quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Quanto tempo leva para juntar o terceiro milhão?

 Olá pessoal! 

Depois de contar pra vocês quanto tempo leva para juntar o primeiro milhão e também o segundo milhão, volto aqui para contar sobre o terceiro milhão. 

Aos que não sabem ainda, eu controlo meu patrimônio desde que eu tinha 192k, ou seja, consigo entender quanto tempo leva para acumular um certo patrimônio, a partir dessa marca. O posto do quanto leva para juntar o primeiro milhão, foi feito exatamente quanto completei o 1.192.000. O do segundo milhão, foi feito após  passar dessa marca em Janeiro/2021, contando como foi para chegar à marca do 2.192.000. E agora em Janeiro/2022, ultrapasso a marca de 3.192.000, ou seja, um novo milhão se acumulou.

Em resumo, atingi a marca do 3.192.000 agora em Janeiro de 2022. Comparado à data que eu tinha 2.192.000 (em janeiro de 2021), se passou exatos 12 meses. Uau, 1 ano somente! 

Relendo o post do primeiro milhão, vi que levei 4 anos para chegar nessa marca do primeiro milhão, ou seja, consegui diminuir pela METADE o tempo para chegar ao segundo milhão. Isso significa uma redução de 50% nesse tempo! 50% do tempo para juntar a mesma quantidade de dinheiro. A maior das surpresas é ver que levei, novamente, 50% do tempo para juntar o 3o milhão! Ficamos com essa tendência abaixo:

Primeiro milhão - 4 anos

Segundo milhão - 2 anos

Terceiro milhão - 1 ano


A pergunta que não quer calar é: será que serei capaz de manter essa tendência e completar meu quarto milhão em 6 meses? Isso seria, em Julho/2022 voltar aqui para dizer que alcancei os 4.192.000 reais. Acho bem improvável, estamos falando de uma grana alta em pouco tempo e devo comprar/mobiliar meu imóvel próprio no meio desse caminho. 

De qualquer maneira, vale como uma reflexão que, não só a bola de neve vai fazendo seu efeito em termos de rentabilidade, mas nós também como profissionais vamos acumulando mais aportes ao longo desse tempo. São os 2 fatores e não somente um deles responsável por acumular mais em 50% do tempo. 

Volto aqui para contar quando chegar ao quarto milhão.

Abs, 

IFM


28 comentários:

  1. É a tal da bola de neve que todo mundo fala.

    Incrível como milhões de brasileiros acham que a jornada é impossível, pelo contrário quanto mais longe você vai a tendência é ficar cada vez mais fácil.

    Abraços!
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total Pi! É que agora devo me descapitalizar pela compra de um imóvel que é meu sonho, mas se eu continuasse 100% focada no financeiro, com a Selic neste patamar...o crescimento ia ser brutal.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. Tomara que o dólar fique mais barato. Senão os 4 milhões terão o poder de compra de 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Anon, por isso há uns anos atrás eu falei que almeijava 2MM de uSD que na época era 10 MM de BRL.

      Excluir
  3. Que issoo, que coisa linda de se ler. Show de bola! Parabéns! Eu ainda estou tentando chegar aos meus primeiros R$100k. Dizem que é o mais difícil, e está sendo mesmo. O plano é chegar nos primeiros R$100k daqui 2 anos ainda. Como você mesmo diz, não atingir não é uma opção. Vamo que vamo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos!!! Todo mundo (ou pelo menos eu...kkk), começa do zero, vc nao tá sozinho e vai superar essa marca!!

      Excluir
  4. Pra juntar 2 milhões em 2 anos, considerando o investimento inicial de 1 milhão e um rendimento global da carteira de 1% ao mês, significa que seus aportes giravam em torno de 30 mil por mês. Bem acessível pra realidade brasileira, não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, obrigada pelas contas.
      Não, nada acessível para a realidade brasileira. Se fosse assim, o Brasil inteiro estava milionário.
      Se você ler meu blog desde o início e ver meus relatos, vai ver que eu sou uma pessoa que focou muito fortemente na carreira e tive boas oportunidades que aproveitei.
      O relato no blog é justamente para ajudar a mais brasileiros a seguirem um caminho como este, porque se fosse acessível, novamente, mais pessoas estariam lá.
      Não é fácil, nem tão pouco acessível, mas é possível pra quem, principalmente, quiser acreditar e não gastar energia falando que é difícil.
      Abs,

      Excluir
    2. juntar 5 milhões em 8 anos é uma mera questão de acreditar? pra chegar nesse valor com RF, aportando 70% do salário líquido (30 mil), significa ter um salário de mais de 40 líquido, o que seria pelo menos 60 mil bruto... quantos empregos NO MUNDO pagam isso? com todo respeito, daí é mole dizer que "gasta muito", "viaja pagando hotel caro e comida cara...", e mesmo assim o patrimônio aumenta... também pudera, com 60 mil pingando na conta todo mês... a verdade nua e crua é: só se conquista a IF se e somente se: vc tiver um emprego MUITO BOM, caso contrário, esqueça... não é questão de ser fácil ou difícil e muito menos de pensamento positivo, acreditar, ou qualquer bobagem desse tipo, é uma impossibilidade material mesmo, não tem lastro na realidade... 0,1% dos empregos no mundo pagam uma quantia suficiente pra vc conseguir aportar 30 mil ou mais todo mês... vamos ficar enganando quem a duras penas tá aportando 500 reais? que bom que tu teve o privilégio de conseguir um puta emprego, boa sorte e sucesso, pq os outros 99,9% não terão, e não é culpa do indivíduo, é da estrutura material e econômica que vivemos

      Excluir
  5. Muito bom IFM, qual foi a média dos seus aportes?

