domingo, 27 de junho de 2021

Mercado Instável e um pensamento que anda rondando a minha mente...

 Olá pessoal, como vão? 

Mais um mês quase fechando e além de eu estar tomando preju em bitcoin, dólar e ouro; agora a bolsa e os FIIs resolveram dar uma caidinha após os fatos de sexta-feira. Tudo leva a crer que este será um mês que meus aportes apenas servirão para não deixar meu patrimônio cair. É isso aí...

Quero dividir com vocês que estou realmente pensando em buscar um apartamento para morar. Confesso que não sou muito adepta da vida de aluguel, eu queria realmente um lugar para dizer que é meu. Sei que é uma decisão muito mais psicológica que financeira, mas nas condições atuais em que estamos vivendo, tudo que possa trazer um pouco de qualidade de vida e conforto psicológico, acho válido. 

Ando pensando que trabalhei muito para me contentar com apes medianos em lugares ok. Estou querendo buscar um apartamento na melhor região da cidade, onde eu possa ter uma qualidade de vida realmente muito boa. Obviamente que isso significará desembolsar grande parte das minhas economias e atrasar o tal 10MM de sonho de uma Fire. 

Está pesando um pouco a questão da idade e o quão mais quero esperar até poder viver minha plenitude. Sei que antecipar sonhos não é uma boa idéia, mas não é que eu estaria buscando financiamento ou coisa parecida, eu realmente estaria desmobilizando grande parte do meu capital para um pagamento à vista. 

Vou planilhar algumas opções e, se a covid permitir, visitá-las algum dia. 

E por falar em covid, com tantas chegadas de vacinas, tudo indica que teremos nossa chance logo em breve ein? 

Até o fechamento do mês! 

Abs, 

IFM

5 comentários:

  1. Eita, Ando pensando que trabalhei muito para me contentar com apes medianos em lugares ok. Pensamento destruidor de planos IF ! Juro subindo, péssimo para comprar AP que nunca foi um bom negocio msm

    ResponderExcluir
  2. Como falou, esta decisão não tem nada de financeiro, é única e exclusivamente emocional e psicológica , ou seja, faça o que fizer será ruim financeiramente. Boa decisão pra vc

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre fui contra a ideia de comprar um apê, sempre achei que era muito mais vantajoso alugar e tirar o aluguel do rendimento. Sempre achei tudo isso até não achar mais!
    No fim do ano passado decidi desembolsar 800k pra comprar um apartament. A decisão foi mais pelo fato de eu achar que precisava diversificar mais e me assegurar contra um eventual apocalipse financeiro. Eu sempre tenho muito medo que de uma zebra geral e todos os papéis virem pó da noite pro dia. Claro que nada impede de o governo pós apocalipse tomar seu apê, mas acho que se chegar nesse ponto o Brasil já acabou de qualquer forma.
    Enfim, acho que vc deve se lembrar que o ape continuará fazendo parte do seu patrimônio. Vc não vai de repente perder de forma irreversível esse dinheiro. Só vai ser mais chatinho pra deixá-lo líquido outra vez.
    Vale lembrar também que uma das grandes belezas da independência financeira é vc ter liberdade. Liberdade pra fazer o que vc quiser, não o que os outros amiguinhos da vida real ou da finasfera acham o correto.

    ResponderExcluir
  4. Fala, IFM, blz?

    Pelo visto vc está ciente do trade-off.

    Um dos oráculos da internet, Bastter, diz que é bom ter um imóvel próprio, principalmente na fase da velhice. Acho um ponto bem válido.

    Quanto a mim, amo morar de aluguel. Qt maior a qualidade, maior a chance de negociar o valor. Cansou, entrega e aluga outro.

    Mas, pelos seus post, se vc me permite destilar minha filosofia de botequim, você está se afastando muito da frugalidade do movimento FIRE. O que não é nenhum crime, conforto x luxo é muito subjetivo e pessoal. Mas acho q cabe a reflexão.

    Cuidado com a síndrome de all in. Chega um momento que vc olha pro seu patrimônio e pensa "posso fazer algo melhor com isso". E começa a ficar tentada. Esqueça seu patrimônio e foque na renda passiva ou na TSR. Se couber a parcela dentro, blz.

    Qts % do seu patrimônio vc ta pensando em 'imobilizar'? rs

    Bora lá.

    NFVB

    ResponderExcluir
  5. Boa noite IFM! Se é o que seu coração pede, vai fundo...tenho certeza que você não vai fazer nenhuma loucura e aproveitar a vida é importante...Buscar o FIRE sem se preocupar com a qualidade de vida no período de acumulação é burrice. Só não deixe que essa decisão seja afetada pelos acontecimentos recentes. Esse tipo de decisão deve ser tomada com tempo... No mais você já em patrimônio suficiente para se arriscar um pouquinho não é? Boa sorte! VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)