sábado, 6 de março de 2021

Tinha uma pandemia no caminho para a FIRE

 E aí pessoal, tudo bem?

Olha, testes para cardíacos o nosso mercado, né? Bolsas desabam localmente e mundialmente, ouro cai, dolar dispara. De repente tudo muda de novo e bolsas sobem, ouro sobe e dolar cai. Confesso que estou achando bem difícil conseguir manter uma estratégia de investimento com tanta mudança e incerteza. Como vocês estão lidando com isso?

Hoje vi que de uma semana para a outraa, perdi 2k. Acho que além do psicológico de estar em uma pandemia, com inúmeros toque de recolher, lockdown, UTIs lotadas, ainda lidamos com um mercado completamente instável, também por conta desse contexto. 

Sem dúvida, o que estamos passando neste 1 ano de pandemia, não vejo relatos anteriores na finansfera. Acho que como "blogueiros" deste mercado temos a obrigação de deixar relatos de como sobrevivemos a este momento e com certeza é um momento que vai deixar todos nós mais fortes para qualquer dificuldade futura no nosso momento FIRE. 

Esta fase inspira também muitas reflexões, pensando na quantidade de pessoas à minha volta que vejo que estão tendo seus salários diminuidos e empregos perdidos. Que coisa triste. Nós que estamos com saúde (não só nossa, mas de toda a nossa família e amigos) e dinheiro, não podemos nos dar ao luxo de reclamar. Ser gratos é preciso. 

E vocês, como estão em meio a esse furacão que estamos passando? 

Abs, 

IFM

3 comentários:

  1. O mercado brasileiro é muito especulativo, desafiando a lógica em vários momentos.
    Não é fácil fazer uma estratégia de longo prazo, mas algumas ações são resilientes e geralmente se recuperam, mesmo que o contexto geral seja turbulento, é importante ter capital sobrando para investir nessas oportunidades.
    Depois que a pandemia passar a economia vai melhorar naturalmente, EUA e China estão reagindo economicamente e isso ajuda na recuperação mundial.

    ResponderExcluir
  2. Aguardando a vacina!Se ela ainda não existisse poderia se dizer que ainda estávamos sem uma luz no fim do túnel,mas ela existe!Pior que continuamos sem ver a luz! O problema é o país em que vivemos, onde sofremos dia após dia com a incompetência governamental, negacionistas e birrinha política. Estão demorando tanto pra resolver esse problema da vacina no Brasil que quando ela chegar pra todos não terá mais efeito de tanta variável produzida!
    Quanto aos investimentos, está bom para quem os tem fora do país, em moeda forte, onde se comete menos asneiras políticas ou se tem culhões e cacife para conseguir banca-las. Aqui são culhões de criança e cacife de mesada no porquinho. Inflação comendo solta, custo de vida elevado, salários precárizados, subempregos, inexistência de industrias, privilégios do alto escalão que as pessoas não enxergam e nem se revoltam. Resumindo, cultura bostileira tanto de direira quanto de esquerda. Dizem que terra não perde valor, talvez seja o momento de garantir alguma a perder dinheiro nesse cenário instável.

    ResponderExcluir
  3. Concordo muito com você. Também faço parte dos privilegiados e é preciso ser grato.
    Mas acho que temos uma responsabilidade ainda maior: além de ser gratos temos a obrigação moral de sermos generosos. Em coisas simples. Dê gorjetas generosas para os entregadores e motoristas de Uber, tão essenciais para manter as coisas funcionando nesse período maluco. Também doe para alguma ação que você acredita... Praticar a generosidade é sempre bom e volta pra quem pratica. Ainda mais nesse momento.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)