domingo, 4 de agosto de 2024

Fechamento de Julho - 6.262.482 (+1,07%) + análise de uma pergunta

 Olá pessoal, tudo bem?

Passando aqui para deixar o fechamento de Julho/2024 e aproveitar e responder uma pergunta muito interessante de um Anon, no post passado (com problemas, de novo, para responder aos comentários do post). 

Em geral, mês de Julho sem muitas novidades. Sigo tentando organizar minhas finanças, baixar os gastos nos cartões e tentando curtir a vida ao mesmo tempo, rs. Acho que vai demorar um pouquinho mais do que eu imaginava para baixar as faturas, vamos ver. Para agosto já está o mesmo montante de julho, mas ok, estou feliz com meus gastos também, então vamos seguir enxugando onde dá. 

Uma coisa interessante que vai acontecendo no caminho para a IF, é que o tempo sempre passa e, isso significa, que tem coisas que você precisa aproveitar no momento que está e isso significa gastar. Antigamente eu tinha um pouco mais de receio de gastar pensando nisso, mas hoje, o meu patrimônio tem me permitido curtir um pouco sem culpa. Tem coisas que não vâo voltar mais mais, como alguns aniversários, algumas viagens, amigos tendo bebês...

Sobre a pergunta do Anon: "Que tipo de estilo de vida gostaria de ter que 40 mil por mês não são suficientes de custear ?"

Quem quiser ver mais o contexto (porque tem), pode ir nos comentários do post anterior. 

O Anon comenta que com gastos de 5k, bastava ter um patrimônio de 750k para poder custear sua vida. Vamos aos calculos:

5k x 12 meses = 60k anual. Para 750k de patrimônio render 60k anual, você está considerando 8% (60k/750k) de rendimentos além da inflação. Hoje, com a Selic a 10,5% e inflação em torno de 4%, não vejo essa conta fechando. Pelo contrário, se você considerar essa retirada, você está corroendo patrimônio. Mesmo olhando ações e FIIs, não vejo essa conta dando certo. 

Como sabem, eu sou extremamente conservadora, não quero me ver novamente numa estaca onde eu dependa de trabalho para sobreviver, então sempre levo em consideração os 4% de retirada que é o considerado seguro mundialmente, de forma geral. Ainda tem gente que considera 3%, mas acho que, ao longo da vida, os 4% pode ser ok. 

Então considerando 60k anual, você precisaria ter 1,5MM de patrimônio para poder retirar os 5k, ou seja, o dobro do que você está pensando. 

Há ainda algo interessante que é: meu patrimônio hoje não é líquido de ativos que rendem. Hoje eu tenho uma casa e um carro dentro desses mais de 6MM, o que me impede de considerar os 6MM como patrimônio que vai me render algo. Ainda assim, se fosse considerar o total (não quero ficar aqui abrindo o quanto é de imóveis e carro, pelo menos, por enquanto), seriam:  250,5k de rendimento anual, o que, no mês, da pouco mais de 20k. Muito menos que os 45k que o Anon comenta que eu conseguiria tirar. 

Esses cálculo é um exemplo muito importante de como alguém pode se iludir a depender de como analisa seu patrimônio e os rendimentos. É muito, mas muito importante, sempre considerar o valor líquido de ativos que rendem e os 4%, como mínimo, se você não quiser correr o risco de se considerar independente, e depois voltar atrás. 

Eu ainda considero ter meus 17MM de patrimônio para declarar minha IF. Pensando em uns 2MM de imíveis/carros, seriam 15MM líquidos, o que daria 50k ao mês de retirada. Sim, é um valor alto, mas eu não sei onde vou querer estar morando quando a aposentadoria chegar. Talvez eu esteja em uma metrópole cara, no exterior, gastando em dólar ou euro e com o nosso real cada vez mais desvalorizado. Por isso, sonho alto e não quero correr risco de grandes perrengues lá na frente. Enquanto a fase de acumulação me permitir sonhar com isso, vou sonhar. 

Abs, 

IFM


11 comentários:

  1. Olá IFM,

    Vi que tem um blog paralelo a este, onde descreve, ou inicio a descrição, de um relacionamento abusivo.
    Pode continuar a desenvolver a história. Gostei do que li até onde parou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, eu desisti desse relacionamento e ai não tive mais como aportar (graças a Deus...)

