Olá pessoal, tudo bem?
Aqui tudo excelente! Rendimentos e patrimônio voando, vida indo muito bem, trabalho quase na santa paz.
Tive um grande mês. Pude ver que meus custos foram praticamente cobertos pelos rendimentos de 50% do mês. Isso quer dizer que na prática já sou uma pessoa independente financeiramente! =)
Lógico que meus gastos e minha composição familiar não vai ficar assim "enxuta" para sempre, então seguirei acumulando para que eu possa me declarar independente e nunca mais voltar ao estágio de dependência, nem mesmo se eu viver até os 90 anos! =)
A sensação que tenho agora é que é mais "deixar o tempo fazer o trabalho dele". Eu sei que estamos em uma fase da Selic a 15% e isso para o meu patrimônio é uma maravilha, mas quero também estar tranquila em fases onde a Selic chegue a 2% (em um passado recente, foi isso) e que eu consiga usando a TSR (4%) sem me preocupar se o patrimônio vai ruir...
Tem algo nos investimentos que eu ainda não entendo muito bem que é o investir em renda fixa nos EUA. Alguém usa Avenue e consegue explicar de forma didática onde podemos alocar melhor nosso patrimônio de forma segura lá?
Eu sei que posso usar a IA e o chat da própria Avenue para isso, mas quero aproveitar para interagir mais aqui na comunidade e sabemos que muitas mentes brilhantes passam por aqui, então, por que não?
Tudo indica que ao longo de outubro chegarei nos 8,5MM! Isso significa que estarei a 1,5MM de distância do tão sonhado 10MM! Já ultrapassei a meta do ano de 2025 e agora estou pensando na de 2026...acho que vou cravar justamente nesse valor simbólico e muito bonito que é chegar aos 2 dígitos de milhão! Que coisa linda!
Que eu continue sendo abençoada e com saúde para poder continuar caminhando nessa jornada.
Vamos juntos, meus caros!
Abs,
IFM
Fala IFM!
ResponderExcluirPara renda fixa em dolar eu uso o banco inter. Mas são valores modestos, ainda não usei a Avenue
Entendi, obrigada! Eu fui fechando algumas contas que tinha, inclusive o banco inter...
ExcluirFala IFM!
ResponderExcluirPara RX em dólar eu tenho usado o banco Inter, ainda não usei a Avenue, parabéns pela sua jornada
Bom dia IFM! Não invisto pela Avenue mas pela IBKR. Independente da corretora que você usa os produtos de renda fixa são os mesmos (a Avenue pode possuir alguma limitação de oferta que eu não sei). Tipicamente de títulos públicos americanos temos Bonds (pré fixados) e Tips (equivalente ao TD IPCA+) americano, sendo que existem papeis para diferentes prazos de vencimento atrelados à dívida americana (produtos mais seguros do mundo). Apesar disso, normalmente o que se faz é aproveitar nossa renda fixa BR (que tem um spread muito alto em relação aos EUA) e focar em investir nos EUA na renda variável, uma vez que o mercado americano (ou global) são muito mais fortes que o mercado de ações brasileiros. Eu pessoalmente por não conhecer (e nem querer conhecer) invisto via ETFs neutros, no meu caso globais, mas tem uma diversidade de opções no mercado (Só EUA, global sem EUA, emergentes, etc). É uma boa alternativa para manter algo em uma renda variavel mais sólida e ainda gerar um "Hedge" em moeda forte pra carteira. Mas independente de tudo, voce tem que pensar o que se encaixaria melhor na sua carteira. Só tenha em mente que a geração de renda lá fora tem impostos altos...logo dividendos por exemplo virão com uma mordida de 30% do leão americano. Outro ponto relevante é a complexidade. Investir no exterior diretamente gera uma necessidade de controle e declaração de IR diferenciada..voce tem que controlar dólar PTAX na compra, valor de dólar na conta no final do ano e outras regras que não são complexas, mas que geram um aumento do trabalho no controle da carteira. Vejo voce diminuindo seu controle e não aumentando dada sua proximidade do FAT FIRE. Pensa bem se quer trazer isso pra você nesse momento...Uma possibilidade pra evitar isso é investir em BDRs ou ETFs globais ofertados no Brasil...tem-se um investimento internacional sem a dor de cabeça de ter dinheiro fora...mas paga-se um valor de taxa maior por isso...Não tem almoço grátis...Grande abraço e parabéns pelo resultado! VVI
ResponderExcluirObrigada VVI!