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela jornada IFM, eu não tive a mesma dedicação, estou engatinhando ainda e durante a minha trajetória, ainda parei pra comprar imóvel, carro, enfim, cada um tem seu tempo. Nossa geração quer tudo no agora, já, mas o que realmente vale é a jornada. Dinheiro por dinheiro não faz sentido. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde Wolf. Tarde é não começar a fazer algo que é o certo.
      Sobre carro e imovel, eu comprei carro tbm logo cedo. Imóvel deixei meu sonho pra depois e hoje me arrependo um pouco. Somos eternos arrependidos, rs.
      Abs

      Excluir
  7. Parabéns IFM! É muito legal ver o efeito bola de neve fazendo efeito! Parabéns pelos resultados e boa sorte no processo de encontrar sua casa/Ap! Algumas dicas: Fuja de alvenaria estrutural, faça visitas em horários de pico (pra sentir o barulho), se for olhar apartamento não subestime sol da tarde...rsrs... São pontos que me ferraram na compra do meu AP! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VII!
      Rs, conta mais do sol da tarde que fiquei curiosa!

      Excluir
    2. boa tarde IFM! Antes de comprar um apartamento é interessante verificar pra que lado ele fica virado...Se as janelas estiverem voltadas para a direção oeste. Caso seja, especialmente em cidades com épocas quentes, significa que seu apartamento receberá sol da tarde (mais forte) e acabará ficando mais quente nesse período...Pra quem mora em uma cidade quente isso significa ter que ficar no ar condicionado mais tempo e as vezes atrapalha até ficar na varanda de 12h-16h. Eu subestimei isso no meu apartamento e sofro com o calor e sol forte nas tardes...Se puder, dê preferência para apartamentos que recebem sol de manhã (mais fraco). Fica a dica...
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Olá! está 100% renda fixa ? valeu!

    ResponderExcluir
  9. IFM, vc trabalha com o que ? Tem algum cargo de gerencia ? A gente que acompanha sabe que vc aporta muito e isso é importante. Só que chega um momento que a maioria do crescimento vem da rentabilidade porque o aporte é minusculo perto do montante acumulado. É um momento onde nao depende mais de vc e pode ser frustrante. Sabe dizer em qual ponto está ? no mais, parabens pela resiliencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vagabundo, tudo bem?
      Esse tipo de detalhe eu escolhi nunca abrir aqui no blog. Já recebi algumas ameaças e acho que pode ajudar muito esse tipo de perfil...
      Eu já tive momentos muito melhores de rentabilidade, porque a Selic estava altíssima e mesmo com patrimônio melhor, isso fazia uma diferença enorme. Agora estamos nesse ciclo novamente e poderei contar melhor pra vocês, mas os últimos anos não foram fáceis com bolsa em baixa e Selic a 2%...foi difícil fazer dinheiro do bolo do dinheiro...

      Excluir
  10. Ótima inspiração!

    É o efeito bola de neve não só nos investimentos mas também na vida profissional, com o tempo o nosso patrimônio rende mais e o nosso trabalho também!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Enquanto não mostrar o extrato, serão sempre só palavras...Nunca serão, jamais serão.

    ResponderExcluir
  12. Não dúvido desse montante alcançado. Mas, meus cálculos não fecham com os do amigo Anônimo. Considerando que se conseguisse 1%, o que já era muito difícil, considerando que nesse período os rendimentos no Brasil estavam quase no chão, se chega a um montante de rendimentos de cerca de 360000, arrendondando para 400000, faltaria de aporte 1.600.000, o que equivale a aportar mais de 66000 por mês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, você tem todo o direito de duvidar, aqui eu escrevo em primeiro lugar pra mim e em segundo pra vcs. Quem quiser aproveitar e aprender algo de graça está aí, quem não quiser, tá tudo bem também. =)

      Excluir
  13. Acredito que com força e atitude tudo se consegue, o 1 milhão que e o mais difícil

    ResponderExcluir
  14. A força dos juros compostos é impressionante, lembro que o lendário viver de renda uma vez falou no falecido blog dele que quando você atinge uma determinada marca de dinheiro tipo 1 milhão, os aportes que você fazia antes já não fazem mais diferença, que só o dinheiro dos juros era o suficiente para decolar o patrimônio. E isso é mais impressionante ainda se considerarmos que você só investe em renda fixa. Imagina a bolada absurda se fosse esse valor todo investido em renda variável por todos esses anos desde o começo? Já teria passado dos 20 milhões fácil. O próprio viver de renda deu um salto absurdo em pouco tempo exatamente por isso, por causa da força dos juros compostos aliada a renda variável.
    Parabéns pelo seu trabalho, esforço e disciplina, que venham mais milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade não são os juros compostos, são os aportes nos primeiros anos que fazem a diferença... uma coisa é chegar em 1 milhão em 4 anos com aportes violentos (30 mil ou mais por mês, totalmente fora da realidade de 99,99% das pessoas), outra é achar que vai conquistar a IF aportando 100 reais, não há juro composto que resolva... chegar em 1 milhão pra então ver o trabalho dos juros em 50 anos faz sentido? a vida já passou, tu tá velho, abriu mão de tudo pra conseguir poupar 100 reais e não consegue nem comprar um imóvel decente... não caia no conto dos juros compostos, ou vc aporta MUITO dinheiro nos primeiros anos ou esqueça a IF

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)