domingo, 30 de junho de 2024

Fechamento de Junho - 6.196.378 (+2,03%)

 Olá pessoal, como estão?

Depois daquele belo desabafo, let's get back to business. =)

Junho foi um excelente mês. Recebi minha restituição de IR, consegui reorganizar minhas finanças. Aliás, bom contar para vocês que com um post da Aposentada aos 30, descobri que poderia, ao invés de amortizar meu financiamento a cada 2 anos com o FGTS, amortizar todos os meses durante 12 meses com o valor que eu tinha em conta. E é isso que fiz pouco antes de entrar de férias. 

Essa solução deu um belo salto na minha vida financeira, pois, com o valor que eu tinha em conta (que era o acúmulo de quase 2 anos - estava quase amortizando), eu consegui chegar bem próximo dos 80% de cada parcela. Isso quer dizer que estou pagamento mensalmente apenas 20% do valor da parcela e o FGTS está amortizando os outros 80%. Isso pelos próximos 12 meses. Achei realmente sensacional e não sabia disso. Obrigada finansfera! 

Com isso, voltei à aportes muito bons mensais. E nos próximos meses estou me programando para ir, pouco a pouco, diminuindo minhas faturas do cartão de crédito para poder aportar ainda mais. É engraçado como a vida é feita de ciclos e acho que o ciclo de gastar sem me preocupar acabou. Quero voltar a ter o brilho nos olhos de cada fechamento, vendo os valores se multiplicando de forma assustadora. Aproveitar que o corte da Selic vai dar uma pausa e os valores vão seguir investidos a altas taxas. 

Por falar em altas taxas, que bela subida do dólar ein? Também quero aproveitar para ter alguns valores prontos para quando ele cair, voltar aos aportes no exterior. Estive refletindo muito nos últimos dias sobre o futuro do Brasil e definitivamente ele não é um belo futuro. Ainda não decidi, mas quero, no próximo ano, colocar alguma meta de ir aumentando meus valores fora do Brasil. A príncipio estou com algo entre 30% e 50% do meu patrimônio no exterior. Preciso estudar e pensar, porque enquanto aqui no Brasil temos altas taxas para investir, lá fora é um pouco mais difícil da grana se multiplicar. Vamos ver. 

Este mês encerramos o primeiro semestre deste ano. E com ele, se encerra os valores extras que costumam entrar na minha conta também, como o IR e bônus. Agora o próximo valor extra que deve entrar é somente o 13o, e 50% dele, porque os outros 50% já ganhei nas férias. Com isso, os próximos meses devem ser um pouco mais monótonos em termos de aportes, mas, como disse, quero deixar isso um pouquinho mais bacana com o aumento dos aportes e diminuição dos gastos. 

Quase na marca dos 6,2M de patrimônio, será que consigo chegar na meta arrojada que me propus este ano dos 7M? Acho difícil. A meta real dos 6,5M me parece mais factível e acho que devo acabar terminando com algo entre as 2 metas - entre os 6,5M e 7M. 

Vamos que vamos que a adrenalina de ver esses dinheiros se multiplicando voltou às minhas veias. rs

Abs, 

IFM

3 comentários:

  1. Bela marca!

    No exterior é sempre bom lembrar que, ainda que as taxas de juros sejam historicamente menores, o dólar é uma moeda forte que tende a se descolar do real ao longo do tempo. Então nós ganhamos duas vezes; com a eventual rentabilidade e com a variação cambial.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Nao sei se é pq to velho, mas todas vez que dolar sobe ou bolsa cai é o mesmo " Brasil nao tem futuro..." ah chega né. Quem em sã consciência tem 6 milhões de reais sem ter metade disso ao menos em moeda forte? ninguem!

    ResponderExcluir
  3. IFM, pesquise sobre ETFs americanos domiciliados na Irlanda. Vc pode pegar uns bem diversificados e ter por volta de 12% ao ano. Se vc pegar de acumulacao acaba pagando metade de imposto. Assim vc ganha na acumulacao/rendimento e valorizacao do dolar. Tambem tem a vantagem de estar automaticamente diversificando o investimento automaticamente diluindo os riscos. Tem alguns poucos canais em pt-br que falam disso mas vale a pena dar uma olhada. Essa e minha opcao para se proteger do Brasil. Abraco.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)