ExcluirContinuamos sem saber qual é o objetivo desse blog. Por que vc precisa dessa validação externa? O que faz vc achar que ficar esnobando patrimonio é interessante? Por que vc é tao insegura?? Acredita mesmo que um dia vai se sentir confortavel com a sua montanha de dinheiro? E o pior: por que enche o blog de adsense pra ganhar uns centavos a mais, faz diferença pra sua meta dos 10 milhoes? rs
ResponderExcluirOi meu amor, tudo bem? Por que você precisa atacar os outros? hahaha. Já expliquei algumas vezes aqui no blog que faço ele pra mim mesma. Praticamente um diário. E publico, porque se for útil pra alguém, excelente, se não, é só não me visitar mais.
ExcluirO Adsense uso porque gera 100 dólares a cada aproximadamente 3 anos e não deixa de ser dinheiro, né, bebê? Muita luz pra você. Abs!
Adorei a sua resposta, é isso mesmo, quem não quer ler é só não ir visitar o blog, ninguém obriga ninguém a ser seu seguidor/leitor, enfim é cada um...
ExcluirBoa, IFM! Na verdade tenho a mesma dúvida, já andei até pensando em abrir uma conta em algum desses paraísos fiscais - Panamá ou Bahamas - e fazer um teste, porém teria que ser algo extremamente estudado antes para não cair em nenhuma armadilha.
ResponderExcluirPor enquanto tenho outras prioridades, então não posso focar neste tipo de estudo, mas vou acompanhando o post para ver se alguém aparece.
Abraços!
Olha, eu não quero arriscar muito mais não...só queria entender mais de RF nos EUA, porque estou polarizando bem o meu dinheiro e não queria deixar todo ele em RV sabe...
Excluir
ResponderExcluirResultado excelente!!!
Obrigada Kronos!
ExcluirIF parabens, como sempre nos inspirando. Meu pitaco se me permite seria parar os aportes no Brasil e daqui pra frente mandar tudo pros eua e uma porcentagem em cripto. Ate que a porcao brasileira se torne uns 20% do alocamento. Eu nao consigo confirar no real e na economia brasileira independente de quem esteja no comando. Morro de medo de a coisa desarranjar e o patrimonio derreter, sao anos de luta pra acumular, nao da pra se expor ao risco Brasil assim. Posso ser meio radical kkk, mas pensa sobre. Abracos e siga firme independentemente dos haters haha, eu e muitos curtimos eu blog.
ResponderExcluirai o desgoverno do ladrão bloqueia seu acesso aos dólares (sem conseguir repatriar) e você faz oq? chora no banho? quem tem a maior parte do patrimônio fora do Brasil já tem que ter um plano de imigração em andamento, só faz sentido nesse cenário
ExcluirSe fizerem isso troco o USD por dólar cripto. Não tem como bloquear cripto e o valor é pareado ao dólar normal. Inclusive hj em dias tem trocentos cartões que vc pode carregar com qualquer dólar cripto e gastar normal. Sem falar em outras criptos. É assim que os argentinos e os venezuelanos sobrevivem no caos. Abraço.
ExcluirUsdt, usdc ou BTC resolvem isso.
ExcluirOi, IFM.
ResponderExcluirUso a Avenue há alguns anos e gosto bastante - especialmente pela comodidade. Eles fornecem o suporte em português, depósitos via pix e as informações para declaração de IR já super mastigadas. Recomendo você estudar sobre os UCITS - espécie de ETFs irlandeses que você pode pegar por classe. Inicialmente pelo seu perfil eu olharia IWDA (índice amplo similar ao VT), FLOA (fundo de bonds públicos) ou o VDPA (bonds de empresas americanas).
Se quiser mais informações, há este link que é um bom passo inicial para estudos.
https://avenue.us/assets/pdf/Lista_UCITS_ETFs.pdf
Abs,
Calango Investidor.
Primeiro que não existe MM nem kk na notação cientifica, é apenas M ou k, mas não sei o que aconteceu com a geração Brasileira a partir de 2000 que emburreceu muito, QI médio do Brasileiro 86, bem triste. Segundo que todos nós sabemos que esse patrimônio que você coloca não é o patrimônio líquido, já que você mistura o valor do imóvel o que gera essa distorção, o correto é tirar da conta, patrimônio líquido e patrimônio imobilizado, tem que separar. Terceiro é que a mesma renda fixa daqui existe nos EUA, Treasure Bonds, Time Deposit, etc porém a rentabilidade é baixíssima e ainda tem imposto, por isso não compensa investir na renda fixa no exterior, apenas na renda variável. O Brasil é o paraíso do rentismo, então não faz sentido sair daqui se o seu foco é renda fixa.
ResponderExcluir