sábado, 28 de agosto de 2021

A estratégia de investimentos ao longo do caminho para IF

 Olá pessoal, como estão?

Recebi uma bela notícia esta semana, que vai culminar em um aumento nos meus rendimentos mensais! o/ 

Nada mal para a crise que estamos, não? Ainda vou escrever um post falando sobre a importância do trabalho no caminho para a IF. Eu poderia estar estudando, teorizando sobre investimentos, focando horas no tema, mas não estou. A real é que foco no trabalho mesmo e em ganhar mais e com isso, o bolo de neve dos investimentos vai fazendo o seu trabalho. 

Mas hoje resolvi escrever sobre algo que acabo de comentar nos comentários do post anterior: como é preciso ir readaptando a estratégia de investimentos ao longo da jornada para a IF. Pensem comigo: 

- Se no começo da nossa jornada temos um maior apetite a risco e qualquer ganho nas ações brasileiras nos faz ir além e investir ainda mais, do meio pro fim da jornada o importante é ter estabilidade e planejamento. 

- Se no começo temos pouco conhecimento e apostamos muito em poucas cestas, no final queremos mais ter a paz e tranquilidade de rendimentos mais constantes e proteção. 

- Se no começo achamos o Brasil um mundo de oportunidades, no final entendemos que o Brasil é arriscado demais para manter tudo por aqui. 

E é por isso, que neste momento, estou revendo minha estratégia para: 

1. Aumentar o % de investimentos que tenho no exterior. Quero chegar a ter uns 30% dos meus valores em dólar, afinal, não sabemos em que tipo de apocalipse estamos nos metendo no Brasil com a inflação e eleições em 2022. 

2. Manter cada vez mais os valores em RV sob controle aqui no Brasil. Este país tem sido sempre o país do futuro e, novamente, com eleições no ano que vem e com ganhos cada vez mais marginais nessa parte, penso em até retirar parte do investido para deixar em RF ou em RV nos EUA. 

3. O efeito bola de neve faz cada vez mais efeito quando você tem mais grana investida. Em um cenário de SELIC subindo, vejo meus rendimentos mensais aumentando pelo simples fato de grande parte dele estar em RF e cada mês mais.


Para mim, tem feito cada vez mais sentido ir movendo meus investimentos do Brasil para os EUA e da RV para a RF (aqui no Brasil). Ainda não sei qual seria a distribuição ideal para o end game, tenho mudado muito de opnião ao longo do caminho. 

Sei que este post ficou com "pinta" de quem já atingiu mais de 50% do caminho para a IF, mas recentemente tenho me sentido um pouco assim. São quase 3MM de reais investidos, objetivo este que quero atingir até o final deste ano. Apesar de matematicamente ser 30% da jornada que estabeleci, sinto que esses 30% iniciais foram mais demorados do que os 70% finais, e por isso não acho que os 50%-50% possam ser explicados pelos números divididos por 2. De novo, o efeito bola de neve começa a fazer muito sentido pra mim e algo me diz que o tempo para acumular os 70% finais pode ser até inferior do que levei para acumular os 30% iniciais. 

Então, bora readaptar as estratégias e os valores para uma alocação de mais estabilidade. 

Abs,

IFM

6 comentários:

  1. Boa tarde IFM! Concordo plenamente com seu posicionamento...a nossa estratégia vai mudando com o tempo, conhecimento adquirido e proximidade do FIRE. Também recentemente aumentei minha previsão de remessas pra fora, pensando principalmente na conta que o Brasil terá que pagar pós eleição (estamos só jogando o custo da crise pra debaixo do tapete...uma hora teremos que pagar). Apesar disso uma coisa acredito que temos que ter em mente... O objetivo do nosso patrimônio é gerar renda pra nos manter na fase FIRE e a cada dia o Brasil dificulta o envio de dinheiro pra fora ou aumenta os impostos pra quem mantém dinheiro fora (vide nova regra da Receita que considera variação cambial como tributável). Dessa forma para aqueles que não pretendem aposentar fora do país esse valor fora pode virar um problema pois sairá caro repatriar o dinheiro e o DY de ativos fora do Brasil são baixos (e ainda tem os 30% de IR prós EUA). Assim também acho perigoso deixar demais lá fora... Não sei...Estou pensando muito sobre a melhor estratégia no momento...
    Também sou fã da renda fixa (especialmente atualmente) e vejo excelentes oportunidades acima da média (IPCA+4% líquido está fácil de achar).
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. IFM vc fica tranquila com a marcacao a mercado ? Suponho que tenha investimento em TD IPCA. Também vou dolarizar cada vez mais pra diluir o risco brasil

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito com sua estrategia e sigo. Brasil é só pra renda fixa, renda variável só EUA e China pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Olha, pelo seu contexto entendo a argumentação da movimentação RV->RF, a questão é que a RV requer ser mais proativo, estudar, caçar oportunidades, entender bem a dinâmica e o momento do mercado. Nem estou falando de day trade não, apenas gestão ativa do portfólio na RV bate seguramente a RF - exceto em momentos apocalípticos, como vc bem descreveu. Como seu foco é na carreira, RF é mais que justificável.

    E, é verdade, aqui no BR momentos apocalíticos parecem que se multiplicam! Tudo é muito amplificado e talvez a nossa geração (30 e poucos) morra escutando que o Brasil é o país do futuro! kkk Por isso, concordo na questão da dolarização dos investimentos tbm

    ResponderExcluir
  5. Investe em RV na China e acha que é arriscado investir em Rv no Brasil. É cada Anon nessa finanesfera.

    ResponderExcluir
  6. Olá IFM!
    Eu também tenho percebido isso. A metade do caminho “nominal” é bem diferente da metade do caminho “temporal”, graças aos juros compostos.
    Parabéns pelos quase 3M e sucesso na sua jornada!

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)