domingo, 18 de outubro de 2020

Emoção à vista! 2MM chegando!

 Olá pessoal, como estão?

Parece que tudo que é assunto sobre pandemia deu uma acalmada, né? Vejo amigos saindo como se não tivesse mais coronavírus por aí. Eu sigo com meus cuidados, evitando sair ao máximo e, quando preciso, tomando todas as precauções. Não quero ter susto e nem levar susto para minha família, rs. 

Pandemia de lado, hoje dei uma breve atualizada no portfólio. Bolsa deu uma leve recuperada, bitcoin e ouro subiram um pouco (junto com o dólar) e eu senti que era a hora de ver como estavam minhas finanças. Tudo leva a crer que aquela marca que me fez pensar uma vez em chegar na IF, está chegando! Os 2MM estão batendo na porta! Ai que alegria meu povo! 

O que muda de um dia para o outro quando o contador virar? Nada. Seguirei trabalhando como se fosse miserável (rs, rindo, mas de nervoso). Já percebi que essa é uma característica que fincou uma raiz em mim e não me deixa: uma vez que temos senso de responsabilidade, trabalhamos duro e somos "parcialmente" recompensados, é difícil deixar de ter o sangue nos olhos. Digo parcialmente, porque nunca achamos que estamos sendo recompensados suficientemente. Eu não fujo à regra. 

Com certeza esse é um valor que me deixa mais tranquila na vida. É fato que quando eu imaginava essa cifra no passado, com Selic a 10% e bolsa nos seus auges, eu esperava que esse montante já ia estar gerando uma renda passiva bem mais interessante do que gera hoje. Eu então que mantenho grande parte dos meus valores em RF, digamos que se eu não estiver perdendo para inflação já estará ótimo. As coisas mudaram muito desde que eu planejei essa cifra até hoje. 

E acho que essa é a maior lição para mim nesta caminhada: até você atingir a IF, você passará por diferentes momentos economicos, pessoais, políticos. Isso faz com que seu planejamento linear nunca se concretize. Por outro lado, faz com que você vá se preparando para os diferentes momentos quando você tiver na IF também. Selic alta e inflação caindo? um dos melhores cenários. Difícil mesmo é Selic baixa e inflação subindo como estamos, isolando o fator pandemia. Como se proteger e manter uma renda diante disso? Reflexões de quem chega a um patamar e ve que não está no momento que esperava. 

No mais, sigo agradecendo por manter um emprego, por poder estar estudando (estou estudando um assunto nada a ver com minha área de atuação e que está me fazendo muito bem - quem sabe um plano B de carreira surge a partir disso), por todos que eu gosto estarem com saúde diante deste caos em que estamos. 

Fechamento de Outubro promete - metade de 2020, aí vou eu! 

Fiquem bem pessoal e me contem como estão atravessando esse momento de tanta incerteza! 

Abs, 

IFM

4 comentários:

  1. Quero ver esses 2MM e os 3MM virão muito mais rápido. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada EI! Eles finalmente chegaram! Quanto aos 3MM, pensando que levei 28 meses para chegar do 1 ao 2, bem que gostaria de reduzir esse intervalo para uns 14 ou 16 meses. Vamos ver!
      Abs
      IFM

      Excluir
  2. Selic alta e inflação baixa é utopia, isso nunca existiu nem no Brasil nem em outro país... A taxa de juros costuma subir atrelada à inflação, como forma de controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do ciclo acontece de forma temporária Anon. Peguei Selic a 14% e inflação a 10%, se não me engano, 2015.
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)