domingo, 11 de abril de 2021

Como pela primeira vez restitui o IR - Aporte em Previdência PGBL

 E aí pessoal, tudo bem?

Sim, acreditem se quiser, pela primeira vez na vida devo restituir o IR. A verdade é que nunca parei para entender sobre isso e sempre tive uma certa preguiça sobre esse assunto por achar ele complicado demais. 

Desde quando começei a trabalhar me recordo de pagar IR ou restituir muito pouco (algo como 50 reais) e sempre tomei isso como "certo", ou seja, algo que todo ano eu deveria amargar com um pagamento ao Leão. 

Eu sempre deixei para o último momento as declarações, justamente pela trabalheira que ela dá (quem tem muitos investimentos, ações, etc vai se identificar) e também por sempre ter a surpresinha de quanto você pagaria de IR. Eu cheguei a pagar em torno de 2k em um ano específico. 

Ano passado eu comprei um curso de Finanças (que cheguei a comentar com vocês) e que grata surpresa foi que tinha exatamente um módulo sobre isso, explicando na sua maior simplicidade do mundo como não somente parar de pagar IR na declaração, mas restituir e uma bom valor. 

Fim do ano passado, fiz um belo aporte em uma previdência que criei e, ainda meio cética, aguardei a declaração deste ano. Eis a surpresa que sim, vou restituir um excelente valor, que vai me ajudar nos aportes deste ano. 

Que explicar de forma bem simples e direta para vocês como restituir o IR através de aportes na Previdência (PGBL), então criei os passos abaixo: 

1. Some toda a sua renda (tributável) ao longo do ano. Sim, você precisará estimar pelo menos a renda de dezembro, já que não dá pra esperar o ano acabar para aí fazer um aporte.  

2. Calcule 12% sobre o total calculado no item 1 - isso é o valor que você deve aportar ao longo do ano, em previdência privada do tipo PGBL.

3. Some tudo que você já faz de aporte em Previdência Privada PGBL mensalmente. 

4. Subtraia (2) - (3) - o total é o que você deve terminar de aportar em uma previdência privada para poder restituir. 

5. Para saber exatamente quanto você restituirá, use o próprio programa do governo para simular. Importante preencher os seguintes campos: renda, previdência social, imposto de renda descontado mensalmente e o aporte total em previdência que você quer fazer em pagamentos efetuados. 

6. Pronto: o que você verá em "a restituir" (por declaração completa) é o que provavelmente você restituirá no próximo ano. "Brinque" com os valores de aportes para ver o máximo restituível e faça seu aporte em seguida. 


Estou escrevendo este artigo sem estar com o programa aberto aqui, então se sentirem que falta alguma informação, me avisem que eu complemento posteriormente. 

Na prática, eu faço meus aportes mensais e quando chega o mês de novembro eu faço esse balanço para fazer um aporte final em Dezembro que seja certeiro para a restituição. 

Importante lembrar: no PGBL, não significa que o valor que que está sendo aportado não terá IR e você ainda restituirá uma boa parte. Na verdade, o IR é cobrado no momento que você for retirar seus aportes. Por isso, é interessante você pensar no seu momento de vida e se vale para você uma tabela regressiva ou progressiva de Imposto de Renda. 


Espero que ajuda vocês a pensarem em como planejar melhor a sua declaração de IR para o próximo ano e de forma gratuita! =)

Abs, 

IFM


11 comentários:

  1. Olá IFM,

    Sim, essa é uma boa estratégia. Usei muito quando era solteiro e apliquei durante vários anos até 2016. Tinha a contribuição do funcionário, a empresa contribuía com igual valor e além disso eu efetuava um aporte adicional de quase 50%.

    Hoje em dia, modifiquei a estratégia:
    - Mantenho o aporte como funcionário;
    - Suspendi o aporte adicional; e
    - Criei o PGBL para meu filho.

    Então utilizo o PGBL do meu filho para abater no IR.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia sobre o PGBL do seu filho voando abaixo do radar!
      Eu "descobri" essa estratégia recentemente (que lenta) e achei bacana compartilhar. Não vejo a hora da restituição chegar! =)
      Abs

      Excluir
  2. Ola IFM, vou estudar essa parte de pgbl
    pago uns 10mil ao ano de irpf mas ja cheguei a pagar uns 30mil, fora o que eh tributado na fonte
    Esse pgbl vale realmente a pena ou so posterga o pagamento do irpf? ou seja, gera ganho de capital??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fsuga, não sei o que você quer dizer com postergar, mas ao investir no PGBL, você pagar IR no momento de retirar. O que quero dizer é que, por exemplo, se você escolher a tabela regressiva, depois de 10 anos, ao retirar o valor, você pagará 10% de IR. Bem menos do que os atuais 27,5% que muita gente paga ao declarar.