      Excluir
  2. Entendi, os 6M são imobilizados então na verdade vc tem uns 3M no máximo de patrimônio líquido que seria exatamente o meu fat fire (a grosso modo minha conta está correta então), depois que eu vi a pergunta eu percebi também que desconsiderei várias coisas como por exemplo se vc paga imposto de renda, taxas de adm e sla mais oq, então na verdade o patrimônio imobilizado é um passivo que não gera fluxo de caixa e não deveria ser considerado na conta do patrimônio total por causa dessas distorções, igual o frugal fez no blog dele, 20 mil por mês de rendimentos com 7M de patrimônio pq a maior parte tá imobilizada.

    Mas é um bom exercício esse qual estilo de vida quero ter que apenas uma renda de 50 mil pode me proporcionar, eu solteiro e sem filhos mesmo viajando raramente passo dos 5k de gastos, porém tenho alguns amigos meus que uma renda de 60 mil ainda é insuficiente pra eles, pq moram em mansões com piscina aquecida de 9 mil o aluguel por mês, pagam escola de 2 mil pra cada filho, só querem andar em carros de 400 mil, celular mais top de 14 mil, só ficam em hotéis top com diária de 2 mil quando viajam, lembro de um churrasco que fui na casa de um deles que ele contrata um mordomo pra fazer a carne, montar o buffet e servir a galera, mas mesmo eu fazendo as contas ainda não chega nesses 60 mil de gastos, eu realmente não consigo entender como essa galera consegue gastar tudo isso mesmo ostentando, só se estiver bancando amantes e outros familiares folgados, essa é a única explicação kkkk.

    Mas a verdadeira burrice desses caras é não investir, se eu tivesse uma renda dessas, estaria poupando igual vc e o seleto grupo da finansfera, nunca iria torrar tudo e não ter o mínimo de reserva de emergência, pra vc ver como a grande maioria da galera é burra financeiramente, não conseguem fazer o básico que é gastar menos do que ganha.

    ResponderExcluir
  3. Fala IFM,
    o que faz você pensar no carro como um patrimônio?
    Sempre pensei nele como um bem de consumo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do ponto de vista técnico-contábil, o patrimônio é constituído de bens, direitos e obrigações. Assim, até as dívidas fazem parte do patrimônio (reduzindo o patrimônio líquido).

      O carro é um bem durável que sofre depreciação, por isso não é usual o considerarmos na contabilização do patrimônio na finansfera, onde geralmente só elencamos os ativos financeiros.

      Assim, não é errado dizer que o carro faz parte do patrimônio (é um ativo, esquece aquele bullshit do kiyosaki), só é incomum aqui no nosso mundinho.

      Excluir
    2. Interessante, isso me faz repensar meu patrimônio.
      Obrigado

      Excluir
  4. Isso sem contar os impostos, porque os 4% seria o saque bruto, mas para a maior parte dos investimentos ainda incide IR no resgate, o que muitas pessoas parecem ignorar nas contas.

    ResponderExcluir
  5. Olá estou começando meu blog onde compartilho minha jornada rumo a tranquilidade financeira. Quem tiver interesse
    https://topoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Mesmo lendo o blog com certa frequencia, acho que não tinha visto que sua meta é 17M . Bem ousada. Pra mim só não vai dar mesmo, pelo menos se eu quiser aposentar mais cedo, ainda assim 5M tá muito longe ((

    ResponderExcluir
  7. continuando.. mas realmente faz sentido os 17kk pensando em talvez morar em metrópole no exterior... isso me fez pensar que talvez eu deveria rever minha meta... mas ta bem longe e dificil pra isso.. precisaria pelo menos investir no mínimo uns 100k/mês .. e pra isso (e tendo esse nível, ganhar perto disto líquido... Hoje consigo viver com 1k, mas em breve vou precisar viver com uns 3k pelas minhas contas... ou seja... tá bem longe da minha realidade. com o salario líquido atual.

    ResponderExcluir
  8. Vc juntou 1,2 MM em um ano. Fantástico. Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)