domingo, 16 de agosto de 2020

Trabalho e investimentos

 Olá pessoal, como estão?

Faz tempo que não falo sobre trabalho né? Sigo trabalhando bastante e tendo que resolver vários problemas que tem surgido no meio da pandemia. Surgiu uma oportunidade de mudar de trabalho que quase agarrei, mas no fim acabei querendo evitar novos riscos. Todos os dias tenho agradecido pelo patamar que estou, sei que não é fácil alguém com trinta e poucos anos estar onde estou (alguns falarão que estou velha...hahaha). 

De qualquer maneira, andei refletindo se de fato valee a pena se arriscar para ganhar um pouco mais. É a tal convexidade que está na moda falar ultimamente. Se eu fosse para esse novo lugar eu realmente correria risco de ganhar muito mais em um futuro mais longícuo, mas a curto prazo estaria ganhando pouca coisa a mais, com risco de o lugar não gostar de mim ou até quebrar. Quis dizer não para isso. 

 Acho que chegou aquele momento de olhar pra tudo que construi e focar mais em investir melhor do que de fato aportar mais para correr maiores riscos. Fico pensando se é chegada a hora também de pensar que o pior (deixar de ter trabalho) pode não ser tão terrível como era no início da caminhada. Lógico que no início deste blog, os 2 MM eram um sonho gigante e eu achava que poderia viver de renda nessa época. Não é bem assim, principalmente depois do rumo que nossa moeda tomou. 

 Por outro lado, penso também que tem várias coisas que não contabilizo no meu patrimônio hoje porque ou ainda não são 100% minhas, ou não consigo colocar a "mão na grana" ainda. Entre elas estão previdências privadas e FGTS. Somando esses valores, a situação fica bem mais confortável. 

 Fico pensando se estou chegando à reta final da minha capacidade produtiva. Seria melhor pisar no freio e só curtir agora? Sabemos que meu objetivo final é de 5MM, ultimamente tenho pensado até que seria prudente ter logo um objetivo de 10MM para garantia total de tranquilidade (vi que o VDR chegou em 11 milhões recentemente, que sonho!!!). 

Sonho, mas pelo visto não impossível. Ele chegou e parece estar bem tranquilo por isso. Acabo de pensar que seria prudente esses dois dígitos de patrimônio antes de finalmente relaxar por completo. Vamos ver se o stress do trabalho me permite chegar até lá. rs. 

Penso também: será que estou com dificuldade de sair da corrida dos ratos? Cada vez que eu chegar na meta irei dobrar a meta? Por enquanto alguns índices justificam (selic / RF rendendo nada, bolsa com rendimento pífio, dólar desvalorizado). Podemos dizer que estamos "no fundo do poço" de rendimentos para aqueles que pretendem viver de renda? Até os famosos FIIs estão dando rendimentos super baixos e ações boas pagadoras de dividendos dando uma segurada. Onde conseguir a tão famosa renda passiva de forma segura? Só se for no México, rs. 

E vocês, o que pensam de tudo isso? Momentos assim nos fazem estar mais preparados para situações semelhantes no futuro. 

Abs, 

IFM

 



26 comentários:

  1. Cuidado com esse negócio de dobrar a meta. O viver de renda é um ponto fora da curva. FGTS e previdencia privada é dinheiro seu, vc deveria contabilizar. No geral vc tá indo muito bem. Tem que ir pra RV, não tem jeito. Continue estudando, é questao de tempo pra vc chegar lá. Só nao vale dobra o "lá" todo ano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total de acordo vagabundo! Tenho que tomar cuidado com isso mesmo. Mas também confesso que quando eu coloquei a meta inicial de 2MM e depois mudei pra 5MM, tinhamos selic de 2 dígitos e nem imaginaria que poderiamos viver em uma pandemia.
      Esse momento atual está mostrando que todo o cuidado é pouco, precisamos estar muito seguros de que estaremos confortáveis na situação da IF, para não ter que voltar atrás na decisão tomada...

      Excluir
  2. Que tal a transição suave?

    Vá tirando o pé do acelerador aos poucos e sentindo a velocidade da sua vida, conforme for se adaptando vai tirando o pé.

