sexta-feira, 1 de abril de 2022

Sonho Realizado!

 Olá pessoal! 

Amanhã teremos o fechamento do mês de Março, mas não queria deixar de fazer um post dedicado a um dos acontecimentos mais importantes da vida de alguém: a compra do primeiro imóvel. 

Sim, me julguem, comprei! o/

Que trajetória! Quero relatar tudo depois em um post dedicado a um passo-a-passo, principalmente depois de finalizar todo o processo. O que posso dizer até agora é que passei uns bons meses garimpando imóveis e fechei com um que não era exatamente tudo que eu queria 100%, mas é 90% o que eu esperava e está ótimo. 

Fiz uma bela negociação. Tinha o interesse de quitá-lo na primeira oportunidade, mas depois de fechar um financiamento com o banco com taxa efetiva de pouco mais de 9%, acredito que vou deixar o dinheiro aplicado a uma Selic de pelo menos 12% e pagar as prestações. Pelo menos esse é meu planejamento até enquanto a Selic tiver alta. Ir monitorando isso mês a mês e ir usando algumas estratégias para amortizar a dívida. 

E aí vocês vão me perguntar: como está a emoção de ter seu próprio cantinho? Ainda não está. Parece que não caiu a ficha ainda. Paguei um sinal bastante baixo, então financeiramente também não me afetou. Ainda levará um tempo para eu poder fazer vistoria, pegar as chaves, afinal tem que sair o financiamento com o banco. Até lá, parece que nada mudou. 

Vou relatando aqui até o feliz dia que eu pegar as chaves. Acho que quando eu tiver ali, no meu pequeno espaço, sozinha, vou perceber que sim, um sonho de pelo menos 10 anos atrás, foi concretizado. Vale a pena ter a sua própria grana e realizar os sonhos com tranquilidade. 

Ah, e devo contratar um arquiteto pra deixar o meu cantinho a minha cara e o mais especial possível! Dinheiro não compra felicidade, mas ajuda SIM. 

Amanhã, fechamento.

Abs,

IFM

9 comentários:

  1. Parabéns IFM! Comprar o primeiro imóvel é um passo muito legal na nossa vida! Uma dica: Pense muito bem se for instalar móveis planejados no melhor layout para hoje mas também para o futuro pois móveis planejados são ótimos, mas se tiver se alterar algo futuramente vira um pesadelo. Outro ponto: Abaixo de pias recomendo não deixar o arquiteto colocar peças de compensado pois no primeiro vazamento ou pinga pinga você perde o móvel. Ou deixa aberto ou coloca umas prateleiras metálicas (tipo escorredor) que se pingar água vai direto pro piso e não danifica o móvel. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela aquisição, IFM.

    O VVI tocou num ponto interessante sobre móveis planejados. Meu colega teve alguns probleminhas com isso quando sua geladeira antiga queimou e não encontrou peças de reposição no mercado. A saída foi comprar uma geladeira nova, mas nenhuma medida se encaixava com o espaço da geladeira antiga. Então precisou fazer algumas mudanças na cozinha e acabou gastando um pouco mais.

    Mas aproveite cada momento de alegria desse sonho realizado. Ter seu próprio cantinho é uma sensação maravilhosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não entender o por que de um imóvel ser o "sonho" de muita gente, parabéns.
    Contratar um arquiteto pra deixar o meu cantinho a minha cara? Ai já começam os gastos com home ownership que é um dos grandes vilões de se atingir FIRE. Boa sorte anyway
    VR

    ResponderExcluir
  4. Ótimo negócio!

    A jornada FIRE precisa ser acompanhada da priorização dos nossos sonhos, nem tudo deve ser adiado para depois quando é possível conquistar agora.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  5. Parabéns IFOM. Esse assunto de imóvel é sempre controverso, muitos "especialistas" financeiros desaconselham, incentivam você a viver de aluguel, enfim, o que não falta é bullshit. Eu particularmente, acredito que todos deveriam ter um lugarzinho pra morar. Primeiro pq imóvel é algo físico que independente do momento econômico estará lá. Outro ponto é que todos nós vamos envelhecer em algum momento, mudanças na velhice sempre são complexas, enfim, eu não tenho dúvidas de que você fez um bom negócio. Quanto ao financiamento, se você focar, pagará em poucos anos e sofrerá menos com os juros. um abs!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns fico feliz de ver pessoas conseguindo seus objetivo isso e de grande alegria fico feliz por você muito sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! você merece!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)