sábado, 26 de janeiro de 2019

Saúde: um post dedicado a isso

E aí  pessoal, beleza?

Chegaram os resultados dos exames que fiz na semana passada. E qual a surpresa não é mesmo? A idade chega para todos! E a conta por ter ficado desleixada com a saúde também.

Claro que não posso reclamar muito, porque a situação poderia estar muito pior. Em resumo, estou com colesterol, triglicérides e um hormonio que acho que é relacionado à tireoide alterados.

Compartilho isso com vocês, porque vejo muita gente iniciando a caminhada da IF e correndo o risco de ficar bitolada como eu fiquei. Por anos a fio eu ignorei que havia uma saúde em meu corpo e só me foquei em trabalho, trabalho, trabalho e trabalho para aumentar meus aportes ano após ano, mês após mês.

Não me arrependo do que fiz, porque se hoje estou numa situação confortável financeiramente é porque foquei de forma extrema e sei disso. Ao mesmo tempo, não sei quantos de vocês podem ficar anos e mais anos nessa jornada e deixar a saúde de lado por um tempo é um péssimo negócio.

Eu acabei "espaçando" minhas visitas aos médicos para além de a cada 2 anos. Tanto é que os exames agora foram uma caixinha de surpresas. Há mais de 2 anos atrás, quando fiz meu último exame, meus índices estavam muito diferentes. Então não achem que "ah, em 2 anos não acontece nada", porque acontece e muito. Conheço gente que deixa de ir aos médicos po mais tempo do que isso por diversos motivos: medo, preguiça, falta de tempo. Cuidado.

Fico feliz que a elevação dos índices é sutil e que com algumas mudanças de hábitos eu posso trazê-los para um patamar normal, mas queria deixar o alerta para vocês de que nem tudo é valido por um período tão longo de acúmulo de patrimônio para a IF.

Nesta semana consegui marcar o retorno com o clínico geral e não agendei a consulta com o endocrinologista, metas que eu tinha me proposto no início da semana. Para a próxima semana, minha meta é agendar então o endócrino e o retorno a outro especialista.

Let´s go, Health 2019!

IFM

14 comentários:

  1. Já passei dos 30. Costumo fazer exames com espaço de 1 ano e pouco de tempo entre eles.
    Mas na verdade, acho que muitos exageram com esse tipo de conversa. O que você fez de tão ruim nesses anos? Seus hábitos realmente são tão nocivos? Seus exames estão tão alterados assim?

    O que tem haver o hábito de poupar/investir com saúde deteriorada?
    Tá cheio de gente que não poupou nem investiu, nem se estressou tanto no trabalho e está com a saúde detonada. Por outros motivos, mas está.
    Essa questão é muito individual, biotipo, rotina etc. O perfil financeiro não tem necessariamente haver com isso, o estilo de vida sim. São coisas diferentes.
    Minha intenção não é repreender ninguém, mas sim chamar a atenção que as coisas não são bem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      O que fiz de ruim nestes anos: piorei minha alimentação, aumentei o volume de bebida alcoolica, fiquei mais sedentária. Acho que isso explica uma série de coisas não?
      Poupar/investir em nada tem a ver com a saúde deteriorada, isso são hábitos que pouco te fazer perder tempo. Agora, trabalhar que nem uma condenada ou priorizar demasiadamente o trabalho de forma que você deixe de se cuidar, isso sim afeta a saúde.
      Como o blog é sobre a corrida para a IF, trago aqui não só temas de investimentos onde e porquê, mas como chegar nela pode ser um carrinho de emoções, foco e perdas.
      Independente do biotipo, as pessoas precisam se cuidar e é claro, nada vai impedir de você ter um ataque do coração e morrer do nada, mas aumentar as estatísticas depois de tanto foco, não acho que seja uma decisão bacana.
      Abs,

      Excluir
    2. Pois é... Tente mudar os hábitos ruins, priorizar trabalho é algo que muitos fazem, inclusive quem não busca IF.
      Por isso da minha opinião que a questão da saúde não tem necessariamente haver com a busca pela IF.

      Não encare o que eu escrevi como crítica, não é nada disso, apenas penso um pouco diferente.
      Mas espero que você consiga melhorar o que pode e deve ser melhorado.
      Quem sabe daqui a um tempo a situação já esteja bem melhor.

      Excluir
    3. Oi Anon,

      Não encerei como crítica não, estava respondendo suas perguntas! =)

      Obrigada pelas sugestões e comentários!
      Abs

      Excluir
  2. Pq vc não cria um canal no YouTube?

    ResponderExcluir
  3. Meus exames também não foram muito bens. Colesterol, triglicérides altos . Estou fazendo uma reeducação alimentar...vamos ver.....melhoras aí Independência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza reeducação alimentar é um dos grandes caminhos Beto. Mas eu considero super difícil, comer é um grande prazer para mim e me acostumei a comer coisas beeeeeeeem gostosas (estamos falando de bacon aqui. rs).

      Excluir
  4. Recomendo coma fora da caixa, low carb e dieta da ment

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa sua nova fase, recuperar a saúde perdida em busca da IF agora virou minha "profissão"... não recomento ninguém a fazer como eu fiz, se matar de trabalhar para conquistar a IF... mas sou cabeça dura e me recusei a repensar meus planos mesmo estando no meu limite. Felizmente parece que tudo acabou bem e espero não ter danificado minha saúde a ponto de não conseguir consertar mais.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Top Sr IF! Acho que foco faz isso com a gente, é preciso desiquilibrar em algum lado para conseguir mais em outro lado...faz parte!
      Que delícia ter chegado no end game ein!!!Looking foward to see what´s next!
      Quero um dia chegar no seu patamar, mas antes quero ir pisando no freio, porque acho que não chegaria se mantivesse meu ritmo por muito mais tempo...rs
      Abs!

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)