segunda-feira, 5 de junho de 2023

Fechamento de Maio/23 - R$ 4.801.599 (+XX% patrimonio)

 Oi pessoal!

É, como podem ver, quando estamos vivendo o tempo passa voando! Mal consegui fazer o fechamento de Maio, depois de não fazer o de Abril! 

Foram meses super intensos, não consegui economizar muito - pelo contrário, além de seguir investindo na casa, resolvi aproveitar uma viagem de um familiar e pedi celular, bolsas e tudo que tenho direito, novos! Além disso, algo MUITO inesperado aconteceu. 

Me apaixonei por um carro. Um carro que era um sonho desde adolescente. E comprei. Comprei sem nem pensar muito. Meu carro atual tem mais de 10 anos então é um feito e tanto! Parece que algo aconteceu de um ano para cá e resolvi mudar de vida. 

O melhor, além de estar gastando adoidado, é que isso não tem afetado fortemente meu patrimônio e nem meus rendimentos. Vou continuar atualizando meu patrimônio da seguinte maneira: 

- Carro: preço de mercado/FIPE

- Imóvel: valor pago de entrada + amortizações (sem juros)

Pela primeira vez também cai na malha fina no IR! Eu achando que poderia ser reformas ou algo assim, não. Eu caio na malha fina por despesas médicas! Sei nem por onde começar a ver isso, parece que tenho que aguardar. 

Quem tiver dicas, por favor, me avisem! 

Abs, 

IFM

5 comentários:

  1. Parabéns pelos resultados IFM! Se você usou a declaração pré-preenchida tome cuidado pois ela lança várias despesas médicas que não são restituiveis como restituiveis: Exemplo: Vacinas, consultas em que houve ressarcimento por plano de saúde, etc. Tem que ficar atenta e conferir os dados trazidos...Pode ter sido o seu caso... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Imóvel do ponto de vista financeiro só é bom pra quem compra à vista.

    Quem compra à vista, tem o poder de compra. Não adianta nada corretor falar que o imóvel vale 500 se aparece apenas uma proposta de 300.

    Claro que se o vendedor achar alguém que consiga financiar os 500 que ele quer no imóvel, tirou a sorte grande.

    ResponderExcluir
  3. Esse seu blog não faz o menor sentido do ponto de vista da independência financeira, tudo que você faz é gastar indiscriminadamente e mesmo assim o patrimônio só cresce. Ou a história é fantasiosa ou sua renda é tão alta que pouco interessa onde você investe ou deixa de investir. Na verdade é um desserviço para quem busca ser independente financeiramente, deveria mudar o nome do blog. Me desculpe a sinceridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso o contrário. O blog dela é interessante justamente por divergir dessa tradição "minimalista" que o pessoal FIRE busca. Isto é, por fugir da mentalidade de escassez e economia a qualquer custo. Acho muito interessante ver que é possível juntar um patrimônio relevante, ter conforto e se permitir alguns luxos. Isso também faz parte de uma jornada de independência financeira. A lição que esse blog deixa para todos nós é bem clara: o aporte é muito mais importe do que a taxa de retorno do seu portfólio. A disciplina de poupar sempre e poupar cada vez mais (fruto de ganhar mais tbm) é, talvez, mais útil do que tentar acertar a alocação dos investimentos ou buscar taxas de retorno elevadas. Pra mim, essa mensagem ficou clara e me foi útil: foque nos aportes, evolua como profissional, ganhe mais.

      Excluir
  4. Legal ver a sua nova fase, usufruindo o patrimônio. Se a pessoa só consegue poupar e poupar, acumular virou um vício, se perdeu no meio do processo.

    Os 5kk já estão logo ali! abraços!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)