terça-feira, 23 de abril de 2019

O descontrole do cartão de crédito

E aí pessoal, tudo bem?

Fui analisar estes dias minha faturas de cartão de crédito dos últimos 12 meses. Isso porque eu quase que dobrei o valor das faturas nos ultimos 3/4 meses. Fui entender o porquê isso aconteceu.

Primeiro, eu decidi afrouxar os cintos este ano e isso não é segredo para ninguém. Resolvi curtir mais a vida e o caminho rumo à IF agora que estou com um patrimônio que eu considero "confortável". Isso por si só já faz com que a gente sinta que deve (e pode) parar de se privar.

Segundo, me perdi na quantidade de parcelas. Desde a black friday, passando por gastos com carnaval, compras superficiais e tratamentos estéticos e de saude, resolvi parcelar tudo que eu poderia de forma a diminuir os valores pagos em cada fatura.O problema é que agora elas se acumularam.

Tenho poucos gastos que passam dos 200 reais, a maioria é menos que isso e adivinhem, estão parcelados. Para sair desse "buraco" e tentar retomar os valores anteriores de faturas de cartão, vamos aprofundar nos números:

Número de compras parcelas na fatura de Maio:18.
Número de compras parceladas que terminam o pagamento em Maio: 0
Número de compras parceladas que terminam o pagamento em Junho (falta 1 parcela): 6
Número de compras parceladas que terminam o pagamento em Julho (faltam 2 parcelas): 2
Número de compras parceladas que terminam o pagamento em Agosto (faltam 3 parcelas): 3
Compras com 4 ou mais parcelas ainda a pagar: 7

Podemos ver que boa parte dos problemas findam nos próximos 3 meses, mas ainda há 7 compras que deverei amargurar parcelamentos futuros.

Minha idéia é dar uma segurada aonde der nos gastos (produtos, por exemplos - serviços ainda vou continuar me dando esse presente). Isso fará com que as faturas caiam de valor lentamente, até voltar ao patamar que  considero "normal".

Fiquei pensando se esse "descontrole" já me causou um pequeno estrago nos aportes, imagino pessoas endividadas como devem se sentir. Com toda a certeza parcelas são um dos fatores que podem levar alguém a um endividamento extremo. Na minha opinião, o limite máximo deve ser de até 3, mais que isso, perdemos de vista e fazem com que vejamos a compra de forma negativa.

E você, como tem feito para se organizar e não se descontrolar com o cartão de crédito?

Abs,
IFM


22 comentários:

  1. IFM, meu aniversário é no mês que vem. Bem que você podia fazer só mais uma compra parcelada...

    ResponderExcluir
  2. O problema é a doença mental de acumulação crônica, não o montante de parcelas ou o valor das parcelas.

    O próprio mito e venerado Viver de Renda já admitiu sofrer dessa doença, confessa ter muito dinheiro sobrando parado na conta e não conseguir gastar simplesmente porque sofre de acumulação crônica, tem dó ou medo de gastar, como é o seu caso.

    Sugiro procurar um psicóloco ou psiquiatra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, acredite, o problema também está no número de parcelas.
      Obrigada pela sugestão

      Excluir
  3. Olá IFM!

    Por coincidência, eu também tenho uma grande preocupação com o estoque de compras parceladas. É horrível você começar o mês com, além das despesas fixas obrigatórias (condomínio, plano de saúde, celular etc.), despesas recorrentes do estoque de dívidas a pagar, oriundas de diversas compras parceladas.

    Eu também tenho esse controle do estoque de compras parceladas, e o faço tanto pela quantidade de prestações, como também pelo saldo devedor de cada uma.

    Estou pouco a pouco liberando espaço no orçamento doméstico para começar o próximo mês o mais livre possível dessas parcelas chatas.

    Abraços, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guilherme!
      Concordo muito com você, estou começando a achar que parcelas acima de 6x começam a trazer mais angustia do que satisfação. Vou procurar manter as próxima em 3, máximo 4x.
      Abs,

      Excluir
  4. Olá, gostei da sua história, estou seguindo este caminho rumo a Independência Financeira. Porém estou no inicio de caminhada, então estou me privando de muita coisa. Como foi seu inicio de caminhada rumo a IF? Abraços!! estou seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada homem rico! Espero que continue seguindo.

