que toda a minha prosperidade de crescimento patrimonial veio de suor e sangue de trabalho, mas não de renda. Essa conclusão é muito importante sobre este ano. 

Acredito que viver FIRE é viver em anos muito bons (onde bolsa renda, Selic está acima de inflação e etc), mas também viver em anos muito ruins (como eu vejo este 2021, Selic abaixo da inflação, bolsa rendendo 2 dígitos negativos...)

E se eu tivesse vivido só de renda este ano? Vocês olham que meu patrimônio total e pensam: nossa, se aposenta logo! Vamos ver como teria sido?

Surpreendentemente, mesmo com um rendimento ruim de 6% anual, eu teria conseguido sobreviver com a renda anual (e que dividi por 12 para chegar na mensal). Sim, tecnicamente estaria vivendo bem aposentada. Isso é um alívio. Mas tem um porém. 

Eu quero formar família, sustentar mais pessoas a não ser a eu mesma. Com isso, o valor que rendeu no ano de 2021 não é suficiente. Eu sim, precisaria trabalhar mais. 

Eu queria muito que um dia meu patamar fosse: rendimentos = meu "salário" líquido. Isso tornaria óbvio o momento da aposentadoria. Estou longe disso ainda, o que pode ser uma notícia (boa, estou ganhando bem) ou ruim (meus rendimentos são muito baixos). Ainda estou vendo o copo meio cheio. 

É isso pessoal, acho que 2021 foi um ano transformador. Eu poderia ter vivido (sozinha) de renda mesmo em um ano de rendimentos muito ruins. Vamos buscar um 2022 harmonioso após um ano tão difícil. 

Que a virada de vocês seja de muita paz e esperança! 

Nos vemos no ano que vem! 

Abs, 

IFM

12 comentários:

  1. Seus números foram bons, mas entendo que você tem seus planos e está em busca de realizá-los, cuidado só com exageros.
    Também já pensei em formar família, hoje nem sei mais, se der ok, se não der ok também, família deve ser algo estruturado e feito com responsabilidade, teria que achar uma mãe de família adequada também...coisa que não se acha em qualquer esquina.
    Tomara que 2022 seja um ano positivo em todas as áreas (menos pra Covid) e sobretudo com muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anon,
    Concordo super. Quero formar família, mas apenas se encontrar alguém que valha a pena. Se não, vou ver outras alternativas. Família é para ser companheirismo, parceria. Se não for isso, to fora! =)
    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde IFM! Minja lucratividade foi muito similar a sua...acredito que seja por também ter grande parte da minha carteira em RF. Também vi que o ano foi sustentado pela renda do trabalho e não pelos investimentos. Vamos ver como vai ser 2022 que já vai iniciar com uma SELIC alta...No mais acredito que o que importa é "continue a nadar" e aproveitar o caminho enquanto isso! Façamos nossa estratégia e vamos aproveitar a vida enquanto o tempo passa. Li um post de alguém (não me lembro quem) que dizia que a liberdade financeira não ocorre de um dia pro outro, mas acontece a cada real investido, aumentando nossa renda passiva. Dessa forma vejo que hoje estou "mais livre" do que no início do ano, o que me passa um bom sentimento. Espero que também sinta-se assim... Que venha 2022. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo 100% VVI! o continue a nadar é mto verdade, rs.
      E aproveitar a jornada é algo que sempre prezei tbm, e penso que posso aproveitar ainda mais.
      Eu sempre pensei tbm que cada 10 reais que eu investia era o meu centavinho do futuro sendo garantido...
      E estamos mais livres do que no início do ano, sem dúvidas!!
      Abs, um 2022 excelente para nós!
      IFM

      Excluir
  4. Sensacional! Parabéns! Renda ativa excepcional… que área você atua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, tudo bem?
      Obrigada!
      Eu não abro e nunca abri a área que atuo porque infelizmente tem gente bastante maldosa por aqui (e é por isso que modero os comentários tbm). Mas confie em mim, não é pela minha área que cheguei onde cheguei...
      Abs,
      IFM

      Excluir
  5. Acho que é isso mesmo que precisamos; ver aquilo que foi bom no nosso ano.

    Sobre formar família e tudo mais, é bom saber que você tem o discernimento de não ter apenas por ter e sim de que é preciso que seja alguém que venha para caminhar junto e não para te arrastar para trás.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  6. IFM, parabéns pelo seu incrível desempenho em 2021. Se a IF for realmente o que você almeja, ela não deve demorar muito para chegar à você.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ein ET. Estou a fim de aproveitar um pouco a jornada e devo acumular menos daqui pra frente...

      Excluir
  7. Olá
    Parabéns pela conquista. Eu tenho uma dúvida. Porque você quer ter uma renda dos seus investimentos igual a do seu salário?
    Pergunto isso, porque imagina que você ganha 30k e investe todo mês 20k, ou seja você vive com 10k. Porque esperar até os rendimentos te darem 30 k mensal se você só vai gastar 10k por mês? Isso talvez atrase a sua aposentadoria muito mais que o necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Ah Anon, porque seria o cenário ideal. Pensando que hoje vivo muito bem com minha remuneração, acho que seria uma tranquilidade que nenhuma crise ou grande problema poderia me derrubar.
      Pegando o seu exemplo, hoje nós viveríamos com 10k em uma vida adulta jovem. Já parou pra pensar que os gastos vão aumentando com a idade? Seja remedios, cuidados, plano de saúde que você passa a gastar e gasta cada vez mais...é por isso que eu quero ter uma certa segurança. Se não for pra tê-la, prefiro não parar de trabalhar.
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)