quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Bateu a canseira do trabalho hoje...

 E aí pessoal, tudo bem?

Sabem que eu uso meu blog muitas vezes como desabafo né? E hoje senti que é um dia daqueles para desabafar. Geralmente é quando eu produzo os melhores posts. 

Vi que em algumas semanas atrás o pessoal estava debatendo nos comentários sobre meus aportes/aumento de patrimônio. Inclusive, vou deixar para trazer um fechamento novo mais para frente, quando tiver terminado de receber meus bônus. Afinal, eles causam mais curiosidade e hipóteses do que ajudam as pessoas...

Correlacionei os 2 fatos: desabafo sobre canseira do trabalho e aumento do patrimônio, porque ambos tem muito a ver. Só EU sei o que passo para poder fazer aportes de magnitude importante. É verdade o que alguém comentou: meu patrimônio advém de muito foco em ganhar e aportar mais e menos de investimentos super fora da caixa. Eu aporto muito, com consistência e eu invisto bem, mas sem correr riscos desnecessários. 

Fato é que hoje é daqueles dias que eu me pego pensando: e se eu parasse de trabalhar? Tem dias que me sinto particularmente humilhada (talvez exagero, talvez não) e com a quantidade de dinheiro investida que tenho, a vontade é de não mais ter esse sentimento. 

Já trouxe em posts anteriores que eu sempre trabalhei como se precisasse muito do trabalho pra comer minha próxima refeição. Isso me trouxe alguns benefícios, como crescimento na carreira e nos aportes e outros nem tanto: como talvez algumas marcas psicologicamente falando. 

A gente precisa ser extremamente frio para seguir tocando o barco dos altos aportes. E conto a vocês o porque: 1. Porque tudo é passageiro, mas o que você ganha, não é: se você souber investir e usar bem o dinheiro, aquele montante vai te ajudar. 2. Porque é somente um trabalho: temos que parar de ficar sentindo por tanto tempo raiva, tristeza, rancor, sentimento de humilhação como eu ou qualquer outra coisa. It's just a job, nothing else. 

Isso me ajuda a lembrar do meu propósito e seguir firme nos meus objetivos. Se você trabalha com 1 ou mais id*otas, saiba que você não é o único. Olhar para esse ser humano imaginando que ele tem uma vida mais miserável que a sua (o que o torna um ser patético), pode ser uma boa alternativa para não se perder nas emoções e sair de algo que ainda é positivo financeiramente para você. 

É assim que me sinto hoje e é assim que sigo vivendo. Aproveitando momentos no meio do dia, como agora, para me dar ao luxo de escrever e repensar minha jornada. A gente pode sim se organizar e reequilibrar a vida. A gente pode sim virar o jogo no mundo do trabalho, de forma a gente se beneficiar dele. Nem sempre serão flores, mas lembre que alguma hora a colheita deve chegar. 

Como meu objetivo não é pequeno, sigo aqui, pouco a pouco acumulando, rumo à verdadeira IF, para nunca mais precisar trabalhar na vida.

Abs,

IFM

9 comentários:

  1. IFM,
    Vc é produtiva. Muito provavelmente quando atingir sua meta, não vai parar totalmente. Não sei se já escreveu sobre isso, mas nós nos sentimos bem quando somo úteis, e o trabalho nos traz isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Com tanto dinheiro ainda não deixaste de trabalhar e aturar isso que tanto te incomoda? é só patético.

