domingo, 23 de agosto de 2020

Agradecimento a vocês!

 Olá pessoal, tudo bem?

Nossa, fiquei muito feliz de ver a quantidade de comentários e interações sobre o último post. É muito legal ver que eu acabo ajudando um pouquinho cada um de vocês. Isso faz valer muito a pena seguir escrevendo aqui. Principalmente quando eu penso que sou uma pessoa "normal" com uma trajetória comum de família de classe média baixa. 

Vi alguns comentários meio desanimados quando pensam no valor que possuem hoje. Respondi a todos eles. Não desanimem, eu também já tive esses patrimônios mais baixos, apesar de não estar relatado no blog, porque demorei demais para me mexer e pensar em criar um blog. 

Obrigada a todos que visitaram e comentaram, realmente me dá um gás a mais para voltar aqui toda a semana! Não é fácil pensar em o que dividir com vocês, tenho uma vida muito "normal"/não interessante e às vezes dá um nó achar que não há o que ser compartilhado.

Esta semana me animei muito com os investimentos no exterior. Fechei a semana bem positiva, acho que com um ganho de uns 2%. O melhor de tudo é não só ver esses 2%, mas ver  que eles estão em dólar. Infelizmente nossa moeda não para de se desvalorizar e pensar que a primeira conversão que eu fiz foi com o dólar a 5,01; enche o coração de alegria. 

Ao mesmo tempo vi a performance baixa da bolsa brasileira. Estou realmente cada vez mais pensando em aportar somente no exterior. Mesmo quando tudo dá errado lá fora, ainda temos um patrimônio em moeda forte. Aqui no Brasil, além de quando algo dá errado mundialmente, temos o país chacoalhando pelo menos 1 vez a cada 15 dias com notícias políticas absurdas como o veto do aumento de salário dos servidores. 

Ou seja, economia mundial melhorando, e o Brasil correndo risco denecessariamente com essas decisões sem pé nem cabeça. Isso freou nossa bolsa essa semana, enquanto EUA foi relativamente bem. E para piorar, dólar subiu muito, o que fez com que nosso patrimônio em reais recuasse novamente em termos globais. 

É pessoal, nada me tira da cabeça que cada vez mais é chave ter um belo patrimônio lá fora. Demorei pra tomar esse passo, mas uma vez dado, agora quero mandar tudo para lá e esquecer um pouco o Brasil. 

Fiz uma mini-loucura esta semana e comprei um curso (caro) para me tornar uma profissional em outra área. Digamos que seria meu plano B de carreira. O curso dura 10 meses e será na maior parte do tempo online. Estou animada e um pouco assustada (vai demandar dedicação). 

A pandamia está me mostrando que eu deixei de aproveitar muitas oportunidades (como o outro curso que eu tinha comentado com vocês, flertava com ele há pelo menos 2 anos e só fui comprar este ano) para me desenvolver como pessoa e fazer o que gosto. Antes tarde do que nunca, estou investindo em conhecimento e com certeza esse é o melhor investimento, com retornos mais altos! 

Abs, 

IFM

4 comentários:

  1. ola IFM
    nao tens receio de aportar em dolar num momento onde talvez a moeda sendo "impressa" da forma q esta, perca valor num futuro proximo??
    comprei algumas bdrs de tecnos mas com certo receio de bolha no setor e bitcoin
    minhas exposiçoes ao dolar...
    parabens pelo blog e evoluçao patrimonial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,
      Não, não tenho. As dívidas mundiais são em dólar e o dinheiro foi impresso em todos os lugares. Obviamente que uma parte do meu portfólio somente está em dólar. Também tenho ouro e bitcoin com o objetivo de manter reserva de valor.
      BDR não gosto. Acho a liquidez comprometida.
      Obrigada e parabéns pela pergunta também!

      Excluir
  2. Ainda não penso em investir no exterior. Talvez falta de estudo, talvez falta de um inglês fluente, alguns medos. Por enquanto fico fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, eu ficava na mesma situação. O curso que fiz que me abriu a mente e, de verdade, estou bem arrependida de não ter começado nisso antes.
      Não espere ter ingles perfeito ou o estudo perfeito ou a diminuição do medo. Comece devagar, mas comece!!
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)