domingo, 24 de março de 2024

Aprofundando no bem-estar e estudos...

 Olá pessoal, tudo bem?

Curiosos com relação ao blog que descobri, é este aqui: https://aposentadaaostrinta.com.br/

Li ele do início ao fim e vi que, apesar de termos muitos pensamentos parecidos (como por exemplo, a forma de encarar nossos investimentos), imagino que a Lilian tenha se aposentado com menos dinheiro do que eu vislumbro pro meu futuro. E achei isso muito bacana. 

Ela já está aproveitando há 3 anos de uma vida livre. Uma vida em que ela faz a agenda dela, como bem entender. Que sonho isso. Confesso que ao ler, fui me identificando com muita coisa que imagino pra minha vida futura. 

Temos algumas diferenças também. Eu, que sou extremamente conservadora, espero chegar à IF e nunca mais regredir disso, independente de qualquer coisa. Quero ter uma vida extremamente confortável, sem nunca mais ter que me preocupar com o que eu gasto. Isso vai exigir uns anos a mais de mundo corporativo, mundo este que acredito que comecei a lidar de forma mais madura e menos emocional. 

Sabem que este último ano - o de 2023 - foi o ano que menos me dediquei ao trabalho. E a verdade é que tive um bom resultado nisso. Às vezes a gente fica tão endoidecido no mundo corporativo que achar que trabalhar mais = mais meritocracia. E não é isso. Reparei que a cabeça e corpo mais relaxados e livres, acabam produzindo idéias melhores e idéias melhores são mais valorizadas. Não é sobre quantidade, é sobre qualidade. 

E eu estou amando essa fase. Tanto estou que comprei um monte de livros para retomar alguns estudos. Um deles é o "A psicologia financeira" que já estou quase acabando. Gostando bastante, inclusive recomendo. Depois vou ler uns livros sobre saúde (o próximo é Outlive - e algum outro sobre intestino). 

Enquanto trabalho, estou aproveitando para me aperfeiçoar como ser humano e até testar um pouco dos limites do trabalho mesmo. Fato é que continuo trabalhando muitas horas por dia, ou seja, apesar da quantidade ter diminuído, ela deve ter diminuído para em média 9hs por dia. Das 12h que eu costumava trabalhar. O que eu quero dizer é que trabalhar no mundo corporativo ainda é vender suas horas e não ter liberadade. Então não, por mais que eu otimize meu tempo, eu ainda tenho que ficar "disponível" um bom tempo. É a vida. 

Por isso o objetivo da IF ainda está aí. Não com a pressa louca que eu tinha antigamente - por sinal já atingi 2 dos meus objetivos da época: ter 2MM, ter 5MM - mas ainda querendo chegar lá asap. O fechamento de Março eu já vou poder contar como meu patrimônio evolui nestes últimos meses, após os pagamentos extras, também. E com isso, seguiremos, rumo ao objetivo 1 do ano, que se mal me recordo era 6,5MM e ao 2 que eram 7MM. 

Abs,

IFM

5 comentários:

  1. Descobri faz pouco esse mundo de blogs e estou achando incrível ler as histórias sobre evolução. O que acho interessante é que cada pessoa tem uma realidade e salários diferentes, mas o objetivo de liberdade e os problemas do cotidiano são muito parecidos. Eu sempre tive o sonho de ter 1 milhão de reais, mas passei muitos anos tentando começar e falhava. Hoje eu entendo que o que me faltava era ter referências para que eu acreditasse que era possível, pois tudo é distante. Cada novo blog que leio faz com que essa distância diminua. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá IFM / pessoal, bom dia

    Uma sugestão para conhecer outros blogs financeiros é o AA40, de longe o mais conhecido. Outra opção interessante, é como se fosse um sommelier de blogs.

    A Lilian (aposentadaaostrinta.com.br/) é a mesma do blog Sempre Sábado que era usado pela Elsa e Muquirana que também posts de ótima qualidade, vale a pena lê-lo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Acompanho a Lilian desde do blog Sempre Sábado em que escrevia junto com uma amiga, gosto muito de seus posts. Ela tanto foca na parte técnica dos investimentos quanto na parte comportamental dos investidores. Quanto a ter uma Fire sem preocupação com o que gasta acho quase impossível. Para exemplificar isso basta acompanhar os vários casos de milionários que vão à falência. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  4. O blog da Lilian realmente é muito bom. Ela fala tanto da parte técnica dos investimentos quanto da parte psicológica dos investidores. Acompanho ela desde o Sempre Sábado que escrevia junto com uma amiga. Acho que dificilmente você conseguirá uma Fire sem preocupação com o gasto. O preço da liberdade é a eterna vigilância. Obrigado pelo post e feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  5. A "Aposentadaaos30" é muito boa, mas ultimamente, os artigos dela tem um toque de ("estou me justificando pq não tive paciência de esperar e agora tenho que contar moedas"), todo artigo tem um ar de psicologia da pobreza. Na minha opinião, que não muda nada na vida de ninguém, ela não é totalmente "FIRE", só tem um dinheiro que rende, mas não vive uma vida totalmente FIRE. É a impressão que tenho, mas como disse acima, a minha opinião não muda nada.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)