sábado, 19 de junho de 2021

O que podemos aprender com a demissão do Faustão?

 E aí pessoal, tudo bem?

É minha gente, que surpresa essa história do Faustão, ein? Mas resolvi elencar aqui alguns aprendizados importantes que acho que podemos ter com a demissão dele:

  • Não valorizar demais uma empresa, um cargo ou um trabalho. Tudo isso é passageiro e descartável. Todos nós somos substituíveis, em menor ou maior grau quando estamos na iniciativa privada. Não super valorize nada, porque o tombo é maior depois. 
  • Focar no seu trabalho, na sua empregabilidade, nos seus skills. É isso que vai te manter vivo para encarar novos desafios e sair de cabeça erguida para novas oportunidades. Priorizar a agenda da empresa ao invés da sua, é um erro. 
  • Invista em você. Esse ponto está muito conectado com os pontos acima. Fazer um curso porque a empresa quer, com o seu dinheiro? Será que é isso que você quer e que vai te levar pra frente ou você só está tentando agradar a sua empresa? Que por sinal, em pouco tempo pode te descartar. 
  • Tenha seus planos paralelos, ou seja, planos B, C, D. Isso vale para investimentos com o seu salário (não pensando em depender do salário da empresa), mas serve também para pensar em negócios paralelos próprios que podem te gerar renda extra. Só assim você se sentirá mais seguro, mesmo quando for dispensado. 
  • Estreite sempre a sua rede de conexões. Conhecer mais pessoas poderá te levar mais longe. Não descarte um pedido de benchmarking porque você tem que entregar algo para a sua empresa. Lembre o que te fará ter um novo emprego caso você seja desligado. 

Vocês pararam para refletir que o Faustão pode ser vocês em breve e no meio da jornada rumo à IF/FIRE?
Abs, 

IFM

 

8 comentários:

  1. Faustão pelo visto forçou a saída antecipada vazando a informação para a imprensa, fez o mesmo que alguns fazem ao forçar uma demissão para receber FGTS só que com outro propósito. Pelo visto ninguém é flor que se cheire nesse meio!rs

    ResponderExcluir
  2. Ô loco meu!
    Mais do que nunca a demissão do Faustão mostra que atores, cantores, apresentadores entre outros são pessoas como nós, mais que do que nós, mas ainda assim como nós (sujeitos a esse tipo de situação).
    Tanto no pessoal quanto no profissional nós não temos o controle de tudo, em algum momento coisas inesperadas podem acontecer e acontecem e aí a pessoa tem que se virar nos 30.
    No caso do Faustão, se trata de uma pessoa com a vida feita, uma trajetória bem sucedida no que se propôs a fazer, com emprego garantido (na Band), mas e a grande maioria das pessoas?
    A grande maioria não tem preparo, nem respaldo e muitas vezes nem reconhecimento. As surpresas da vida exigirão muito mais destes que se não tiverem jogo de cintura, podem até mesmo não conseguir se recuperar mais.
    O que podemos aprender com o Faustão em resumo é bem isso que você citou mesmo: Estar preparado pra pior, ter reserva de segurança (se possível), e não cair na besteira de se achar melhor que os outros, imbatível etc, quando as coisas estiverem bem, porque tudo passa.

    ResponderExcluir
  3. As suas lições são importantes para qualquer pessoa CLT da iniciativa privada. A galera tem que acordar para a vida, todo mundo é apenas um número e essa modinha de empresas metidas a modernetes de criar um ambiente acolhedor e um sentimento de família é baboseira para pagar salários baixos. O que manda é o $$, não se paga boleto com "mesa de ping-pong".

    Sobre o caso do Faustão eu acho que ele também errou na forma como vinha conduzindo sua saída da Globo e a entrada na Band. Por sorte, o cara tá cheio da grana e isso não vai fazer falta ao contrário de nós que somos apenas simples mortais.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esta notícia me surpreendeu estando morando aqui fora. Achei que ele fosse vitalício na Globo, mas com essa agitada que o governo deu na Globo meio que quebrou as pernas. Os grandes salários como o dele são os primeiros a serem revisados em casos assim e tudo o que vc colocou acima é verdade. JAMAIS DEVEMOS COLOCAR A EMPRESA ACIMA da nossa carreira e da vida pessoal JAMAIS , por dinheiro nenhum !
    Abraços AA40

    ResponderExcluir
  5. Boa noite IFM! Sim, por mais dificil que seja sempre temos que nos preparar para o pior torcendo pelo melhor...Na engenharia existe um estudo chamado Hazop que tem como objetivo fazer análises de risco para verificar se estamos preparados para qualquer ocorrência...considero que temos que fazer o mesmo com a nossa vida...O que acontece se perdermos o emprego? e se tivermos um acidente e ficar impedido de trabalhar? E se tiver um problema de saúde? E por aí vai...é melhor analisar esses cenários de forma calma e isenta antes delas ocorrerem que ter que pensar nisso no olho do furacão... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca coloquei trabalha/empresa acima dos meus interesses pessoais. Pra mim é muito claro que TODOS nós somos substituíveis. Aqueles papinhos de "empresa acolhedora", bem como o PI falou aí em cima, não passa de BULLSHIT.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Faustão nunca vai ser a gente kk, ele tinha a IF já fazia muito tempo.

    Igual o Ratinho, tem 20 fazendas pelo Brasil.

    Pra efeito de comparação, é como se a gente ganhasse um salário de 10 mil trabalhando, mas a renda passiva dos investimentos é 100 mil.

    Ai sim, seríamos um Faustão.

    ResponderExcluir
  8. A demissão dos pseudo-artistas da globo não tem relação com habilidades ou ser bom ou ruim mas sim com o corte drástico de verbas públicas para esse pessoal que vivia de dinheiro dos impostos. A manata acabou para os donos então tem que acabar para os funças é simples assim. Se a esquerda voltar a mamata volta e segue o jogo. IMPOSTO É ROUBO e não tem essa de direita ou esquerda. Não defenda governos defenda seu dinheiro.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)