      Meu início não foi fácil. Apesar de eu sempre ter uma mente voltada para economia e futuro, eu ganhava muito pouco e não via os valores evoluirem rapidamente, o que causava um certo desânimo. Acho que você me deu uma idéia de fazer um post sobre isso. Vou anotar e preparar para escrevê-lo no próximo final de semana!

      Excluir
  5. continua com o papinho furado...Nada de mostrar as boletas dos aportes. Pra mim só mais uma fake news...

    ResponderExcluir
  6. Cartão de crédito? Isso não existe no meu vocabulário.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde :)

    Nunca tive cartão de crédito e espero não vir a ter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? acho débito um descontrole ainda pior, mas respeito pontos de vistas diferentes! ;)

      Excluir
    2. Olá, boa tarde, :)

      Cartão de débito pior que o de crédito? Acha isso?

      No cartão de débito estou a comprar com dinheiro que tenho e não acresço a conta em juros. Já com o cartão de crédito, a compra fica a isso mesmo, a crédito, e ando enrolada com os pagamentos por meses + juros. Deus me livre.

      Boa continuação :)

      Excluir
    3. Eu acho. Te explico porque: aquele extrato com vários debitos durante o mês, te obrigando a deixar o dinheiro na conta corrente, até entendo que tem gente que gosta, eu particularmente não gosto.
      Eu não pago juros no cartão de crédito, sempre o pago em dia...

      Excluir
  8. Olá, IFM!
    Nem de longe tenho teu patrimônio, mas sempre economizei e cartão de crédito, pra mim, só é para emergência (fora a conta do telefone, que coloquei nele). Normalmente não faço compras, quando faço e coloco no cartão, fico ansiosa para pagar. Como gasto pouquíssimo, o cartão não serve pra eu juntar pontos nem nada.
    Também imagino como as pessoas endividadas devem se sentir... complicado, né?

    Abraços!

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicadíssimo Ana. Pensando eu, com meu patrimônio e meu conhecimento de mercado, já me sentindo dessa maneira, imagino aquelas pessoas que nem sabem o que estão fazendo com o cartão (que são muitas!!).
      Abs,

      Excluir
  9. Para vocês verem, eu tenho 1/10 do patrimônio dela e não me importo em fazer compras com 12 parcelas, ou pagar 4 mil de fatura todo mês, porque eu sei que tenho dinheiro guardado para pagar, mesmo ele estando investido de forma diversificada. Tenho 15 mil de limite no cartão de crédito porque sou bom pagador.

    Essas maluquices de aportar tudo e viver no limite da acumulação crônica já matou uma grande personalidade retardada da nossa finansfera, o viver de construção.

    Compre o que quiser e gaste o que quiser com as parcelas que bem entender, você pode, não perca o sono sabendo que você tem dinheiro pra pagar tudo a vista se quiser e ainda sobra.

    Só não sejam otários de atrasar parcelas ou pagar juros de empréstimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que cada um é cada um né Anon?
      Precisamos respeitar a individualidade das pessoas. Se você é assim, ótimo. Eu ainda estou encontrando meu caminho e me conhecendo, gastar desenfreadamente não me faz feliz, independente do tamanho do meu patrimônio.
      Abs,

      Excluir
  10. Já fui uma viciada em parcelas... hoje em dia só parcelo se não obtiver nenhum vantagem no pagamento à vista (desconto). E se for usando o Nubank, antecipo as parcelas e ganho o desconto do cartão, haha.
    Outra regra que me impus é: se for parcelar, que a última parcela encerre no máximo até a fatura de Dezembro, para não levar nada adiante para o ano seguinte.
    Você é bem comedida, agora que começou a gastar, logo as coisas voltam ao normal, não se preocupe tanto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente nunca tem vantagem no pagamento à vista e por isso que estou assim. rs
      Estava pensando também em qual seria o limite das parcelas e cheguei à conclusão que 6x é o máximo do máximo que eu deveria parcelar, idealmente 3x.
      Abs,

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)