    ResponderExcluir
  3. Você realmente precisa estar nesse trabalho se ele te faz sentir humilhada? Ainda que você não tenha atingido sua meta definitiva, será que não seria mais feliz procurando outro trabalho? Procurando com calma , algo que te acrescente e também possa gerar uma renda (mesmo que menor que a atual).
    Você parece ser super competente e tenho certeza que encontraria outros trabalhos que te trariam mais satisfação, ainda que possivelmente menor retorno monetário.
    Claro que estamos aqui dando palpites no escuro, você conhece suas circunstâncias muito melhor que nós.
    Mas, mesmo assim, uma perspectiva externa às vezes ajuda.
    Lembre-se que tempo é nosso recurso mais precioso. Você já tem um patrimônio considerável investido, não faria sentido dar maior valor ao seu tempo? Como o colega disse acima, a sua meta considera parar totalmente de trabalhar, certo? Mas e se vc encontrasse trabalhos melhores com menor salário? Não poderia sair do emprego atual antes?
    Em que pese estar sendo repetitivo e você provavelmente saber de tudo isso, minha experiência pessoal convergiu nessa direção e não me arrependo. Há outros exemplos nos blogs fire também, eu gosto bastante do blog da lilian (aposentada aos trinta).
    Força na caminhada! Desejo sucesso independente da direção q vc tomar.
    Abs,



    ResponderExcluir
  4. Bom dia IFM! Esse é o problema da ter chegado no FIRE..A paciência é capacidade de engolir sacos fica muito reduzida...kkk. Toma uma taça de vinho, faz uma sessão de músicas que você goste e estará nova em folha....Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá IFM, boa tarde

    Compreendo seu desabafo e a canseira do trabalho. Acredito que a maioria de nós passa por isso várias vezes no ambiente de trabalho.

    Possuo duas sugestões que talvez você até já faça:
    - Fazer sessões de terapia para conversar e desabafar. Iniciei algumas sessões que tem ajudado a controlar a ansiedade e diminuir os níveis de introspecção. A saúde mental é algo que devemos dar a devida atenção;
    - Utilizar a boa situação financeira e negociar condições de trabalho mais agradáveis.

    É inebriante o poder do FU-Money, já tenho experimentado falar NÃO para alguns projetos que não me identifico. Encontro-me num nível que se enquadra entre LEAN e FLEX-FIRE e pretendo negociar no próximo ano, uma maior flexibilidade de trabalho (trabalho remoto, diferenciação de horário, dentre outros). E caso não consiga preparar para a aterrissagem e mudar de trabalho.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. O mundo está cheio de pessoas com este mesmo comportamento que lhe incomodou. Como só temos controle sobre nós mesmos, então, quando tiver um tempo pare para olhar pq isto lhe incomodou e assim que possível resolva para não mais incomodar.
    Pq não existe só este "id.ot." no mundo, surgirão outros em outras situações e ambientes, mas qdo surgirem, vc já estará preparada.

    ResponderExcluir
  7. Excelente post.

    "Olhar para esse ser humano imaginando que ele tem uma vida mais miserável que a sua (o que o torna um ser patético), pode ser uma boa alternativa para não se perder nas emoções e sair de algo que ainda é positivo financeiramente para você. "

    No ponto!

    Hoje ainda estou muito longe de ter o mesmo nível financeiro que você tem, eu sigo na jornada de aportes e crescimento do patrimônio, mas já tenho noção de que minha situação não é desesperadora e que em um cenário de extremo stress no trabalho ou de demissão teria um colchão de segurança enorme para reorganizar a vida.

    O melhor juro composto que o dinheiro trás é a paz de espirítio.

    Se você estivesse zerada em patrimônio, certamente o stress seria insuportável e cobraria um preço maior na saúde.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  8. Essa é a maravilha da Independência Financeira, com o patrimônio que tem você já pode dar tchau pro chefe e fazer o que bem entender. Já é uma opção. Um dia espero também chegar lá, boa sorte nos passos futuros.

    ResponderExcluir
  9. Olá IFM, eu vivo esse dilema há muitos anos, fiz uma reflexão sobre isso no meu último post, eu penso muito e a minha conclusão foi que o que mais me incomoda é saber que ainda eu não tenho escolha, controle da minha vida, eu ainda dependo de um trabalho para viver, ainda que eu viva com uma fração do que ganho. Esse sentimento de dependência é o pior pra mim. Se eu já tivesse alcançado a IF talvez a minha relação com o trabalho fosse outra. A questão de "não posso deixar a peteca cair, eu preciso do trabalho pra comer" nos deixa em alerta e no modo super-homem o tempo todo, isso tem um custo emocional no médio e longo prazo. abs!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)