    Acho que alguém que leva a vida nos 120km/h sente demais a mudança quando resolve frear de uma vez, vá reduzindo aos poucos.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Pi! Eu sou bem acelerada e confesso que na pandemia estou me conhecendo ainda mais. Acabo de comprar um outro curso (este nada tem a ver com finanças, seria um plano B de carreira).
      Acho que não vou conseguir ficar 100% parada na IF, mas sou tão medrosa que já estou querendo estabelecer os planos B,C, D...rs
      Abs

      Excluir
  3. Olá IFM, o seu objetivo é viver de renda ou depois pensa em trabalhar com algo que goste mais, ou seja, trabalhar sem ter a obrigação de ganhar dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!
      Meu objetivo é não ter que me preocupar com dinheiro. Acho que sou muito acelerada para ficar parada. Me imagino quando parar formalmente de trabalhar, tirando 1 ou 2 anos para cuidar de mim e fazer tudo que eu sempre quis fazer mas que o trabalho intenso não deixou.
      Depois, me vejo buscando algo sim pra fazer, mas sem necessariamente envolver dinheiro. Tenho vontade de trabalhar em ONG, ajudar pessoas. Se for trabalhar em algo mais, seria em assuntos que eu gosto e aí sem pensar em contrapartida monetária.
      Espero chegar lá e, diferente dos de alguns blogs que são inativados nesse momento, quero continuar dividindo com vocês o que estarei vivendo "do lado de lá".
      Abs

      Excluir
  4. E a vida pessoal IFM? Continua namorando? Lida bem com relacionamentos? Pretende casar? No mais, em qual segmento você trabalha? Seu cargo já é de gerência ou diretoria? Qual sua média salarial? Travei no patamar dos 10 mil e não consigo nada que avance disso por mês, mesmo tendo bom currículo e formação acadêmica. Qual sugestão me daria? Como aumentar o patamar de salário no seu nível? Qual setor você me recomenda? Indica alguma pós ou MBA? Ou algo que possa estreitar este caminho? Parabéns pela conquista e pela carreira, você parece de fato ser uma mulher incrível em todos os sentidos. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon!
      Continuo sim namorando! Eu lido bem, mas te digo que agora com o avançar da idade, já não tenho grandes ilusões com relacionamentos. Não tenho grandes ambições de casar, nem nada.
      Prefiro não dar detalhes da minha vida profissional. O que posso te dizer é que garra e muita força para lutar é importante para ir para novos patamares. Eu não sou uma profissional mediana. Sempre trabalhei muito, muitas horas, sacrifiquei feriados e finais de semana, por exemplo. Isso querendo ou não me tira do bolo de profissionais medianos. Quero ser excelente em tudo que faço e acabo sendo reconhecida por isso.
      Acho que mais do que formação, o importante é o que você agrega de valor no seu trabalho. A formação para mim é importante para você conseguir um trabalho, mas não é ela que vai fazer você ter aumento ou ser promovido, é a sua atitude enquanto está trabalhando. Pense nisso =)
      Abs

      Excluir
  5. Não consigo acreditar em nada que você escreve. Desculpe, mas parece muito falso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião Anon, sugiro que você então passe a visitar outros blogs e não volte mais neste, já que não te acrescenta em nada! O importante é ser feliz!
      Abs

      Excluir
  6. Ola, IFM!

    Eu partícula sou uma pessoa mais conservadora nessa questão do trabalho. No meu patamar, que ainda é bem baixo, eu provavelmente arriscaria uma troca de emprego pra ganhar mais, mas se eu estivesse no seu patamar já enxergo que o aumento dos aportes já não tem tanta significância na evolução do seu patrimônio (a não ser que fosse um aumento monumental, de 1000%).

    Quanto às metas, acredito que é uma tendência nós irmos “balizando” pelo que percebemos ser possível. Eu, hoje, tenho como meta bem menos que você, exatamente porque não vejo (ainda) possibilidades de ir muito mais longe. Mas, quem sabe, se um dia eu estiver podendo fazer aportes bem maiores, eu também não “dobre a meta” depois de atingir a meta, rs.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ET,
      Visitei seu blog e acho que você tem um potencial altíssimo. Primeiro, se desfaça desse namoro! rsrs
      Brincadeiras de lado, acho que eu mesma nunca pensei em traçar metas tão altas. Elas foram subindo à medida que vi que há espaço para e que o cenário economico exige também.
      Obrigada pela visita!
      Abs

      Excluir
  7. Cuidado com a sindrome de só querer acumular acumular e acumular, deu pra sentir um pouco isso nessa postagem com o sonho dos 10MM.

    A questão é definir um objetivo concreto e decente do pq vc esta juntando essa grana e colocar seu limite nele, pensar em metas e depois dobra não é tão bom, até pq metas são vagas, objetivos são mais densos

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza EI!
      O objetivo é viver de renda no caso. Mas viver de forma bem confortável. Tenho que estar imune à quedas de mercado, economia, surpresas políticas. Não é uma equação fácil.
      Mas vamos que vamos e vou contando tudo para vocês aqui.
      Abs

      Excluir
  8. Agora que a bola de neve vai começar a rolar, eu continuaria aportadando por mais alguns anos, curtindo a vida um pouco mais.
    Quando menos esperar vc vai sair do sistema.

