sábado, 25 de agosto de 2018

Reflexões sobre empreendedorismo e volatividade do mercado

E aí pessoal, tudo bem?

Mais uma semana passou e estamos caminhando para o fim do mês mais longo do ano: agosto! Incrível como neste ano estranho, até este mês passou rápido não?

Felizmente aquele prejuízo que eu estava prevendo não deve se concretizar. Ainda não tenho 100% de certeza, mas as coisas estão se encaminhando para uma solução mais tranquila - ainda bem! Por outro lado, apertemos os cintos, porque a volatividade de mercado está enorme! Haja coração amigos!

Estava refletindo estes dias e cheguei à conclusão que eu não podia ter tido uma pior entrada na RV. Eu sempre fui bastante conservadora, gosto de ver meu dinheirinho rendendo dia após dia. Me julguem, mas para mim é uma terapia (como eu já disse aqui), ficar acompanhando semanalmente o crescimento do bolo.

E isso a RV não permite. Entrar na RV em pleno ano de eleição, é algo de bater palmas de pé, não é mesmo? Foi o que eu fiz. Sim, meus objetivos são de Longo Prazo, mas não tenho ainda toda essa maturidade emocional para ver 90% dos meus papéis da RV no vermelho, com um preju acumulado de 16,xx% e me sentir plena com o caminho que tomei em 2018. rs.

Todo esse momento está sendo uma verdadeira lição e sei reconhecer isso. Aprendemos e amadurecemos como investidores no ganho e na perda. No caso tem sido mais na perda. Muitas coisas passam pela cabeça como: e se o Brasil virar uma Venezuela? Olho as opções dos top 3 presidenciáveis e me dá um embrulho no estômago. Ainda quero acreditar que tem muita água para rolar nessas eleições e que as coisas devem melhorar lá em Novembro.

Sigo firme, sigo forte, sigo com medo (rsrs). Estou desenvolvendo a paciência, tentando diminuir o nível de ansiedade e acreditando na estratégia de LP. Fico um pouco na dúvida se compro mais ativos (estou com uma grana parada na conta-corrente neste momento por causa disso). Grande parte das histórias de sucesso que leio e vejo de pessoas que chegaram à IF foram de pessoas que aproveitaram para ir às compras em momentos de grande baixa como o que estamos. E aí, vocês estão aproveitando a pechincha para comprar?

Outra coisa que venho pensando bastante é no empreendedorismo. Estou um pouco saturada de trabalhar para os outros. E quando olho para o lado, quando encontro amigos e conhecidos e batemos um papo sobre carreira e profissões, vejo que todos estão perdidos e desanimados com a quantidade que trabalham, o propósito para o que trabalham e a grana que recebem. Vejo um desânimo geral tomando conta.

É aí que eu começo a pensar em abrir alguma coisa, ter o meu próprio negócio. Só não sei o que e nem como. Vejo alguns amigos aqui da finansfera abrindo seus negócios e sendo felizes, apesar do risco. O risco me paraliza um pouco nesse sentido. Complicado pensar em tudo que passei para chegar no nível que estou e pensar em colocar grande parte da grana em algo totalmente incerto. Por outro lado, vejo muitos exemplos de pessoas que encontraram a verdadeira felicidade e propósito trabalhando para elas mesmas.

Essa idéia é algo que devo permanecer refletindo sobre, porque realmente não me vejo muito mais tempo aguentando meu trabalho e trabalhando para os outros. Eu sou uma pessoa que se dedica de forma muito intensa ao trabalho (por mais que eu não esteja muito feliz nele), porque gosto de fazer as coisas bem. Isso faz com que eu deixe muitas outras coisas da minha vida pessoal de lado. Hoje sou jovem, ok, mas preciso começar a pensar no futuro e me cuidar mais.

Sei também que não é empreendendo que eu vou me dedicar menos ao trabalho. Se eu já me dedico hoje, imagino que tendo o meu próprio negócio eu me dedicaria muito mais. As mudanças estão dentro da gente e não em uma condição exterior. Me lembro muito bem quando eu tinha uns 500k (e estava super feliz por ter atingido esta marca) que eu pensava que ao atingir 1 milhão  eu estaria muito "tranquila" e pronta para viver uma vida equilibrada, sem medo de perder o emprego, por exemplo.

Esse sonho chegou e eu vejo que isso não mudou. Eu continuo com medo de ficar desempregada. Eu ainda me dedico como se eu tivesse 3 mil reais na conta. Eu ainda acho que 1 milhão é pouco e que a segurança será com montantes muito maiores, como o meu sonhado 5 milhões.

Reflexões de um quase fim de mês, próximo post deve ser o fechamento mensal de Agosto, que já adianto: não está nada sensacional com essas quedas constantes da bolsa...

Abs!
IFM

19 comentários:

  1. Eai IFM!
    Cenário Político está tenso mesmo. Eu estou aportando pouco em RV até, entretanto, estou com um valor considerável em RF com Liquidez, só esperando para ser usada.

