quinta-feira, 25 de abril de 2019

Valores não contabilizados

E aí pessoal, tudo bem?

Esses dias estava pensando nos valores que hoje não contabilizo no meu patrimônio, mas que algum dia irãoi compor a minha carteira. Vocês também tem alguns deles? Estou falando de:

- FGTS de empresas anteriores (retidos por conta de pedido de demissão)
- FGTS da atual empresa
- Previdência Privada de empresas anteriores
- Previdência Privada da atual empresa

Estes são os valores no meu caso, mas acredito que possam existir outros dependendo da pessoa. Resolvi não contabilizá-los porque ainda não tenho acesso a eles, ou seja, não posso investi-los da maneira que eu bem entender. Alguns deles ficam quase que parados (como o caso do FGTS) e outros estão até que razoavelmente bem investidos, mas não posso mexer por norma da empresa e até por conta dos impostos (caso da previdências).

Fato é que os valores tem crescido e eles tem ficado cada vez mais representativos. Em linhas gerais, entre FGTS de todas as empresas que trabalhei e também da atual, estou falando de: 76.372,00 reais. Quando somo as previdências, tenho: 88.449,39. No total, portanto, estamos falando de um montante de 164.821,00 reais ou um valor que representa 12,5% do meu patrimônio hoje.

O que quero dizer é que é um valor bastante representativo, que eu não deveria simplesmente esquecê-lo, mas fato é que demorará para eu ter acesso a ele. Quando falo dos FGTS, a não ser que eu compre um imóvel, só terei acesso a essas contas em uma situação de ausencia do mercado de trabalho formal por 3 anos ou terei acesso à parte dele em caso de desligamento (Deus me livre por enquanto).

Olhando para as previdências, uma delas terei acesso aos valores daqui 8,5 anos e a outra, muito depois disso, pois ainda estou acumulando valores.

Esses são valores, portanto, que terei acesso realmente em uma aposentadoria bastante no futuro, não poderei contar com eles na IF normalmente e, por isso, continuarei não contabilizando como patrimônio. A partir do momento que eles passarem a fazer parte do meu portfólio (como aconteceu há algum tempo quando contas inativas do FGTS foram liberadas), aí sim passarei a contabilizá-los.

De qualquer maneira, é muito bom pensar que posso contar com tamanho montante para a minha vida no futuro. Meu objetivo inicial de carreira era ser milionária também em valores de FGTS e previdência, mas vejo algo como muito longíquo e espero, na verdade, atingir a IF antes disso.

E vocês, quais valores possuem não contabilizados?

Abs,
IFM

10 comentários:

  1. Olá, IFM!
    Só tenho o FGTS, que deve ter uns R$ 15.000,00 hoje em dia. Evito pensar, mas fico tão agoniada quando lembro que este dinheiro está lá, parado...
    Abraços!

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Eu não fico "agoniada", eu até gosto de lembrar que tenho esses valores, de uma certa forma eles me tranquilizam se algo der "errado" no futuro...
      Abs,
      IFM

      Excluir
  2. Esses dias estava pensando nisso, eu também não contabilizo, devido a liquidez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vou continuar não contabilizando Saimon, melhor coisa é contabiizar o que de fato podemos mexer...

      Excluir
  3. Tema interessante.

    Em meus fechamentos considero todos os ativos, os passivos não entram na conta pois não afetam diretamente minha rentabilidade, no momento em que eu me desfaço de um passivo, eu adiciono o seu valor aos ativos (inicialmente na reserva de emergência e depois procuro alguma alocação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você ITI, no meu caso, eu nao tinho muitos passivos, mas também não os contabilizo, um exemplo disso é o carro.

      Excluir
  4. Olha, compensa comprar um apartamento pequeno financiado só pra gastar o FGTS nele....

    No seu caso, eu avaliaria essa opção. O retorno que o apartamento pequeno (aluguel + atualização do valor de mercado pela inflação no longo prazo) vai te dar, em regra, será muito melhor do que o retorno do FGTS (que 0,3% ao mês).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa idéia Anon, mas eu só compraria se de fato pudesse pagar à vista, sendo a maioria com o valor do FGTS. Vou esperar acumular mais um pouco e ficar de olho nas oportunidades no futuro.
      Obrigada pela dica!
      Abs,

      Excluir
  5. Boa tarde IFM!
    Nossa que legal, tem um belo valor nao contabilizado! Quando eu estava no Brasil considerava meu FGTS no patrimonio, mesmo por que como sempre investi em imoveis nunca fiquei com o saldo parado mais de 2 anos (prazo minimo para utilizacao em imovel).
    Atualmente eu tenho um valor a receber que nao sei ao certo quanto. Reference a um processo. PARECE que ja esta no fim e se tudo der certo devo receber no final do ano, bem a tempo do inicio do meu FIRE! Vamos ver! mas nem crio muita expectaviva pois sabendo como funciona a justica brasileira tudo pode acontecer!

    Abs!
    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que tenho um pouco de preguiça de investir em imóveis EI. Quem sabe quando o valor ficar ainda mais robusto, rs.
      Esses montantes sempre trazem uma bela alegria quando caem no nosso bolso! rs
      Abs e ansiosa pelo seu FIRE moment! =)

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)