terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Como nem tudo são flores...uma reflexão sobre o trabalho

 E aí pessoal, tudo bem?

Por aqui nem tanto. Minha vida pessoal desabou um pouco. Não vou entrar em detalhes, mas não estou bem. Essa vida é interessante mesmo pra ver que é difícil estarmos 100% bem em todos os aspectos né? 

Esse segundo semestre foi um semestre que me ensinou muitas coisas. Eu aprendi demais. São tantas experiências que me sinto outra pessoa. Como dizem, para amadurecermos precisamos de momentos ruins para aprender, é o que enfrentei neste segundo semestre. Paciência, tudo passa. 

No meio disso tudo, investir não era mais prioridade pra mim. Entrei no piloto automático da RF mesmo. E é por isso que também deixei de comentar com tanto afinco da minha estratégia de investimentos. Isso se tornou segundo plano. 

Eu quero compartilhar um pensamento com vocês aqui. Diante de tantos desafios na vida pessoal, o trabalho tem sido meu refúgio. Sim, logo após eu fazer meu post sobre mais uma meta atingida e uma bela grana na conta, eu conto pra vocês que trabalhar tem sido minha salvação. 

Eu sei que todos nós queremos sair da corrida dos ratos. Ser independente financeiramente. Não estou falando que isso não é bom. O que quero falar aqui é que vou repensar meu objetivo de deixar de trabalhar um dia. Isso não significa que trabalharei com o que faço para sempre. Mas encontrar algo que me permita me realizar e ter uma vida equilibrada, possa fazer sentido. 

Hoje o que eu sinto é uma vontade de trabalhar. Esfriar a cabeça, pensar em outras coisas, me relacionar com outras pessoas. Quando sua vida pessoal despenca, encontrar uma vida quase que "paralela" pode ser a salvação que você tanto precisa. Poder conversar com outras pessoas e ver outros problemas, pode te manter ocupado e fazer você se sentir útil e se realizar. Eu estou encontrando no trabalho, o apoio que eu precisava neste momento. 

Este texto está sendo escrito com muita emoção envolvida, mas com uma reflexão que eu não queria deixar de compartilhar com vocês. Todos nós vamos ter problemas na vida pessoal, em maior ou menor grau. E ter um trabalho pode te ajudar E MUITO a esfriar a cabeça e tomar outras perspectivas. 

Abs, 

IFM

13 comentários:

  1. Cuidado IFM ! A gente trabalha muito porque nao tem vida, ou não tem vida porque trabalha muito ? Talvez FIRE nao seja pra vc e nao tem problema algum nisso. Aí é melhor torrar a grana em viagens, bons restaurantes, baladas e outros prazeres. Muita calma nessa hora !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho a resposta ainda Vagabundo...vou ainda me descobrindo nessa jornada rumo à FIRE!

      Excluir
  2. Olá. Antes demais parabéns por o blog e por todas as metas alcançadas. Gosto muito do blog e de todas as metas já alcançadas. espero que no futuro possa encontrar algo que lhe traga esse equilíbrio.tentar arranjar um projecto pessoal pode ser uma ideia quando quiser deixar o trabalho. Boa sorte e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ICV!
      Penso muito nesse plano B, mas não consigo encontrar nada...me considero ainda no meio da jornada rumo à IF, então acho que até lá devo me descobrir...
      Abs

      Excluir
  3. Você mesma admitiu em seu texto que o escreveu sob efeito de emoção.
    Geralmente quando estamos nesse estado não raciocinamos tão bem.
    Essas grandes questões dificilmente tem respostas simples. Hoje você está com problemas na vida pessoal e o trabalho está sendo uma válvula de escape pra você.
    Mas e se fosse o contrário? E se você estivesse com problemas no trabalho? Infeliz com sua profissão, empresa onde trabalha etc?
    Provavelmente você estaria enaltecendo a importância de ter uma vida pessoal estruturada e não ser dependente da tal corrida dos ratos.

    Tanto a vida pessoal quando a profissional tem seus espaços e suas devidas importância. E geralmente ocorrem altos e baixos nos dois cenários, como você parcialmente descreveu no post e já relatou insatisfação com aspectos de seu trabalho em posts passados.
    Não da para ser 8 ou 80 nessas questões.

    O trabalho tem sim uma importância psicossocial, como você descreve ao citar a importância do convívio com outras pessoas, pode conversar de outros assuntos, se sentir útil e focar em outras coisas.
    Mas vejo que a uma linha tênue entre isso e se tornar uma pessoa que foge de casa e se esconde no trabalho.
    Foge de si mesma, de seus problemas e inquietações e se esconde no trabalho. Aí é complicado.
    Acho que deve-se evitar chegar nisso, não é saudável nem inteligente de nossa parte chegar nesse nível. E se você perde o emprego? E se seu ambiente de trabalho fica ruim?
    Fora que alguns problemas pessoais não se resolverão sozinhos ou se forem passíveis de se resolvem pela passagem do tempo, por se arrastar mais que o necessário.
    Então meu conselho pra você e pra mim também é: Não use trabalho como fuga. Trabalho não é fuga de nada.
    E estendo o conselho a mim mesmo, porque entendo que ninguém está livre de passar por isso e se comportar assim. O que eu enxergo como um erro.
    Não sei qual ou quais são seus problemas, mas se puder procure resolvê-los.
    Faça uma autoanálise sincera e você se não está errando em algo e no que pode melhorar. Será que seu foco no trabalho/vida financeira não está deixando alguns buracos em outras áreas?

    A vida é dinâmica e de tempos em tempo nos vemos pressionados contra a parede por alguma questão. Mas hoje acho que não tem muito como fugir disso.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela reflexão Anon. Nada que é demais é bom, o equilíbrio é a chave. Como encontrá-lo? Não sei.
      Sim, meu foco em trabalho e vida financeira deixou buracos em outras áreas. Agora é ver como tapá-los.
      Obrigada pelas palavras.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  4. Boa noite IFM! Espero que sua vida pessoal melhore! Realmente viver é isso mesmo...quando menos esperamos sofremos uma rasteira, mas, depois de um tempo, nos levantamos mais fortes do que nunca. Fé e foco! Como você disse o trabalho pode sim ser uma boa distração para evitar pensamentos ruins e também se sentir útil. É incrível como algo realmente é bom ou ruim muitas vezes não por sua característica,as pela forma que enxergamos (no final o problema está em nós e não na situação). Força que a vida vai melhorar...Aproveite o fim do ano pra isso...ano novo, vida nova.
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Querida IFM,

    Seu post está carregado de emoção mesmo, e eu aqui recebo do mesmo jeito. E penso da seguinte forma: um momento estamos com problemas pessoais e o trabalho é nosso refrigério, outro momento temos um caminhão de problemas no trabalho e nossa vida pessoal é a salvação da lavoura.
    Sigo na torcida por você, te admiro demais e me conecto demais com seus posts. Fica bem! Que nosso 2022 seja o melhor ano de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Minha cara,
    Nestes momentos, melhor ficar mesmo no piloto automático e evitar decisões precipitadas.
    Torço por sua melhora e admiro sua disciplina e resultados.
    Um grande abraço !
    www.40invest.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)