domingo, 4 de agosto de 2024

Fechamento de Julho - 6.262.482 (+1,07%) + análise de uma pergunta

 Olá pessoal, tudo bem?

Passando aqui para deixar o fechamento de Julho/2024 e aproveitar e responder uma pergunta muito interessante de um Anon, no post passado (com problemas, de novo, para responder aos comentários do post). 

Em geral, mês de Julho sem muitas novidades. Sigo tentando organizar minhas finanças, baixar os gastos nos cartões e tentando curtir a vida ao mesmo tempo, rs. Acho que vai demorar um pouquinho mais do que eu imaginava para baixar as faturas, vamos ver. Para agosto já está o mesmo montante de julho, mas ok, estou feliz com meus gastos também, então vamos seguir enxugando onde dá. 

Uma coisa interessante que vai acontecendo no caminho para a IF, é que o tempo sempre passa e, isso significa, que tem coisas que você precisa aproveitar no momento que está e isso significa gastar. Antigamente eu tinha um pouco mais de receio de gastar pensando nisso, mas hoje, o meu patrimônio tem me permitido curtir um pouco sem culpa. Tem coisas que não vâo voltar mais mais, como alguns aniversários, algumas viagens, amigos tendo bebês...

Sobre a pergunta do Anon: "Que tipo de estilo de vida gostaria de ter que 40 mil por mês não são suficientes de custear ?"

Quem quiser ver mais o contexto (porque tem), pode ir nos comentários do post anterior. 

O Anon comenta que com gastos de 5k, bastava ter um patrimônio de 750k para poder custear sua vida. Vamos aos calculos:

5k x 12 meses = 60k anual. Para 750k de patrimônio render 60k anual, você está considerando 8% (60k/750k) de rendimentos além da inflação. Hoje, com a Selic a 10,5% e inflação em torno de 4%, não vejo essa conta fechando. Pelo contrário, se você considerar essa retirada, você está corroendo patrimônio. Mesmo olhando ações e FIIs, não vejo essa conta dando certo. 

Como sabem, eu sou extremamente conservadora, não quero me ver novamente numa estaca onde eu dependa de trabalho para sobreviver, então sempre levo em consideração os 4% de retirada que é o considerado seguro mundialmente, de forma geral. Ainda tem gente que considera 3%, mas acho que, ao longo da vida, os 4% pode ser ok. 

Então considerando 60k anual, você precisaria ter 1,5MM de patrimônio para poder retirar os 5k, ou seja, o dobro do que você está pensando. 

Há ainda algo interessante que é: meu patrimônio hoje não é líquido de ativos que rendem. Hoje eu tenho uma casa e um carro dentro desses mais de 6MM, o que me impede de considerar os 6MM como patrimônio que vai me render algo. Ainda assim, se fosse considerar o total (não quero ficar aqui abrindo o quanto é de imóveis e carro, pelo menos, por enquanto), seriam:  250,5k de rendimento anual, o que, no mês, da pouco mais de 20k. Muito menos que os 45k que o Anon comenta que eu conseguiria tirar. 

Esses cálculo é um exemplo muito importante de como alguém pode se iludir a depender de como analisa seu patrimônio e os rendimentos. É muito, mas muito importante, sempre considerar o valor líquido de ativos que rendem e os 4%, como mínimo, se você não quiser correr o risco de se considerar independente, e depois voltar atrás. 

Eu ainda considero ter meus 17MM de patrimônio para declarar minha IF. Pensando em uns 2MM de imíveis/carros, seriam 15MM líquidos, o que daria 50k ao mês de retirada. Sim, é um valor alto, mas eu não sei onde vou querer estar morando quando a aposentadoria chegar. Talvez eu esteja em uma metrópole cara, no exterior, gastando em dólar ou euro e com o nosso real cada vez mais desvalorizado. Por isso, sonho alto e não quero correr risco de grandes perrengues lá na frente. Enquanto a fase de acumulação me permitir sonhar com isso, vou sonhar. 

Abs, 

IFM