quarta-feira, 12 de junho de 2024

A volta à rotina e algumas reflexões

 Olá pessoal, tudo bem?

Minhas férias foram ótimas. De verdade. Estou até agora ainda com aquele sentimento de - que delícia de tempo que passei - por mais que já faça mais de uma semana que eu tenha voltado. Voltar à realidade não tem sido fácil. 

Não sei se estou ainda com efeitos de jetleg/lerda mesmo, mas estou achando a rotina meio massante. Dizem que o corpo fala, certo? Comecei a semana com uma baita gripe (ou chame do que quiser, porque não sabemos hoje em dia se é gripe, resfriado, covid, dengue, mal-estar, etc...rs). 

Refleti que tem o fato de que eu voltei já direto para o trabalho. Nem um diazinho para organizar as coisas e minha casa sim está uma bagunça perfeita. Minha mãe que ama organizar as coisas, está vindo aqui pra me ajudar, porque não estou conseguindo dar conta e ela se diverte com isso. 

Comprei uns gadgets nessa viagem que vão me ajudar a ter mais qualidade de vida - desde que coisas que vão me ajudar a trackear minha saúde, como o sono, até itens que vão me ajudar a preparar melhor alimentos com proteína (a idade chegou, a endócrino está cobrando). 

Esses últimos dias veio mais forte o pensamento da aposentadoria. Talvez pelo quase 1 mês que eu tenha passado fora, a vida boa de não ter que trabalhar voltou forte à minha mente. Mas, como sabem, sou muito responsável para simplesmente dar uma louca e abandonar tudo, sabendo que, se eu quisesse ter uma vida basicamente confortável hoje, eu teria. 

Resolvi, então, a partir desses vários pensamentos na minha volta, pegar o mês de Julho para acompanhar mais de perto minhas finanças. Hoje em dia, com tantas contas e boletos, essa é uma tarefa mais chatinha que eu tinha abandonado lá atrás, mas quero retomar justamente para entender o que tenho de gasto fixo, variável, como estão minhas faturas de cartão de crédito (sei que estão altas, mas o pq, não tenho claro - voltar a organizar isso), quanto aporto, quanto meus valores estão rendendo (lembrando que hoje em dia tenho valores altos investidos em casa e carro, então não é todo meu patrimônio que rende). 

Depois de organizado isso, quero olhar para os investimentos. Isso já virou "piloto automático" na minha vida e estou até que tranquila em como tenho tocado esse barco. A única coisa que me incomoda um pouco é ainda não ter um valor significativo nos EUA. Agora nem é o momento de fazer nada com isso, já que o dólar deu uma bela subida. Mas é algo que quero ter no meu radar para quando voltarmos à patamares mais saudáveis de dólar. 

Vou também conseguir aportar melhor a partir de agora, porque graças à um outro blog, descobri que o financiamento da minha casa pode não só ser amortizado a cada 2 anos (ia completar 2 anos jajá), mas posso usar para amortizar 80% da parcela e é isso que fiz antes de viajar. Pensem que agora pagando apenas 20% da minha parcela do financiamento, volto a ter aportes mais gordos, amém. 

É isso, muitas reflexões e planejamento para os próximos meses. 

Abs, 

IFM

Um comentário:

  1. Para os que tem essa opção no trabalho, algo interessante de fazer nesses momentos é pedir uma licença não remunerada e tirar uma espécie de período sabático (desde que o patrimônio permita).

    Na prática pode funcionar como um teste pré fire para ver como a pessoa se adapta e como o patrimônio vai se comportar com as retiradas e reinvestimentos.
    Abs!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)