domingo, 26 de junho de 2022

O que o caminho para IF vai te ensinando

 Oi pessoal, tudo bem?

Depois dos comentários no último post, resolvi escrever um pouco sobre o processo de amadurecimento na jornada rumo à IF. 

Sim, tem muitas coisas que só a jornada vai te ensinar. E uma delas, é que você é um ser humano e vai mudar ao longo dela. Se no começo você julga quem gasta com uma pizza ou um café, no meio dela, você descobrirá que não são esses pequenos valores que vão impactar seu patrimônio acumulado, mas que os pequenos momentos de alegria vão te fazer se sentir bem. 

E essa jornada não é sobre dinheiro. É sobre liberdade, sobre fazer o que gosta e quando quiser. É sobre se sentir bem. E porque esperar chegar na idade XX para começar a ter essa sensação? Não, você deve (e espero que) descobrir que vale a pena se sentir bem depois de um determinado patrimônio. 

Não é fácil chegar na etapa de conforto que estou. Mas estou muito orgulhosa de onde cheguei. Viajei muito, comemorei muito e hoje, realizei um sonho que nem imaginava que tinha: o do meu cantinho. Sim, esta semana peguei as chaves e já pude ter o sentimento de: isso é meu. 

O melhor dos sentimentos é saber que essa compra não impactará em quase nada meu patrimônio. Apesar de muitos comentários julgando, estou fazendo o que falei no primeiro parágrafo: investindo "pequenas" quantias em prol da minha felicidade. E é sobre a minha felicidade esse caminho. 

Fui mudando de decisões ao longo do processo: achei que pagar à vista valeria a pena, aí descobri que valia a pena era tirar o FGTS. E com isso, seria importante financiar uma parte, para agilizar o processo. Com isso, comecei a fazer contas de quanto de fato seria importante financiar. Com isso, consegui uma carta de crédito com uma taxa que hoje é quase metade da Selic. Por que não financiar quase tudo? Foi o que fiz. 

Até agora, zero arrependimentos. O valor investido até agora estava parado no FGTS rendendo 3% ao ano. Seguirei pagando as parcelas, até o momento que achar que não vale mais a pena e tenho dinheiro suficiente para liquidar a dívida na hora que bem entender. 

É sobre isso que queria falar. O caminho para IF é sobre decisões. E é sobre chegar nela não com o vazio de quem nada conquistou (ou só conquistou a IF), mas com o preenchimento de ver a conta do patrimônio aumentando e também a conta de experiências/histórias para contar/ outros bens, também aumentando. 

Estou começando a achar que chegar na IF não será a maior conquista desse blog. 

Abs, 

IFM

8 comentários:

  1. Comprar um imóvel é algo bem difícil para a maioria das pessoas, pelo preço dos imóveis e pela renda baixa da maioria das pessoas.
    No seu caso, pelo que você já descreveu, o valor do imóvel nem chega a arranhar seu patrimônio, dessa forma acho mais do que justo investir num bem como esse.
    Com a Selic alta, há boas LCAs para quem tem bastante dinheiro no banco, mesmo bancões mais conservadores oferecem investimentos de renda fixa interessantes, com carência de 3 a 6 meses, ou seja dá pra ter uma renda mensal interessante e sem imposto de rende.
    Não sei até quando os juro ficarão altos, não dá pra saber e sei que tem efeito negativo na economia como um todo, mas pra quem tem uma boa quantia a hora de ter uma renda acima da média é agora, muito mais seguro e tranquilo que RV.
    Estou na busca ao menos de uma semi IF, meu objeto era chegar nesse patamar até os 40 anos, já não falta muito tempo, tenho 38, espero que eu consiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual patamar Anon? As vezes nós colocamos um numero na cabeça achando que é aquilo ou nada. Ok que voce quer aos 40, mas o que muda se voce atingir aos 41 ou 42? Quase nada, não?
      Então não desista.
      Sobre o ape, sim, se a Selic cair muito, vou lá e quito ele. Tranquila quanto a isso.
      Abs

      Excluir
  2. Hey, se vc quer carregar a dívida o maior tempo possível e tem FGTS entrando, considera pagar as parcelas do financiamento com o FGTS. Tem uma modalidade chamada PPP (Pgto Parte Prestação) em que vc usa o FGTS pra pagar até 80% do valor da parcela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, você acaba de me dar uma idéia. Eu estava pensando em usar FGTS para amortizar a cada 2 anos, mas essa saída parece boa também. Vou pesquisar sobre isso, obrigada!

      Excluir
  3. Concordo plenamente. Eu, por exemplo, invisto o mesmo percentual que reservo para viagens (30% cada) pq isso me faz feliz. Não importa se financeiramente aparenta ser um suicídio.. cada um sabe o que é melhor para sim no fim das contas. Hoje, tenho metade do patrimônio que poderia ter, mas muitas experiências marcantes que mudaram a forma como enxergo o mundo. Liberdade é sobre isso. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais Anon, as experiências que você adquire nas viagens podem muito bem impactar no seu futuro profissional e te ajudar a conseguir aportes ainda maiores. Pense nisso! ;)

      Excluir
  4. Eu também adquiri um imóvel financiando no início do ano passado e estou muito satisfeito com a decisão. Penso em diversificação, e esse imóvel me ajuda a ter um portfólio mais equilibrado. Porém acredito que tinha uns entendimentos equivocados que estou notando que você também não está considerando:
    1º Pensamento: “Meu financiamento é a metade da taxa Selic”. Eu ficava intrigado como o banco oferecia um tipo de investimento que ele teoricamente iria sair perdendo para a taxa básica de juros, porém o segredo está na TR. Fui colocar no papel e vi que não só o juros aumenta quando a TR é positiva, como toda a divida é reajustada, ou seja, o saldo devedor sofre esse incremento também, automaticamente aumentando os juros também de todas as próximas parcelas.
    2º Pensamento: “Vou usar meu FGTS por que rende 3% ao ano “. Aqui temos a TR também ajudando a aumentar um pouco e nos últimos anos também tem distribuição o lucro, assim rendendo mais que a inflação nos últimos 5 anos. Não que seja o melhor investimento, porém é interessante considerar a % real e lembrar que nele não incide imposto de renda.
    3° Pensamento:” Vou abater meu financiamento com FGTS”. Também estou fazendo isso, e estou satisfeito, porém uma informação que eu não tinha, lembra do lucro que é distribuído? Só é feito em cima do saldo que tiver no último dia do ano. Ou seja, melhor momento para amortizar é em janeiro, pois fazendo depois você deixa de receber proporcionalmente o valor retirado.
    Graças a amortização que fiz ano passado, hoje meu saldo devedor é pequeno, e as taxas de seguro são fixa, então penso que elas possam impactar a Taxa efetiva, analisando assim se é melhor quitar ou continuar utilizando o FGTS para quitar aos poucos a dívida.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns IF! O dinheiro serve pra isso mesmo. Comprar conforto e tranquilidade. Imagina deixar de viver até chegar na IF? Já tive essa mentalidade antes e foram anos praticamente perdidos. Tem que fazer valer a vida valer a pena todo dia.

    Obrigado por manter a finansfera viva e continuar postando, bem legal ver teu avanço.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)