      Excluir
  3. IFM vou perguntar algo fora do contexto, mas não é uma trolagem, se quiser apagar meu comentário todo bem.
    Eu tenho 36 anos, trabalho, poupo, invisto em RV, sou solteiro e sem filhos.
    Queria saber a opinião de uma mulher "fora da Matrix":
    Você te vontade ou sente falta de casar e ter filhos?
    Conhece muitas mulheres com perfil parecido com o seu?
    Pergunto isso porque creio que somos a primeira geração no Brasil que saiu um pouco mais do retiro tradicional nesse sentido.
    As vezes me pergunto se estou seguindo o melhor caminho...
    É um tema que dá margem a discussões extremistas e por isso muitos evitam, mas é uma reflexão importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Tenho sim vontade de casar e ter filhos (e não, não achei seu comentário fora de contexto ou não publicável - =)
      Conheço algumas mulheres com perfil parecido com o meu. Algumas já casadas, outras que já desistiram desse sonho.
      Porém Anon, eu sou do grupo que adoraria casar e ter filhos, mas que não fará qualquer coisa para isso. Tenho amigas que estão com verdadeiros manés (e que está na cara que é furada), mas preferem isso à solidão. Eu não sou dessas - prefiro a solidão à me meter em furada com manés (e tem vários ein, rs).
      Me conta você o que te faz estar solteiro até hoje? Isso te incomoda até certo ponto?
      Abs

      Excluir
    2. IFM que bom que entendeu meu comentário, muitas vezes tudo é levado para extremismos quando se fala sobre esse tipo de assunto.
      Respodendo sua pergunta. Estou solteiro até hoje basicamente por alguns motivos, quando mais novo dei prioridade a formar algum patrimônio e ter chances de uma vida mais independente o mais rápido possível. Nesse período não pensava seriamente em casar ou ter filhos.
      Conforme fui envelhecendo, vivendo novas experiências no mercado de trabalho, amorosas e de vida em geral fui percebendo que pelo menos para o meu gosto achar a companheira adequada poderia não ser tão fácil pelos seguintes motivos:

      - Sou uma pessoa de hábitos simples, não ostento, sou do tipo mais discreto e reservado e posso dizer que isso não atrai tantas mulheres.
      - Nunca fui baladeiro, não sou um "cara da noite".
      Na época da faculdade não tinha dinheiro, nem carro, mesmo assim tive chance com algumas mulheres, porém eram pessoas assim como eu de certa forma imaturas, depois elas mudaram de cidade e seguiram suas vidas.
      Num segundo momento comigo já no trabalho, surgiram outras situações de interesse, de vários tipos de mulheres, desde algumas mais jovens, até mulheres mais velhas, já fui surpreendido inclusive com "cantadas" de mulheres casadas, que rejeitei.
      Resumindo, quanto mais fui amadurecendo e vendo a realidade dos relacionamentos e da vida em sociedade, fui percebendo que ter um casamento bem sucedido não é algo tão simples como podemos pensar no início, vivemos num mundo de fachada (não generalizando), cheio de casamentos falidos e traições (hoje vejo isso com mais clareza), então honestamente não me sinto mal por não ter casado.
      Creio que de todas as mulheres que conheci apenas 2, eu teria realmente alguma chance de sucesso num possível relacionamento, uma quando estava no fim da faculdade e deixei passar por imeturidade e outra mais recentemente.
      As outras honestamente nem considero como oportunidades perdidas por diversos motivos.

      Te entendo e concordo quando diz que não quer qualquer um, também não quero nem quis qualquer uma.
      E como disse acima sei que boa parte dos relacionamentos estão longe de ser o que as fotos em redes sociais sugerem, casamento bem sucedidos devem ser minoria.
      Só que o tempo passa, hoje não me incomodo, mas em alguns momentos penso que posso me arrepender no futuro, principalmente porque vai ficando mais difícil de ter filhos, mas quando me deparo com a realidade dos relacionamentos esse medo diminui.

      Excluir
  4. Dica interessante para a galera,

    Nos últimos anos aconteceu uma demonização de Previdência Privada, eu não tenho o produto e não acho que ele faz sentido para a atual situação de vida. Agora que tem muita gente com perfil e que podia tá se aproveitando dos benefícios fiscais e sucessórios isso é uma verdade.

    Parabéns por aproveitar a oportunidade. O negócio é sempre estar disposto a analisar os investimentos, sem preconceitos.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso PI. Tem muita previdência furada, de fato tem que pesquisar bem! ;)

      Excluir
  5. Olá IFM!
    Essa modalidade de previdência é bem interessante, principalmente pra quem tem um salário alto na fase de acumulação de patrimônio e antevê uma redução na renda após aposentadoria.
    Aqui no Estados Unidos esse é o principal mecanismo previdenciário, mas no Brasil pouca gente conhece. Bacana você mencionar o PGBL.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Ifólogo, por isso é bom compartilhar né?
      Isso faz parte da diversificação, não dá pra ter tudo nela, mas uns menos de 5% eu tenho sim.
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)