sábado, 12 de junho de 2021

O que aconteceu com a Finansfera?

 E aí pessoal, tudo bem?

Hoje comecei a pensar o que pode ter acontecido com a Finansfera. Eu comecei a acompanhar blogs sobre finanças há muitos anos atrás, acho que quando comecei a de fato a acumular algum patrimônio mais importante. Eu nem pensava em fazer parte da finansfera, só queria ler posts de pessoas mais experiêntes para poder avançar mais rápido com as minhas economias. 

A Finansfera me ajudou muito a tomar algumas decisões e até me incentivou a criar este blog aqui, quando eu já tinha até passado da pior fase da acumulação (quando você sente que seus aportes não fazem diferença alguma e seus rendimentos não dão nem pra comprar uma bala). Eis que comecei a ver meu blogroll hoje e vejo pouquíssimas atualizações. O que estaria acontecendo com a Finansfera, então?

Pensei em algumas possibilidades e deixo elas abaixo. Fato é que eu sinto falta de ter nossos rankings da Finansfera, provocações, metas, comentários e até mesmo as antigas "richas" entre blogueiros. Vamos às possibilidades então:

- Época de crise/baixa nos investimentos: me parece que os blogs começam a de fato bombar quando tem uma grande euforia no mercado de ações e investimentos. Seja por Selic alta, bolsa "bombando"ou subida desenfreada do bitcoin, sempre que tem euforia no mercado a tendência é as pessoas se animarem pra escrever sobre quão "espertas" elas foram e se deram bem. Obviamente que leitores também buscam por histórias de sucesso nessa época para poderem replicar grandes lições. 

Como estamos em uma época de crise, com dificuldades financeiras, as histórias de sucesso diminuem, assim como as buscas na internet e até mesmo a animação para escrever. 

- Blogs já não fazem mais sucesso como antigamente - a onda agora é Youtube e Spotify: é engraçado pensar, mas as pessoas hoje em dia tem "preguiça" de ler e escrever. Os blogs perderam espaço para os videos e audios. Isso permeia todas as nossas comunicações no dia-a-dia: as pessoas preferem fazer reuniões intermináveis a escrever uma mensagem ou email, preferem mandar audio no whatsapp e por aí vai. O interesse pela comunicação escrita diminuiu. O que é uma pena, porque eu adoro. 

Um outro exemplo desse fenômeno é a venda de cursos desenfreadamente. As pessoas adoram ficar vendo alguém falar e ensinar algo e pagam por conteúdos que poderiam ser obtidos através da leitura. 

Será que foi por isso que o SrIF365 criou seu própio Podcast? Me parece que sim e é evidente que ele está fazendo mais sucesso no podcast do que com o seu antigo blog. 

- Pouca quantidade de blogs/ descontinuidade deles: me parece que estamos com pouquíssimas opções de blogs. E isso deixa nossa comunidade mais fraca. Grande parte das pessoas optaram por descontinuar seus blogs. De fato não temos tanto incentivo assim para escrever: eu mesma nunca retirei 1 centavo deste blog, mesmo com os anúncios rodando. Não cheguei aos 100 dólares ainda. 


E vocês, o que acham que está acontecendo com a Finansfera?

Abs, IFM

15 comentários:

  1. eu, particularmente, prefiro ler do que assistir vídeo.
    Vídeo, se passar de 5 minutos, perco o interesse.
    Principalmente porque a maioria eh "amador" e fica uma verdadeira "porcaria". Lógico que existem as exceções, mas se quando dou o play vejo que tem mais de 5 minutos, não assisto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. IFM
    Pode ser que cada pessoa tenha seu ciclo ou fases. Os primeiros posts com mais entusiasmo, pois tudo é novidade, mas com o passar do tempo, os assuntos vão se esgotando ou os objetivos mudaram.

    abçs

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que é natural que com o tempo às coisas mudem e a perda de relevância dos blogs é apenas parte do processo, entretanto eu não consigo encontrar nos famosinhos de Youtube e Instagram a mesma sinceridade e transparência que encontra-se nos blogs aqui da finansfera.

