sábado, 11 de fevereiro de 2023

Mês que vem estou voltando! De volta aos cálculos financeiros!

 Oi pessoal, tudo bem?

Finalmente o período de caos financeiro está chegando ao fim. Lógico que não serei como antes de ter uma casa, mas pelo menos, os grandes números vão ter chegado ao final. Estou falando de gastos como piso, marcenaria, marmoraria e demais semelhantes que vou ter finalizado de pagar e aí sim voltaremos a poder contar os gastos e rendimentos. 

Eu não poderia ser mais grata por esse movimento que fiz. Sair do casulo de só querer aportar e se jogar em uma dívida gigante para poder ter meu espaço, minha paz, foi muito importante. Coincidentemente mês que vem fará 1 ano que assinei o contrato. É uma jornada longa, eu sei, mas muito gratificante. Desafiadora também, porque, afinal, lidar com tantos prestadores de serviços e pessoas querendo tirar proveito do seu sonho, não é fácil. 

Mas quem disse que as coisas boas são fáceis? Não me arrependo nem por um momento. Nesse momento estou sentada na minha casinha, tomando um solzinho, sentindo a brisa da manhã e ouvindo uma musiquinha. Que delícia de paz. São coisas que o dinheiro compra sim. 

E ontem então que fui até a feira almoçar um pastel? Fiz uma caminhada, tomei sol, falei com gente, vi os preços das frutas e legumes e ainda degustei um ótimo pastel com água de coco fresquinha. Pequenas pausas no dia-a-dia extenuante de trabalho com mini-exercício físico. A vida boa existe e eu posso provar. 

Minha casa não é nada luxuosa. Fiz questão dela ser bastante funcional e confortável, mas está bem longe do que o VR um dia relatou no ap dele de ter banheira e etc (rs). Um dia ainda quero conquistar isso. Mas por enquanto, pra quem não tinha nada, está um luxo só poder viver em um bairro bom e com todas as facilidades em volta, sem precisar pegar carro. 

Queria relatar isso, porque acho que a vida não é um caminho reto. Por muitos anos economizei e fiz sacrifícios para chegar a um bom patrimônio. Senti no ano passado que era hora de arriscar e me endividar por algo meu. Digo endividar porque sim, estou pagando as parcelas. Mas pensar que daqui pouco menos de 1,5 ano já posso amortizar com o FGTS de novo, minha expectativa está em pagar a casa em no máximo 4 anos (financiei por 10 anos somente). 

É isso pessoal, fevereiro acabando, começamos com os fechamentos mensais novamente a partir de março. Aportes menos gordinhos, porque agora tenho muitas despesas mensais, mas nada paga o sentimento de felicidade, vida boa e paz que estou sentindo. Vivendo a vida intensamente, isso define como tem sido meu primeiro mês morando por aqui. 

Abs, 

IFM

5 comentários:

  1. Você cita a sua alegria por "ter seu cantinho" agora. O que é realmente muito bom! Mas antes você morava com seus pais? Ou dividia apto com algum amigo (a)?

    ResponderExcluir
  2. Bem vinda de volta aos aportes ! Parabens pela conquista. Poderia explicar o racional de quitar o financiamento em apenas 4 anos, ao invés de poupar 4 anos e comprar à vista ?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela conquista!
    Pude relembrar da alegria que tive ao começar a morar no meu apartamento há 5 anos atrás :)
    Estarei quitando em breve com o FGTS se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns IFM! É muito bom poder montar seu cantinho sem se preocupar em pedir autorização para o dono ou sabendo que qualquer benfeitoria que fizer não diminuirá seu aluguel, tendo ainda o risco de desfazer antes de devolver o imóvel... Ter imóvel próprio te dá essa tranquilidade de saber que ninguém te tira sua casinha e que você pode com paciência ir montando ela de acordo com a sua imagem. Grande abraço e bem vinda novamente aos aportes! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)