domingo, 11 de julho de 2021

Finansfera inspiração: enriquecer é somente uma questão de tempo?

 Olá pessoal, como vão?

Estou um pouco aliviada em ver que as vacinações estão avançando por todo o Brasil e que, aos poucos, os números estão diminuindo (de mortes e de casos). Se por um lado isso dá alivio ao coração e à mente, por outro a bolsa parece não aliviar e seguimos nessa maré de sobe e desce. 

Consegui acesso ao Finclass e vi algumas poucas aulas lá. Assisti à Finclass do Bruno Perrucho e, de verdade, não agregou muita coisa. Entretanto, assisti à Finclass da Luciana Seabra e, peloamordeDeus, que aula! Eu nunca fui uma pessoa ligada a fundos de investimentos (tenho pouquíssimos e os que tenho, são atrelados à ouro e dólar), mas depois de assistir à Finclass dela comecei a ficar muito mais interessada pelo assunto. Próximo aporte, inclusive, estou na dúvida se aporto num fundo indicado por ela ou na previdência particular que tenho e que preciso começar a fazer um volume para chegar aos 12% de renda anual. 

Quero assistir mais aulas e depois dar minha opinião completa para vocês, comecei uma sobre o bitcoin (estou na metade) e, honestamente, chata! rsrs. Quero deixar claro que não é nenhuma propaganda ou recomendação, é somente um comentário inicial mesmo deste pont. 

Indo ao que interessa, estava vendo o último post do Heavy Metal e fiquei pensando: caracas, esse cara mostra o quanto evoluiu mês a mês e é muito legal ver o quanto alguém pode sair do zero para um patrimônio de praticamente 5 digitos. Está certo que ele é muito mais arrojado que eu, manteve grande parte do tempo seus investimentos em RV, mas ele mostra o quanto o longo prazo pode fazer por nós, não? 

Ao olhar os valores mês a mês, se nota uma grande variação (e é justamente aí que a característica da RV), mas se nota também que ele sempre se recuperou (nem que seja 2 anos depois, rs). A pergunta que me faz pensar é: com aportes constantes e bons investimentos, será que enriquecer é apenas questão de tempo mesmo? 

Abs, 

IFM


11 comentários:

  1. Boa noite IFM! Esse seu questionamento que você fez é o que sempre me faço... Será que o que todo mundo diz que se passarmos anos investindo em ações e vendo os investimentos sendo eliminados pela queda do mercado algum dia seremos recompensados surfando em uma alta da bolsa... Eu estou investindo diretamente em ações há apenas 2 anos e não tenho suficiente pra dar um parecer sobre o assunto...Sobre fundos de investimentos eu já tenho mais experiência (uns 5 anos) e eu pessoalmente não gosto muito...Apesar de terem fundos bons no mercado, com bons gestores, as taxas de administração reduzem muito a lucratividade média...Tive poucos fundos que realmente valeram a pena, motivo pelo qual resolvi passar a investir por conta própria (aproveitando ainda a isenção de R$20k que não existe nos fundos). Mas isso é minha experiência (pode ser que eu tenha escolhido mal os fundos). Fundos pra mim, só ETFs...
    Um grande abraço!

    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VVI!
      Sabe que estou cada vez mais desencantada da bolsa brasileira. Eu invisto desde muito nova e fiz minhas primeiras vendas mais recentemente, então a não ser que eu esteja fazendo algo muito errado, eu não vejo esse boom acontecendo por aqui. E olha que neste momento estou surfando nas altas de Mglu, Bidi e até Ntco!
      Sobre os fundos, eu tinha bem poucos, e não tenho o que reclamar viu. Eu acho que depende sim muito da escolha do fundo e de também não se desesperar nas quedas - deixar na alta.
      Bom mesmo é ir diversificando e não se concentrar somente em um tipo de ativo, né.
      Vou dar uma passada no seu blog e te adicionar ao blogroll.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. Me faço a mesma pergunta, estou com 80% em renda fixa e já não durmo bem a noite. Acho que nunca vou chegar lá assim tão conservador, mas sigo firme devagar se vai ao longe ja diz o ditado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon!
      Eu sou assim também, e veja onde cheguei! Não que eu seja um super exemplo, mas acho que não devo mais correr o risco de passar fome.
      Nós que somos conservadores temos que ser rigorosos nos aportes e isso significa focar muito no trabalho.
      Abs

      Excluir
  3. Respostas
    1. O Bostter não vale a comida que come. Cara inútil arrogante da p

      Excluir
  4. Acredito que sim, enquiquercer é questão de tempo. E como o Heavy metal coloca no titulo "não existe sucesso sem disciplina"
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Fala brother
    Te coloquei na minha lista de blogs
    abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)