    ResponderExcluir
  9. Olá IFM,

    Vendo você com esse dilema ainda tão nova, me faz pensar se eu conseguirei me manter produtivo e chegar na minha IF. Hoje na casa dos 40 anos com míseros 200k de patrimonio, e na atual situação do país, esse "sonho" fica cada vez mais distante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, não desanime.
      40 anos é os 30% da vida hoje em dia. Você tem muito mais anos pela frente que para trás. No início da trajetória é dificil focar porque de fato as quantias vão crescendo pouco. Mas conforme você vai vendo a bola de neve fazer efeito, você vai se animando e relaxando. Não desista, vamos comigo.
      Eu quando iniciei o blog tinha meus 700 mil reais que achava muito! Selic a 14%, era alegria total. Olha como o cenário mudou completamente e chego perto dos 2MM quase 3 anos depois!
      Foca e fé, vc consegue, vamos!
      Abs

      Excluir
  10. Olá, IFM! Saiba que tu estas num patamar que poucos brasileiros conseguem, pense bem sobre assumir mais riscos... Coloque na balança isso versus tempo com família e amigos, cuidar da saúde, viajar e desbravar o mundo... Coisas que fulano ou ciclano podem opinar, mas a decisão é só sua ;)

    Parabéns pelo patrimônio alcançado, você é a melhor!!!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza one.
      Penso nessas coisas todos os dias. Preciso estar mais atenta mesmo. A pandemia mudou muita coisa na minha vida, assim que ela passar com certeza o foco será colocar as coisas em ordem!
      Obrigada pela visita!
      Abs

      Excluir
  11. Na minha opinião você não está na corrida dos ratos. Em seu lugar,eu continuaria trabalhando até quando aguentasse para me garantir, embora com menos estresse por causa do patrimônio alto, e acho que dá pra viver de renda quando os proventos pagarem o dobro das suas despesas mensais, porque julgo importante que sempre sobre grana para aportar, mesmo na IF.
    As ações de dividendos estão fazendo bem em dar uma segurada, na minha opinião. Melhor investir no negócio do que distribuir o lucro, no longo prazo vai ser melhor pros acionistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Mago. Também acho importante aportar mesmo na IF. Vai demorar um pouco ainda para eu chegar nesse patamar.
      Abs

      Excluir
  12. 2 dígitos MM é muito mais que um sonho pra mim hahaha
    Mas seguirei na batalha por pelo menos um dígito MM :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai conseguir sim, quando menos esperar vai olhar no espelho e falar: era isso que eu achei que ia demorar tanto pra conseguir?
      Juro que eu não imaginava chegar onde eu estou. Acho que quando colocamos meta, o universo nos dá um jeitinho de nos ajudar! =)

      Excluir
  13. Olá em uma comunidade de Investidores do Reddit um dos Blogs recomendados em PT-BR era o seu, após ler uns 8 posts vi tamanho engrandecedor é ter esse conteúdo sendo espalhado cada vez mais e mais, já falando por mim estou no começo de minha vida, aos 16 anos estou com um "patrimônio" que consegui com meu trabalho e investindo de 18Mil reais, as vezes me surpreendo em 2 anos agradecendo por ter comida e residência cujo me é permitido a "facilidade" de poder investir, digo isso pois grande parte das minhas convivências obrigatórias pré-pandemia eram de pessoas que criticavam o meu modo de pensar, estudo desde investimentos a estoiscismo para lidar com os futuros problemas da vida, atualmente meu maior desejo é encontrar algo que goste e consiga escalar meus lucros, meu maior sonho é trabalhar nos EUA e por isso venho obtendo todo e qualquer tipo de conteúdo sobre finanças para com 18 finalmente comece minha jornada, muito inspirador ver seus posts e o SnowBall realizado em 3 anos determinado pelo seu empenho e pensamento, primeiro blog que li na vida e nunca achei que fosse comentar algo do tipo na internet haha muito gratificante seus compartilhamentos, me inspirarei para meu objetivo que botará carvão na minha jornada, rumo a IFM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa NLM! Que emoção!
      Obrigada mesmo por seu comentário.
      Eu considero meu blog bem pequeno e acho que dificilmente ele virará um grande como o VDR, Seu madruga, etc. Mas sigo humildemente escrevendo aqui para deixar esses relatos para mim e para quem mais puder se inspirar.
      Não conheço esse Reddit que você comenta, vou dar um google.
      Que lindo ver uma pessoa de 16 anos já com tanta vontade e a vida inteira pela frente. Eu tinha sua idade quando pela primeira vez entendi o conceito dos juros compostos e o que eles poderiam fazer. Foi aí que me dei conta que era possível ser independente financeiramente.
      Lógico que depois disso fui estudar, fazer vestibular, estudar mais e começar a trabalhar. Só depois que relembrei desse sonho antigo.
      Se você já tem esse nível de consciencia hoje, siga sempre assim. Provavelmente você será aqueles milionários aos 20 e poucos anos!
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)