Olá pessoal, tudo bem?
Dada à curiosidade geral, venho aqui discorrer sobre esse assunto! uhuuul
Vocês ficariam admirados com a minha profissão. Obviamente não vou abrir nem setor, nem atuação, nada. Mas uma pista que posso dar é que absolutamente ninguém nesse país olha para essa profissão e acha que ela pode enriquecer alguém.
Eu mesma, quando fui escolher minha profissão, pensei: que vibe errada, nunca vou conseguir enriquecer nisso. Mas fato que eu sempre fui muito determinada, então passo aqui umas dicas de como vocês podem prosperar, seja lá qual for a profissão de vocês:
1. Não fique culpando a sua empresa, o seu setor, a sua área, ou seja lá o que for. A minha mesma já escrevi acima que é improvável que alguém ache que alguém enriqueça nela.
2. Praticamente todas as profissões tem lugar para pagar bem bons profissionais. Eu só entendo isso agora, tendo chegado lá.
3. O resumo das dicas 1 e 2 que é muito precioso é: o sucesso está na sua cabeça. Pare de dar desculpas a esses fatores externos e foque em ser o melhor do seu ramo.
4. Sendo o melhor, se esforce. Se esforce muito. Aprenda tudo que possa. Não tenha cabeça pequena de: vou fazer só o que me pagam. Vou trabalhar as horas pelas quais fui contratado. Vou fazer as atividades para a qual fui contratado. Ok, então se contente com um trabalho e pagamento proporcional ao seu esforço.
5. Mas aí vão me falar: e se eu me esforçar muito e o meu chefe não reconhecer? Meu caro, mude de chefe. Mude de empresa. Mude. Em algum lugar alguém vai te dar valor pelo tanto que você entrega. Mas, de novo, foque em ser o melhor: estude, se esforce, entregue mais.
6. Se conecte. Reputação é tudo que você tem. Não tenha cabeça pequena de: vou ser o espertão agora, ninguém vai ver que estou trabalhando menos do que deveria. Estão vendo. E as pessoas se conversam. Se você é um ótimo profissional e as pessoas veem (independente de serem suas chefes), elas vão te recomendar para outros lugares e você vai prosperar.
7. Tenha fé/acredite. Mas você tem que acreditar no fundo mesmo e você vai ter atitudes a partir disso que vai fazer você chegar lá. Tudo é mindset, veja que lentes você está usando para construir sua carreira.
8. Observe. Algumas oportunidades estão em lugares ao lado que você nunca tinha vislumbrado e podem pagar um pouco mais (oferta de candidatos/profissionais vs demanda). Um dos pulos de gato da minha carreira foi justo ver que um lugar pagava mais porque tinha menos profissionais qualificados prontos para atuar ali. Atuei por uns anos na área, fiquei boa nela, quando enjoei, mudei de volta (mas já estava em outro patamar).
9. Lembre-se que primeiro você planta e depois colhe. E às vezes a colheita demora. Primeiro você se esforça e é o melhor e depois você aguarda reconhecerem, com paciência. Foi assim que foi comigo. Tive que ter muita paciência em vários momentos que achava que estava pronta para ser promovida, mas que ainda não estava acontecendo o reconhecimento. Às vezes ele tarda, mas não falha, principalmente pra quem é humilde para entender o que precisa melhorar para chegar no próximo degrau.
10. Humildade: está cheio de gente achando que já deveria ter sido reconhecido. Será mesmo? Seja honesto com você: você realmente acha que está? Sabe de tudo que precisa saber para ocupar uma nova cadeira? Não adianta você fingir: as pessoas sabem se você está. E se não está ou tem dúvidas, pergunte como faz para chegar la e volte ao: esforce-se e aprenda. Você chegará.
Isso é o que lembrei agora. Mas em resumo, não há almoço grátis. Eu trabalhei e trabalho muito. Me esforço, sou determinada, me desenvolvo, me conecto. Precisa ser uma agenda ativa de progredir no seu trabalho. Reclamar e culpar os outros não vai te ajudar em nada, quem vai continuar sendo mal remunerado é você.
Tome a atitude e progrida!
Espero ter ajudado.
Abs,
IFM
Fiquei curioso sobre a carreira, dá uma dica aí.
ResponderExcluirabraços!
Parabéns!!
ResponderExcluirMaravilhosa! excelentes pontos! Vejo muito deles na prático do dia-a-dia desses anos corporativos.
ResponderExcluirTatuadora? Acompanhante de luxo? Espera, pelo amor de Deus, não me diga que você é analista de RH! Tudo, TUDO menos analista de RH, por favor!! Rsrs
ResponderExcluirExcelentes reflexões.
ResponderExcluirEita que esta moça já está navegando por outros mares. Li alguns posts anteriores sobre as viagens, mas estou comentando neste último aqui, mantendo a minha tradição anual...rs Aproveite bem a vida, enriqueça-a com muitas experiências e depois nos conte o
ResponderExcluirValhaaaa, publiquei sem querer antes de concluir. "... depois nos conte o que realmente valeu a pena nesta sua jornada até aqui."
ResponderExcluirParabéns pelo blog, IFM. Muitos anos seguidos de postagens. Imagino como deve dar um trabalho grande, mas também um orgulho imenso em ver sua evolução. Poderia nos dar alguma ideia do seu salário bruto, sem citar a área específica de atuação? R$100 mil mensal + PLR anual?
ResponderExcluirIFM,
ResponderExcluirEntrou aqui há uns bons anos. Me lembro que te descobri no final da faculdade e já pensava nos meus primeiros salários e quanto ia poupar. Ter feito isso no meu primeiro ano de formada foi fundamental para me deixar mais confiante. Era só eu por mim. Me identificava muito inclusive como quando você falava da sua família.
Hoje sou médica especialista, em uma área clínica, ou seja, sem qualquer procedimento, apenas consultas. Os desafios tem sido muitos mas eles nas são bem melhores do que o tempo de estudante. Bom, quis escrever tudo isso porque eu admiro muito qualquer profissão bem remunerada não óbvia. Hoje o que vemos é uma geração que busca a riqueza mas não quer fazer por onde. Aceita, desde que seja doutor.
Eu estou bem longe de onde você está. Mas, do fundo do coração, obrigada por me inspirar.