sexta-feira, 17 de junho de 2022

A saga do imóvel - atualizações

 E aí pessoal, tudo bem?

 Semanas agitadas por aqui! Mas muito feliz! Finalmente processos que estavam emperrados como o registro do imóvel e a vistoria, aconteceram tudo juntos e deram certo! Semana que vem já pego as chaves da  minha mais nova conquista! 

Semana que vem também inicio todo o projeto com um arquiteto. Sim, resolvi gastar com isso. Na verdade, investir nisso. Mas por que?

Porque achei que o custo-benefício vale a pena. Ter uma casinha aconchegante, com a nossa cara e tudo que é de mais moderno, não tem preço. Economizei muito para chegar no nível que estou e ter um certo conforto. E é isso que farei. Já comparei casas projetadas com arquiteto x as que a pessoa fez sozinha e sim, tem uma enorme diferença (principalmente para quem não tem o dom, como eu). 

Tudo indica que em poucos meses estarei no meu sonho de casa própria, vivenciando essa experiência, finalmente.Aliás, feliz que a Selic subiu mais, meu financiamento segue valendo muito a pena por isso. 

Por outro lado, ações caindo por todas as partes, assim como as criptos. Confesso que o que tenho em RF (e olha que não é pouco), não está sendo suficiente para cobrir o "buraco" que essas quedas tem deixado. O negócio é ter paciência e aguardar uma nova fase de subidas, já que não tem muito jeito. 

Vamos manter paciência e quem puder, aporte em ações e cripto. Sem dúvidas quando ambos voltarem a subir será um a grande alegria ter feito essas compras agora. Eu, infelizmente, não posso porque tudo está voltado para minha casinha. =)

Também estou feliz e cuidando da minha saúde/aparência. Descobri o quão é bom ter dinheiro para nos cuidar e não quero nunca mais deixar de fazer isso. Se vou chegar aos 4MM ainda no fim deste ano? Não sei, sinceramente. Este ano está sendo bem diferente de todos os demais da minha jornada rumo à IF. 

Só sei que estou mais feliz assim, aproveitando tudo que acumulei até agora.

Abs,

IFM



17 comentários:

  1. Você pagou sua casa no dinheiro vivo ou financiou? Eu paguei a minha à vista, tá alugada faz tempo e gostam de morar nela.

    A imagina né, pagar 74 mil numa casa de 88 metros, perto do centro, nunca mais uma dessas. É em baixo, nos fundos, em cima tem duas moradias, entradas separadas, espaço de fora é só pra mim lá em baixo.

    Eu jamais iria financiar, mesmo se tivesse milhões na conta rs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei uma boa parte com FGTS e financiei o restante. Estou bem satisfeita com a minha taxa a quase 50% da Selic hoje em dia, rs.

      Excluir
    2. Financiar é loucura, me desculpe. Nem eu financiei e tenho menos dinheiro que você.

      Excluir
  2. Não dá pra entender como alguem acha que comprar uma casa é uma boa coisa em meio a tento perrengue e dor de cabeça.
    Alem do mais "tudo está voltado para minha casinha"....que atraso ! Mas tudo pelo estupido sonho da casa propria pra deixar pra alguem qdo morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, sugiro que você amplie seus horizontes. Não dá pra entender muitas coisas, tudo depende do valor que você da para cada uma delas. Exemplos: não dá pra entender quem usa roupas de marcas, quem gasta com viagens, quem paga TV por assinatura e assim por diante. Cada um sabe o que te faz feliz e investe dinheiro naquilo. Não julgue o que os outros querem fazer com o dinheiro deles. Eu tenho uma posição confortável financeiramente hoje que me faz gastar sim em coisas que eu não gastava anteriormente, como meu bem estar mental, físico e emocional. Estou feliz assim.
      Te desejo felicidade tb, rs.
      Abs

      Excluir
  3. Que legal IFM! Tem muita coisa boa pra ser colhida no caminho da IF. Quanto à reforma, eu tenho uma dica: começa desde já a montar 2 "books, sendo um técnico e outro fiscal. No técnico você registra tudo que você usar na obra com marcas e códigos, fotos, plantas, manuais, etc. Imagina como fica mais fácil no futuro você saber qual é a cor exata da tinta pra fazer um reparo. No fiscal você vai guardando todos os documentos pra suportar o lançamento desta reforma no IRPF. Lembra de pegar todos os recibos e cupons fiscais com o seu CPF. Já pode começar com o recibo do pagamento do arquiteto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super útil sua dica InvesIF. Preciso entender mais sobre esse tema de declarar no IR. Vamos ver! =)

      Excluir
  4. Concordo 100% com a ideia, se vai passar toda a vida ou boa parte dela no apt faz todo sentido caprichar nessa parte. É para isso que poupamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é FT! Você vê como cada um tem uma opinião ao ver o comentário do Anon acima...precisamos fazer o que nos faz bem! E viver bem, hoje, pra mim, é uma prioridade! =)

      Excluir
  5. Depois de todos os perrengues com a casa além da perda financeira causada, me diz uma coisa, valeu a pena do ponto de vista financeiro? Do ponto de vista psciologico já devemos saber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon, por enquanto está valendo. Selic está quase 14% e eu com taxa de juros quase pela metade disso, ou seja, estou construindo patrimônio e ao mesmo tempo pagando menos por ele. Pelos anuncios que estou vendo mais recentemente, a casa parece já ter valorizado 20%, além de tudo.

      Excluir
  6. Olá IFM. Fico feliz por sua conquista. Alguns meses atrás comprei meu imóvel e também realizei uma reforma com arquiteta. Só tenho um conselho, pesquise muito antes de fechar com uma arquiteta e uma equipe de obras. Eu passei pela maior dor de cabeça da minha vida devido a uma escolha ruim nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Anon? E ao que se deve sua escolha ruim? Quais seriam as dicas para evitar isso? Eu peguei uma arquiteta indicada por uma amiga, ou seja, essa amiga teve uma excelente experiência com ela.

      Excluir
    2. Olá. Então, eu pesquisei pouco na hora de escolher os profissionais que iriam fazer a obra. Estava com pressa para fazer a reforma porque precisaria me mudar logo e acabei não pesquisando muito.
      Mas como você disse que teve uma amiga recomendando, já é meio caminho andado. Minhas amizades não tinham indicações. Eu fui pesquisando na internet mesmo e nem sempre é uma boa.

      Excluir
    3. Olá. Então, eu pesquisei pouco na hora de escolher os profissionais que iriam fazer a obra. Estava com pressa para fazer a reforma porque precisaria me mudar logo e acabei não pesquisando muito.
      Mas como você disse que teve uma amiga recomendando, já é meio caminho andado. Minhas amizades não tinham indicações. Eu fui pesquisando na internet mesmo e nem sempre é uma boa.

      Excluir
  7. Vale a pena demais, cara.
    Resgatei tudo que tinha de TD faz 5 anos pra dar entrada no apartamento que moro atualmente e não me arrependo nem um pouco.
    Parabéns e que seja muito feliz na sua nova moradia! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zé!! Por enquanto, apesar de umas demoras e dificuldades no processo, só alegria! =)

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)