domingo, 18 de julho de 2021

Transformação ao longo do caminho para IF

 E aí pessoal, tudo bem?

Vacinas avançando, FIIs recuperando, dólar entre altas e baixas, eita semaninha boa pra investir! 

Confesso que estou sem muitas novidades, apenas aguardando o grande momento que vou me vacinar e talvez (a depender da vacina) começar a ter um pouco de vida fora de casa (rs). Esse negócio de ficar anos praticamente dentro de casa somente, me deixou maluca! 

Sim, eu respeitei o distanciamento social. Eu tenho medo de morrer e vi algumas pessoas de perto morrendo nesse período. E eram jovens. Então me resguardei, viajei só 1x no ano passado (em um momento mais de tranquilidade na pandemia) e principalmente este ano fiquei bem restrita em casa. 

Fico pensando como será a readaptação à uma vida social. Acho que muita coisa mudou nesse período e talvez os relacionamentos, os hábitos de saída já não sejam o mesmo. A gente olha para a vacinação como sendo um alívio e um: uau, jajá tudo volta ao normal! Mas acho que esse normal aí que tanto esperamos não deve voltar não. 

Talvez vamos ter um período ainda mais complicado pela frente que é a readaptação "ao novo normal". Enfim, quem diria que passaríamos por momentos tão sombrios como estes né? Cada um vivendo à sua maneira esse período e com certeza, com seus impactos que só nós mesmos somos capazes de analisar. Ou nem somente nós. 

Eu procurei ajuda psicológica e tem me ajudado. É cedo para dizer, mas estou conseguindo enxergar algumas coisas de outra maneira e é muito bom falar com alguém que teoricamente é totalmente imparcial. Eu sempre fui aversa a esse tipo de ajuda (e a maioria das ajudas), a ponto até mesmo de preferir fazer minhas unhas sozinha do que ir à manicure (juro que não é por pão-durice). Mas confesso que tenho mudado bastante de opinião, depois dessa experiência. 

É algo que quero continuar fazendo, principalmente nesse período pós-pandemico. E tenho refletido o quanto a gente nesse período de caminhada até a IF ou FIRE, nos privamos de ajudas e momentos que podem ser preciosos para nosso futuro mais saudável. Entendo que no começo da nossa busca pela frugalidade é normal querermos gastar zero com o que chamamos de "supérfluos". Mas ao longo da caminhada tenho visto que é necessário abrirmos a mão e investirmos no que pode fazer bem pra gente e determinar um futuro diferente. 

É isso que acabo mostrando aqui, o quanto eu tenho me transformado ao longo desse caminho e mudado minhas escolhas e minha forma de pensar. É preciso investir em nós mesmos, senão, chegaremos à IF com muita grana e liberdade, mas será que não teremos esquecido de nós pelo caminho? 

Abs,

IFM

4 comentários:

  1. Sinceramente, acho que não vai mudar praticamente nada depois da pandemia. Muitas pessoas já ignoraram a pandemia quando a mesma estava em seu auge e não será daqui pra frente que respeitarão algo.
    Na cidade onde vivo mudou pouca coisa, apenas limitações de horário de funcionamento de comércios e uso de máscara na rua, mesmo assim muitos não respeitam(ram), sei de casos de vítimas fatais e outros que se recuperaram, mas no fim das contas cada um cuide de sí.
    Teve um cara que morreu a alguns dias, trabalhava, tinha "amigos" etc. Morreu, ninguém ligou a verdade é essa, então cada pessoa que se responsabiliza por si mesmo.
    Muita gente continuou fazendo suas festinhas e bebedeiras, pouco mudou nesse sentido.
    Eu sou caseiro pra mim não mudou muita coisa e trabalhei normalmente a quase que todo o período de pandemia.
    Também não tomei vacina, veremos se até agosto chega na minha idade.

    Você está se privando de quê? Tem um patrimônio acima da média, só passa muitas vontades se quiser...
    Se escolheu um acompanhamento psicológico faço votos que seja importante pra você e que te ajude a descobrir as suas respostas.
    Mas as respostas importantes pra você, quem tem é você mesma, seja consciente disso.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca entendi essa história de "preciso investir em nós mesmos". Poderia citar alguns exemplos concretos?

    ResponderExcluir
  3. Fala, Neta.

    Eu acho que o novo normal = velho normal. Sou cético qt a drástica mudança nas pessoas como um todo.

    Essa linha de supérfluo x luxo x "só se vive uma vez" só é descoberta da tentativa e erro mesmo, rs. Só não aposto todo seu patrimônio. rs Por exemplo, eu mesmo acabei de comprar uma moto. Estava muito estressado em casa, agora pretendo dar umas voltinhas para aliviar a mente.

    Bora lá,

    NFVB

    ResponderExcluir
  4. Ótimo amadurecimento de ideias.
    A vida só tem sentindo quando é vivida, isso inclui se permitir gastar uma parcela do dinheiro sem culpa.
    Bom saber que está fazendo terapia, parabéns pela iniciativa.
    Próximo passo é começar a sair um pouco mais, sem esquecer da segurança (é possível! )
    abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)