domingo, 14 de maio de 2023

Fechamento de Abril e Descontrole de Maio

 Oi pessoal, tudo bem?

Acabei fazendo as contas do fechamento de Abril e não postando aqui. Como a gente já está na metade de Maio, no próximo fechamento, já faço de ambos. Até porque, acho que vai ser zero avanço de abril a maio, rsrsrs. 

Resolvi aproveitar. Tem gente da família os EUA e vou aproveitar e comprar umas bolsinhas de luxo (comprei minha primeira! uau) e trocar de celular. Acho que mudei de nível pessoal. Sei que muitos aqui podem me criticar, mas do que vale economizar tanto e não aproveitar a jornada de vez enquando? 

A chance de eu evoluir meu patrimônio de abril para maio é quase nula. Está tudo bem, acho que ainda posso manter a meta dos 5MM. Sabem que as vezes acho isso muito dinheiro, as vezes acho super pouco quando penso nas coisas que posso comprar. 

Sem dúvida o que estou vivendo é mais tranquilidade no trabalho. Não tenho mais me matado para trabalhar, pelo contrário. Tenho feito exercícios todos os dias, ido à médicos, cuidando da saúde. Essa parte também são gastos, mas investimentos no nosso bem-estar. 

Pode ser que eu demore um pouco mais para chegar na IF, mas quero muito aproveitar essa jornada. E o mês de Maio, além do ano de 2023, são momentos que estou aproveitando. Uma chavinha mudou quando comprei meu primeiro imóvel e vi que a vida pode ser mais do que somente economizar. Foco em ganhar mais, sempre! Mas foco também em aproveitar. Como diria alguém por aí: we are not getting any younger. 

Estou com vontade também de mudar um pouco minha estratégia de investimentos. Não fiz minha declaração de IR ainda (vou tentar hoje), porque DEMORA DEMAIS. Sério, vejo minhas ações do Brasil, FIIs que agregam quase nada de valor e etc. O que eu vejo é que o trabalho que dá para administrar esses ativos vs o que de fato agregam no meu portfólio, não vale a pena. Pelo menos nesse momento de Selic alta. E muito menos ainda quando olho o total do meu patrimônio. 

No final das contas, vou esperar esses ativos darem uma nova guinada para eu poder vendê-los. A vontade que tenho agora na cabeça é de SIMPLIFICAÇÃO. Diminuir número de contas de banco, diminuir ativos, tornar a gestão dos meus investimentos mais simples. De alguma forma, tempo vai se tornando mais importante que dinheiro. 

Mas vamos que vamos, provavelmente só volto no fechamento de Maio. Este mês tem sido muito especial...

Abs, 

IFM

7 comentários:

  1. Eu acho que está nascendo uma nova Boglehead...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns IFM! Essa preocupação pelo simplificar ao meu ver é uma das grandes preocupações de todos que estão chegando em sua meta FIRE. Se a declaração de IR serve pra algo é vermos a complexidade da nossa carteira. Sempre penso em simplificar tudo investindo em RF e em RV apenas através de ETFs ou fundos...tudo isso pra facilitar o controle...mas no meu caso é um plano pro médio prazo... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pense nisso:
    https://www.clubedopairico.com.br/o-suficiente/55157

    ResponderExcluir
  4. Eu não gasto com roupas, nem com viagens, meus gastos de lazer são outras coisas.

    Acho que faz 5, 6 anos que não compro roupas, ganho tudo.

    Meu celular tô com ele desde fevereiro de 2021, quando parar de funcionar eu troco. No mais é só despesas normais com carro, iptu, luz, água, comida etc...

    Eu só invisto em LCI e em imóvel. Imóvel é uma máquina pra fazer ganho de capital, mas prefiro deixar alugado, patrimônio não se gira, se acumula.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Acho que só faz sentido acumular patrimônio se a gente gasta mais na medida em que junta mais.

    É justamente o equilíbrio entre pensar no amanhã mas também usufruir o hoje, caso não queiramos viver como pobres e morrer ricos.

    Abraços!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Está correta! Nosso ativo mais precioso é o tempo! Se todos aqui visam a aposentadoria precoce é porque valorizam o tempo mais que tudo (mesmo sem alguns saberem) e às vezes algumas economias monetárias custam 10x mais em tempo despendido.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. IFM,

    Sua fase é muito boa e a mentalidade está correta.

    Devemos privilegiar o caminho e nos investimentos eu também não vejo mais sentido em sair comprando um monte de ações. Já faz um ano que não adiciono nenhum novo ativo na carteira e acredito que focar no que já tenho é o melhor caminho.

    A vida tem que ser menos burocrática, o tempo é para ser bem vivido.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)