terça-feira, 6 de junho de 2017

Pequenas Economias

É engraçado como nós perdemos dinheiro (ou trágico, no caso). Resolvi escrever sobre isso porque acabo de passar por uma situação um tanto quanto irritante.

Tem coisas que nós nunca nos damos conta de quanto poderíamos economizar: um almoço aqui, um jantar acolá, a tv por assinatura, o wifi, o aluguel, e a conta do celular. Vou contar sobre a experiência que acabo de ter.

Tenho um celular antigo (como toda boa mão de vaca), mas que funcionava bem, até alguns meses atrás. Aconteceu um pequeno acidente úmido com ele e, apesar de deixá-lo no arroz por 1 semana, o coitadinho não voltou. Deixei ele carregando nos últimos dias e ele não dá nem 1 sinal de vida. Triste.

DICA 1 do dia: se você molhar seu celular, seja lá por qualquer motivo, jamais ligue ele (falha gigante que eu cometi). Deixe ele no arroz por uns 2 dias e só depois carregue e tente ligá-lo! Isso pode salvar uma vida, se a sua vida for seu celular.

No meu caso eu liguei ele no desespero logo após de molhá-lo e ele nunca mais voltou. Na hora até ligou, mas quando acabou a bateria, ele morreu definitivamente.

Ok, o celular é "velho", mas eu tinha muitas coisas nele. Enfim, isso aconteceu há alguns meses e eu estou pagando o plano mensal que tenho nele. Não me interessei em consertar o celular ainda porque primeiro estou esperando por um milagre e, segundo, tenho o celular corporativo que uso para tudo, então não me mexi por comodismo também.

Após esses meses pagando pelo plano de celular e sem usá-lo (sério, até agora não acredito que fiz isso), resolvi cancelá-lo hoje. Liguei para a operadora de celular. O atendente solicitou meus dados e, quando disse que eu queria cancelá-lo, ele pediu para eu aguardar. Eis que ele me surge com esta fala:

- Senhora, tem um desconto aqui que eu posso te dar. Se você quiser um plano 2x melhor que o que você tem, você pagará apenas 59 reais (detalhe, pago 90 reais hoje mensais).
Eu literalmente cai para trás.

- Ainda tenho aqui um plano melhor que o seu por 49 reais mensais. Se você ainda quiser manter seu plano, podemos mantê-lo por 39 reais.
Sério, nos ultimos meses ou até anos eu joguei dinheiro pela janela. Eu poderia ter o mesmo plano por menos da metade do preço. Era inacreditável.

Optei por suspender, mas logo cancelei a suspensão quando eu soube que eu ia perder o número. No caso, por esse apego, resolvi ficar com  o plano de 39 reais por 3 meses de fidelidade.

DICA 2 do dia (e que todo mundo tem preguiça de fazer): ligue agora mesmo para sua operadora de celular, de telefone fixo, de wifi, de tv à cabo, academia, enfim, todos os serviços mensais que você paga e ameace cancelar. se você nao obtiver nenhum desconto em algumas delas, com certeza em pelo menos 1 você conseguirá. E seu bolso agradecerá.

Vou dormir hoje com o sentimento de raiva (por que eu paguei tanto todo esse tempo?!), mas ao mesmo tempo alívio, sentindo que fiz algo a mais pelo meu bolso no dia de hoje. E você, o que fez pelo seu bolso e pela sua IF?


4 comentários:

  1. IFM,

    Já tentei fazer isso com cartão de crédito... pedir pra cancelar e ver se me oferecem vantagens/mudam de categoria.
    Mas acho que minha fatura não tem um valor tão alto, e nunca consegui rsrsrs :~(

    Abraço,
    PD7

    ResponderExcluir
  2. PD7,
    Cartão de crédito o jogo está mais duro mesmo! Se vc não liga para milhas, tem as opções de Nubank e tals. Caso ligue, o negócio é manter uma boa grana investida no banco para ele poder te isentar de anuidade e te colocar em uma categoria mais "premium". Eu fiz isso há uns 3 anos e me arrependo um pouco hoje: até agora nunca usei as tals milhas (Estou na expectativa de usá-las no ano que vem, vamos ver) e de fato nao serve de quase nada estar nesses níveis mais altos de categoria. Minha grana está rendendo menos do que poderia e estou com ela presa lá em uma categoria de investimento que precisarei manter por mais 2.5 anos...depois desse tempo acho que vou tirar tudo de lá e ficar somente com meu bom e velho Nubank! ;)
    Abs,
    IFM

    ResponderExcluir
  3. Mas COMO você ficou pagando 90 reais por mês sem usar?? Eu pago menos de 50 e já acho ruim, hahaha. Inclusive vinha pensando nisso esses dias: dizer que quero cancelar o plano para ver se ganho desconto, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha sabe aqueles lapsos de consciencia cerebral? A gente se preocupa com a coca-cola que é 5 reais e deixa de comprar, mas deixa passar umas coisas do "dia-a-dia" que simplesmente são maiores! Agora estou pagando 39! =)

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)