Oi pessoal, tudo bem?
Passando por um momento difícil aqui no trabalho. Depois de um período de calmaria boa, veio um período de muita demanda e estou aqui, me preparando para ter energias para trabalhar, em pleno domingo. A vida é isso né? Ciclos.
Ainda tenho certa vontade de jogar tudo pro alto e me declarar FIRE, mas vamos manter a calma. Se tudo der certo e eu segurar mais um pouquinho, posso me dar ao luxo de deixarem tomar a decisão por mim e ainda levar um dinheiro em alguma saída.
Estive repensando a estratégia de onde alocar a grana que tenho e, após uma viagem internacional, percebi o quão "pobre" estou em dólar. Quero começar a mandar mais dinheiro para fora, assim não sinto tanto isso. Alocar talvez em ETFs mais básicos e ir levando. Hoje tenho uma boa quantia, mas em % bem pequeno e a maioria ainda está "parada", ou seja, não investida.
Tudo indica isso ser uma meta para o próximo ano. Este ano ainda tenho que investir uma boa quantia em previdência para poder restituir IR ano que vem, então não devo ter muita grana para mandar pra fora. Quem sabe o dólar dá uma caidinha nos próximos meses também.
No geral pessoal, sumida por fato de trabalho, mas feliz por estar conseguindo ter algum equilíbrio nos meus objetivos pessoais, principalmente de cuidar da saúde (inclusive mental). Cuidem de vocês nessa trajetória e, quando a IF chegar, vamos poder dizer que valeu a pena.
Abs,
IFM
Renda fixa no exterior esteve boa, acho que ainda está, provavelmente FED vai começar baixar juros amanhã, dá pra lucrar com marcação a mercado tbm...
ResponderExcluirOlá IFM! Lembrando que investir em previdência é uma estratégia de diferimento fiscal e não de isenção. A não ser que você pretenda, no momento de usufruir dessa grana, ter uma renda mensal total abaixo da faixa de isenção de IR, que sei que não é caso, e muito pelo contrário. Logo, ou vai pagar o % mais alto (27,5%) ou vai optar por uma tributação regressiva e deixar o dinheiro num produto que podem ter rentabilidade bem ruim se não for muito bem escolhido por pelo menos 10 anos. Não estou dizendo para não investir em previdência, mas recomendo ter claro qual será a estratégia de usufruto da grana para confirmar que vale mesmo a pena. Uma vantagem da previdência privada é na sucessão, pode ser uma reserva para herdeiros usarem para pagar o imposto sobre herança, porque a grana não entra no inventário. Se isso também não for uma preocupação, não vejo que é tão vantajoso assim.
ResponderExcluir