    No mundo pós-blogs tudo se trata em valorizar a imagem, maximizar seguidores e manchetes sensacionalistas complementadas com análises toscas... opa, vender um cursos e para os mais famosinhos os livrinhos com títulos como "como chegar ao trilhão de dólares sem cortar a Netflix" e que de conteúdo é só mais do mesmo com uma maquiagem por cima.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  4. Acho que é seu blogroll que está desatualizado. Muitos blogs mudaram seus endereços e principalmente com a implementação to https obrigatório no adsense se não atualizar o roll não funciona mais. Fica a dica

    ResponderExcluir
  5. Tem alguns bons canais sbre finanças no Youtube que eu sigo e gosto de assistir, mas a blogosfera pra mim continua sendo, talvez, a melhor fonte de informações sobre o mundo de finanças, e eu não deixo ela de lado pra consumir outros conteúdos.

    Foi a blogosfera que me introduziu à filosifa "FIRE" e não me vejo deixando este recinto tão cedo, rs

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu também senti isso. Sinto falta do Corey, do Seu Madruga e tantos outros. Abraços e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey? Aquele pirado fazia um desserviço a comunidade

      Excluir
  7. IFM,

    Eu estava pensando sobre isso também. Ainda não sou um devorador de blogs, nem conheço tanto a finansfera, mas peguemos por exemplo o VDR. Fechou-se o ciclo dele. Ele começou, mudou de caminho, voltou, veio o bitcoin e o transformou num multimilionário. Ele transcendeu.

    Acho que todos teremos blogs temporários e a oxigenação será com novos entrantentes.

    Hj, vc é a nova referência para motivar os novatos.

    Amanhã será outra pessoa.

    Por isso acho que é uma quarta opção: ciclo de vida do blogueiro FIRE. Quando se aposenta, aposenta o blog tbm. Vira a chave. É levado pela luz.

    Por aí... RS

    Bora lá.

    NFVB.

    ResponderExcluir
  8. Tem razão cara a financeira tá completamente parada,começou a decair com a desistência do pobretão.

    ResponderExcluir
  9. Olá IFM,

    Por conhecer a Firesfera há apenas dois anos, acredito que esteja normal e não notei essa queda de blogs.

    Tenho uma lista grande de blogs na minha blogroll e complemento com blogs americanos e europeus. E acompanhar os blogs de fora do Brasil é uma experiência bem interessante e recomendo.

    Com relação a podcast, eu curto bastante e considero uma transição tecnológica e não temos como evitar e sim se adaptar. O "Buteco Fire" é uma boa experiência e seria interessante você participar e contribuir com sua larga experiência.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que antes a finasfera era feita pro prazer/ por compartilhar, com a monetização de tudo, isso acabou, foi assim com todos os tipos de blog, eu acho muito triste tb, acho que video não substitui a escrita

    ResponderExcluir
  11. IFM,

    Pode ser o caminho natural, com os antigos chegando a aposentaria antecipada e aposentando tbm os blogs.

    E os novos tendo que continuar o caminho deles.

    Bora lá.

    NFVB.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, sou da época do pobretão coisa de 2007 acho. Pelos comentários a maioria nem sabe quem passou o facão no mato primeiro. O fato é que a maioria nunca quis se expor e aquela palhaçada de ficar descobrindo quem.eram as pessoas tirou muita gente boa da finansfera.

    Aqui no Brasil é feio juntar dinheiro e ter opiniões fora da caixa são mal recebidas mundo a fora. Só ficam os vendedores no YouTube mesmo. Nos blogs o objetivo era não se expor e conseguir trocar ideias, pois a renda vem de outro lugar. A maioria que ficou não expõe os valores ou abandonaram tudo mesmo.

    Uma pena mas sem a sensação de comunidade a fire br só definha.

    ResponderExcluir
  13. Dificil né? concorrer com Tiktok, Youtube, Instagram e afins. Até hoje eu não consegui sacar meu adsense.. e bom, não que eu esteja aqui pelo dinheiro, estou pela comunidade... mas os geradores de conteúdo e principalmente o público parece que está migrando...

    ResponderExcluir
  14. verdade, aliás, tem muita gente ficando rica com o youtube (Primo Rico) do que com investimentos em si, a velha tática dos coachs como Robert Kyosaki o clássico do Pai Rico, Pai Pobre, onde ele conta uma história mirabolante sobre como ficou rico, mas a verdade é que a riqueza dele provêm de palestras, cursos e coaches. Primo rico segue o mesmo passo. Mas eu gosto do conteúdo do primo a pesar disso, porém sou total consciente que ele não é nenhum gênio de investimentos e apenas fala o que já está disponível de graça, ele não dá nenhuma dica como o pessoal da finansfera dava tipo, invista nesse ativo que vai bombar por causa disso e disso. Ninguém mais faz isso :(

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)