quinta-feira, 6 de junho de 2024

Fechamento de Maio - 6.073.371 (+1,01%)

 Olá pessoal! 

Estou de volta, com o fechamento de Maio atrasado. Consegui sair de férias e ainda manter o crescimento do patrimônio. Sabendo eu dos aportes que poderia ter feito, posso dizer que praticamente os rendimentos que obtive durante minhas férias pagaram a viagem. Digo praticamente porque fiquei pouca coisa negativa: digamos que se eu não tivesse tido uns imprevistos que acarretaram em prejuízos financeiros, eu teria basicamente coberto as férias com os rendimentos. 

Isso me deixa extremamente tranquila e feliz, porque fiz uma viagem bastante cara, onde comprei e fiz o que quis, sem me preocupar muito com os aspectos financeiros. O interessante é que voltei a um destino que já havia estado antes, mas na época eu tinha basicamente nenhuma condição financeira, então tive uma experiência completamente diferente. 

Na viagem anterior, eu achei os destinos que fui desta vez, completamente sem graça e sem ter o que fazer. É incrível o que o dinheiro pode fazer em termos de experiência em viagens. Desta vez eu simplesmente amei as cidades e curti ao máximo tudo que poderia fazer. Foram férias incríveis eu diria e minha vontade é até voltar uma terceira vez, ainda ficou coisa na minha lista (rs). 

Voltando agora para o trabalho mais relaxada e pensando que a qualquer momento eu poderia me aposentar, se não fosse minha ambição de fat fire. Faz parte, vou aguentar um pouquinho mais. Vi um comentário de alguém no post anterior falando que eu sou feliz no meu trabalho, mas não é bem assim. Digamos que eu aprendi a conviver com as pessoas e com as situações e tenho me desafiado a me manter menos estressada, às vezes até correndo alguns riscos (como tirando férias longas, me dando umas tardes/manhãs de descanso), porque hoje posso correr esse risco e sem que não é o fim do mundo. 

Devo escrever sobre isso no próximo post. 

Abs, 

IFM

9 comentários:

  1. Que inspiração, fazer uma viagem desse porte sem se preocupar com continhas rsss.
    Qual a média do rendimento mensal do patrimônio hoje? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, não diria 0 preocupação, mas diria que 95% do tempo eu relaxei achando q o dinheiro era infinito! Muito bom, depois de tanto perrengue.
      Sobre a média, preciso voltar a controlar os aportes para poder separar o que é aporte, do que é rendimento. No fim, to com um pouco de preguiça de acompanhar um extrato detalhado, mas vou fazer isso em um mês com pouca movimentação...
      Como tenho uma parte imobilizada por carro/casa e a outra parte bastante concentrada em RF, eu chutaria uns 0,6% ao mês...

      Excluir
  2. Você tem preocupações demais, viu? Você poderia ter gastado 1 milhão nessa viagem e ainda poderia viver de renda pro resto da vida com os 5 milhões restantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, Anon, não é bem assim...você já viu a inflação e o valor do dólar? É preciso estar muito seguro antes de declarar um FIRE...sigo com os pés bastante no chão.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Esse é o comentário mais sensato. Ela pode chegar a um patrimônio de 100 milhões e ainda vai dizer que não é a hora de largar o emprego que ela diz não gostar.

      Excluir
  4. Vc e minha inspiracao, a unica coisa que faria diferente seria deixar o patrimonio todo em USD a so traria ao Brasil o que fosse para usufruto. Ex: Mandaria o suficiente para cobrir meu custo anual. Tenho medo do destino do real e da economia do Brasil. A sede do governo por mais e mais impostos e ilimitada e nao se ve esforcos em cortar gastos. Fique atenta a isso.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda estou no comecinho e vendo seu historico e evolucao me deixa muito animado. Siga em frente. Tente trabalhar mais seu psicologico, ja esta em um nivel de patrimonio que nao faz mais sentido ter tanta ansiedade. Abraco.

    ResponderExcluir
  6. Que legal saber que conseguiu viajar e ainda mais que isso foi feito sem pesar no patrimônio.

    Sobre estar mais "relaxada" no trabalho, podemos dizer que é só quem tá no caminho FIRE consegue fazer. Quantos pares não estão todos tensos pois ao contrário de você que tem 6 milhões em investimentos, eles tem alguns milhões em dívidas para pagar?

    Conheço várias pessoas de cargos gerencias (+20 mil por mês) que não tem patrimônio de verdade, vivem para pagar o financiamento milionário do imóvel e financiar o status.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)