sexta-feira, 9 de junho de 2017

Os primeiros passos para a IF

Entrei na faculdade! Uhul! Primeiro passo para ser rica concluído (achava eu!rs).

Logo que entrei na facul, fui em busca do que me movia: conseguir dinheiro. Infelizmente, por conta de ter aulas em periodo integral nos primeiros 2 anos eu não conseguia trabalhar. Mesmo assim, fui em busca de algo que eu pudesse fazer à noite e/ou aos finais de semana. E consegui. Um trabalho que me pagava uns 200 reais por mês (eu trabalhava pouco mesmo por conta da falta de tempo e ganhava muito mal), mas esse dinheiro era suficiente para eu não ter mais que pedir dinheiro em casa (odiava isso).

A partir do terceiro ano de facul, busquei estágio e consegui. E venho trilhado minha carreira desde então. Felizmente ou infelizmente, meu início de carreira foi bastante satisfatório no campo pessoal e pouco satisfatório em termos monetários: comecei a namorar e fiz muitas amizades. Gostava do meu trabalho e não ganhava muito com ele (cada promoção e/ou aumento eram bastante "sofridos), mas me divertia naquela época como nunca. Foi nesses anos que fiz amizades que duram até hoje. Sou grata por essa parte da minha vida.

Ao mesmo tempo, sentia que minha vida financeira não decolava. Eu conseguia guardar um dinheiro, mas não o suficiente para juntar grandes montantes. Eu precisava ganhar mais, caso contrário, meu objetivo de atingir um milhão antes dos 30 anos, estaria ameaçado.

Foi aí que busquei um emprego novo. Mudei de subárea dentro da minha área e fui para um acuja demanda era maior e pagava mais. Mal sabia eu que estava mudando minha vida definitivamente: após um namoro terminado de forma quase trágica, eu estava determinada a focar na minha carreira. E assim o fiz. Cheguei na minha empresa ganhando quase 3x menos do que ganho hoje, 30 meses atrás.

Sim, meu salário e meu cargo deram saltos enormes, a um custo também enorme. Consegui praticamente triplicar meu patrimônio em 3 anos. Algo extremamente difícil, mas que com muita luta e economias eu alcancei. Porém, nunca mais fiz amizades como antes: focada no trabalho como nunca, o resultado é que tem importado e não tanto a qualidade das relações que tenho pelo caminho. Horas extras não remuneradas são constantes: só de pensar em sair umas 19h eu já suo frio com o que devo encontrar de obstáculos pela frente. Pressão, pressão e mais pressão, somadas à 15 horas de trabalho diárias em média e auto-estima baixíssimas. É assim que me encontro.

E assim resolvi criar o blog: será que vale a pena ganhar mais e esquecer do resto da vida? Há um mês tenho tentado fazer algo por mim (e não pelo dinheiro): exercícios físicos. Tenho me obrigado a fazê-los no mínimo 5x por semana, e tenho me sentido melhor.

A corrida pelo dinheiro é suada, abrimos mão de muitas coisas. Mas, penso: falta pouco para chegar à IF. Na verdade, meu objetivo mudou: se há 15 anos eu queria ter 1 milhão, hoje, sabendo da taxa segura de retirada (falaremos mais adiante) e sabendo de inflação e etc, vejo que o meu número ideal seriam 5 milhões. Se vou aguentar trabalhando até lá? Não sei. Tenho vivido cada mês como "um mês a menos". Imagino que quando eu tiver próximo dos 1 milhão, ficarei mais tranquila. Sempre imagino o montante crescendo "por ele mesmo" depois disso.

A jornada é longa, mas precisa ser minimamente prazerosa. Já planejo meus dias quando eu não tiver que ir para o escritório todo santo dia. Que maravilha será viver sabendo que eu não dependo de outros!

E vamos que vamos!

4 comentários:

  1. Eu entendo toda a sua motivação, e até aqui acho que você está correta em seguir fiel ao seu plano... mas você mesmo diz que as coisas não estão ótimas no plano pessoal. Vale a pena?
    Aprendi a ser um pouco menos rígida comigo mesma e aos poucos vou descobrindo que posso aproveitar o caminho enquanto a IF não vem (se ela vier, pois posso morrer amanhã, não é mesmo?).
    Acredito que equilíbrio seja a chave de tudo e que devemos estar abertas à mudanças.

    P.S.: te add no blogroll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa reflexão Ryca...de fato as coisas na vida pessoal poderiam estar bem melhores. Porém, segurança financeira é essencial para mim. Esta semana mesmo no trabalho começaram boatos de demissões e muita gente ficou "desesperada". É lógico que fiquei bem preocupada, porque ainda não estou na IF, mas o montante que tenho hoje me dá bastante segurança caso algo venha acontecer. E isso vale mais para mim do que ter uma vida pessoal fantástica, entende? São escolhas...
      Concordo contigo sobre o equilíbrio. Hoje não estou 50% e 50% entre vida pessoal e profissional, mas estou nuns 80% e 20%. Esses 20% eu tento aproveitar ao máximo que posso...jajá com valores maiores eu devo relaxar mais! Obrigada por add, vou te adicionar tbm!
      Abs
      IFM

      Excluir
    2. É uma boa reflexão Ryca...de fato as coisas na vida pessoal poderiam estar bem melhores. Porém, segurança financeira é essencial para mim. Esta semana mesmo no trabalho começaram boatos de demissões e muita gente ficou "desesperada". É lógico que fiquei bem preocupada, porque ainda não estou na IF, mas o montante que tenho hoje me dá bastante segurança caso algo venha acontecer. E isso vale mais para mim do que ter uma vida pessoal fantástica, entende? São escolhas...
      Concordo contigo sobre o equilíbrio. Hoje não estou 50% e 50% entre vida pessoal e profissional, mas estou nuns 80% e 20%. Esses 20% eu tento aproveitar ao máximo que posso...jajá com valores maiores eu devo relaxar mais! Obrigada por add, vou te adicionar tbm!
      Abs
      IFM

      Excluir

  2. Não sei pq eu simplesmente adoro ler relatos de mulheres sobre independência financeira. Acho que vcs tem uma visão diferente, e me admiro com a garra e determinação de vcs.

    Mas lendo seu relato acima, uma coisa que causa estranheza é essa luta para ir trabalhar. Deve ser difícil trabalhar com algo que exija tanto do seu emocional.

    Por mais que seja pão dura importante ter algum hobby que te ajude a desestressar. Tem gente que guarda dinheiro a vida toda enquanto tem saúde, depois tem que gastar boa parte das economias para recuperar a saúde. O equilíbrio é sempre melhor caminho. Atividade física, meditações são coisas que dá pra fazer sem gastar dinheiro.

    abs e sucesso

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)