    Sobre empreendedorismo, tive esse papo ontem com um amigo. Mas não é meu perfil, admiro quem coloca a cara a tapa, e de fato, quem o faz merecem os eventuais ganhos que tem, pois o risco é muito alto (se já estamos assim com RV, imagina empreender).

    Abraços e bons aportes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado né Japa? Não está pensando em ir às compras por enquanto então?
      Sim, pra mim empreender é muito mais sobre o prazer de vocÊ trabalhar para você mesmo que qualquer outra coisa...
      Abs!

      Excluir
  2. Achei este post uma mistura de IF365 com Frugal Simples. Estou fazendo meu estágio para entrar na RV dentro do tesouro direto. Tenho comprado bastante prefixado com o puro intuito de especular. Abraços e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Anon! Eu preciso estudar sobre isso, não sou tão fã de TD. Tenho um percentual nele, mas deixo lá e mal acompanho direito...quero estudar mais sobre essa marcação à mercado do TD.
      Abs!

      Excluir
  3. Se o Brasil virar outra Venezuela, a renda fixa será um problema também. E o problema que você falou sobre a renda variável dificultar ver o crescimento constante do patrimônio, o mesmo problema acontece na renda fixa com marcação a mercado no TD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Adriano, é por isso que não sou tão fã de TD. Prefiro um LCI ou até CDB que o TD.
      Sobre o Brasil virar Venezuela, tem razão, tudo estará perdido...

      Excluir
  4. IFM,

    iniciei nesse mundo de investimentos a pouco tempo (ainda não fiz 1 ano) e entrei na bolsa exatamente em maio, antes da queda, ou seja, comprei mais caro do que nunca e compartilho a angustia de estar no prejuízo por um tempo.

    acho que precisamos aguardar, até porque não temos muitas opções kkkkk

    abs.
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs poxa PI, que azar ein? Faz parte, é nessas que aprendemos. Apertemos os cintos e vamos ver como estaremos no fim do ano!
      Abs,

      Excluir
  5. IFM, vc com 1 milhão e continua sendo sardinha... quantos conselhos irracionais sobre investimentos, preço é diferente de valor. Pior o anon de cima falando de fazer trade com tesouro direto e você defendendo CDB de banquinho. Triste demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, vejo que você é altamente capacitado para contribuir aqui, não é mesmo? Porque você não nos dá sugestões então?

      Não vejo problema em especular em TD e foi com os CDBs de banquinhos que eu multipliquei meu capital. Onde tem a relação com sardinha aqui?

      Abs!

      Excluir
  6. Espero que tenha uma pequena exposição a RV agora, dado o risco real da esquerda vencer as eleições e quebrar o Brasil. Quando Lula foi eleito em 2002, logo após a Bolsa caiu em torno de 40% , mas depois foi se recuperando quando ele passou a jogar mais do lado do mercado e graças ao boom das Commodores. Mas se eles ganharem dessa vez acredito que não jogarão mais a favor do mercado, vão partir direto para a Venezuelizacao. Nesse caso ativos de risco irão derreter e dólar subirá para estratosfera. Se você está insegura com sua porção em RV, migre para ativos atrelados ao dólar e deixe uma via posição em caixa para decidir depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com em torno de 6% apenas na RV Samurai...parte desse número pequeno foi a desvalorização também, mas seguimos firmes!

      Excluir
  7. Também tô com um prejú na borsa! Mas, atualmente não tem muita alternativa. A renda fixa tá mixada, e tá difícil achar investimentos atrativos, que deem um bom rendimento ou pelo menos, razoável . Tem bancos que chegam ao ponto de oferecer 90% do CDI para 2 anos. Aí é de chorar, né!? Nesses casos, é melhor deixar na mixada poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, tá difícil Anon! Ganhar uns 4% acima da inflação neste ano já tá de bom tamanho!

      Excluir
  8. Quando você chegar nos 5 milhões ele ainda será "pouco" para você parar de trabalhar e começar a aproveitar dessa grana. O problema aí não está no montante, mas sim no mindset.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Anon. Tenho que trabalhar o mindset durante estes próximos anos até atingir os 5M.

      Excluir
  9. IFM, você é do Rio? Vamos tomar um chopp?

    ResponderExcluir
  10. Olá IFM, acho meio exagerado essas pessoas que acham que o Brasil vai virar uma Venezuela, e digo isso com todo o respeito a você. As diferenças econômicas, políticas e institucionais são enormes e para chegarmos ao nível do que ocorre lá, muita coisa ruim teria que acontecer no país. Concordo que o momento político e econômico não é dos melhores, mas não chegaremos nem de longe ao que se passa na Venezuela, independente de quem for eleito.
    Abs

    ResponderExcluir
  11. Com certeza ano de eleições é tenso mesmo pela volatilidade. Entretanto temos que saber aproveitar essa volatilidade. Tente aproveitar preços descontados e oportunidades de negocio. Ja leu sobre opções? é algo muito interessante de se estudar. Tente.

    Sigo acompanhando. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)