quarta-feira, 18 de abril de 2018

Lista de não-compras

E aí pessoal, tudo bem?

No caminho de uma vida mais simples, com desapegos, conceito de minimalismo, entre outros, comecei a  reparar em itens que tenho "de monte" e que eu não deveria me permitir comprar mais nenhum enquanto eu não praticamente zerar minha posição neles.

Acho que esse assunto é mais comum no meio feminino, mas talvez alguns homens também podem se identificar. Parei para pensar em coisas que eu tenho em um número muito maior do que eu sou capaz de usar e me comprometi a nunca mais comprar um item desses, enquanto eu ainda tiver 2 unidades deles, por exemplo. Destaco eles a seguir:

1. Chinelos (usualmente havaianas):

 Eu praticamente duvido que alguém tenha só 1 ou 2 pares delas. Sério, eu nem terminei de contabilizar, porque em todo lugar eu tenho um par de chinelos e posso dizer que levarei minha vida inteira para acabar com eles.

Ainda mais hoje em dia que está na moda "amigo-havaiana", havaiana em casamentos e/ou formaturas, havaiana como presente de parceiros de negócios e por aí vai. Fora as vezes que nos descontrolamos e passamos por uma loja e vemos (e compramos) um modelo diferente.

Eu facilmente devo ter mais de 10 pares. Se eu parar para contar mesmo, deve chegar aos 15 pares. E pasmem, eu intercalo o uso de 2 pares somente.

Esta foto não é minha, mas poderia ser de qualquer um no fim...
2. Esmaltes

Eu tenho uma caixa lotada de esmaltes, muitos deles já vencidos. E por que cheguei a esse ponto? Já tive época que comprar esmaltes era uma diversão (baratinho afinal, né?), e ainda me enganava fazendo as unhas de finais de semana (estou "usando" no fim das contas né?"). Fato é que pra fazer as unhas de final de semana, você não precisa de uns 30 vidros de esmalte, precisa? Não. Mas a gente se descontrola e faz esse tipo de coisa. E o que ganha no final? Um espaço grande no armário consumido, esmaltes vencidos e uma quantidade que não seria possível de ser usada nem em uma lifetime.

3. Máscaras de cílios

É uma ida na perfumaria ali, uma passada no free shop acolá e um sitezinho em promoção. Pronto, uma máscara de cílios nunca é demais. Será mesmo? Gente, contabilizei e estou com exatas 10 máscara de cílios na fila para serem utilizadas. É muito provável que a número 10 esteja vencida quando eu for utilizá-la e eu perca dinheiro com isso.

4. Outros cosméticos em geral: cremes, ácidos, sabonetes...

Aquele impulso de sempre estar comprando alguma coisinha na farmácia ou que o médico passa e nunca terminá-lo. Também tenho uma fila de sabonetes faciais, de ácidos que comprei na promoção (para pele), cremes que ganhei e por aí vai. Essas coisas mesmo se não vencerem, quanto mais passa o tempo, menos eficazes são. E aí eu me pergunto: para quê isso gente?

5. Shortinhos, blusinhas, camisetinhas

Um show aqui, outro acolá, um shorts jeans aqui, outro acolá. E assim vamos ficando com 8 shorts jeans muito parecidos entre eles, várias camisetas quase iguais e blusinhas em si nem se fala. Sem contar que no final das contas a gente está sempre usando a mesma coisa, afinal, sabemos quais são nossos "favoritos", não é mesmo? Aff.

6. Sapatilhas

Aqui me chega até dar ódio. Já comprei sapatilhas em promoção na internet (na quantidade que era preciso para aproveitar a promoção) e ao chegar em casa percebi que das 3 que eu comprei, 1 tinha ficado boa, outra mais ou menos e a última era impossível usar. Não seria melhor ter comprado 1 boa e confortável? Sem contar que já colecionei (e tenho comigo aqui) melissas. Umas 10 pelo menos. E é por toda essa quantidade que eu decidi que não comprarei mais sapatilhas enquanto esses números não baixarem drasticamente.

Esses são os itens que me vem à cabeça neste momento que escrevo para vocês, mas aposto que tem muito mais. Muito inspirada no m eu último post, estou decidida que não acumularei mais nada e não comprarei mais nada desses itens enquanto as quantidades não baixarem para pelo menos 2. Meu bolso agradece, minha mente agradece, minha pele agradece e o espaço na minha casa também agradece.

E você? Que decisões de compras ou acumulação não inteligentes você está fazendo e que impede que você compre uma ação aqui ou outro FII acolá?

Abs,
IFM

13 comentários:

  1. Boa noite IFM,

    Legal o post, mas para o universo masculino, fica mais a ideia mesmo, creio que a maioria dos itens acima não se aplicam aos homens (rs).

    Uma dica para se livrar de coisas sem utilidade ė a OLX, iniciei o processo de manter apenas bens essenciais e me surpreendi com a quantidade de coisas que vendi por lá. Dá um pouco de trabalho dado que é necessário se encontrar com o comprador e pelo que li nos seus posts você é bastante demandada profissionalmente, então essa dica fica para os demais colegas.

    Abraços,
    M.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MM,
      Rs, sim, é um post mais do mundo feminino.
      Legal a dica, tem vários sites como OLX, Mercado Livre, Enjooei, etc. Nunca tentei, mas um dia quero me aventurar nessas vendas também!
      Abs!

      Excluir
  2. Eu felizmente não tenho assim nenhuma coisa acumulada em excesso, mas minha esposa acaba tendo os itens falados em cima em excesso, então ela agora esta reutilizando o já tem.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ela já está nessa fase DIL. Demorei para me conscientizar sobre isso!
      Abs!

      Excluir
  3. Idéia excelente, IFM! No início desse ano também fiz uma lista de não-compras
    para 2018 que envolve maquiagens em geral (comprei muitas em 2017, o suficiente pra muito tempo), dermocosméticos (tinha virado a louca do skincare sendo que acabo usando nem metade) e tênis. Esse caso do tênis foi bizarro: uma vez nessas promoçoes de sites comprei 7 pares de uma só vez num surto de ansiedade que tive. Dos 7, uso mesmo apenas 2. E todos dóem os meus joelhos por conta do solado fino demais. Bizarro né?

    Gostei da sua lista, aliás já pensei em fazer uma listinha de "tudo q tenho" pra organizar e ter mais consciência, mas desisti: é coisa demais. A verdade é essa mesmo, a maioria de nós tem muito mais do que o necessário.

    Se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto de ficar sem comprar te indico o blog da Cait Flanders, uma canadense que relatou seu shopping ban total de 2 anos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Michelle, maquiagem é o grande ponto fraco das mulheres né? Assim como os comésticos.
      Esse caso dos tênis eu não considero tão bizarro não. Já fiz isso com sapatilhas, batons então, nem se fala. Tenho em torno de uns 30 da MAC. Pura ansiedade.
      Vou entrar nesse blog agora mesmo, estou muito interessada nesse assunto!
      Abs!

      Excluir
  4. pareceu minha esposa escrevendo hahahahaha
    (menos na parte das havaianas, isso ai ela tem um só)

    ResponderExcluir
  5. Nossa é muita chinelo rs... Eu tenho dois só, uma para tomar banho e outro para passear. Más gostei da consciência em perceber que tem muitos de cada desses objetos destacados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto,
      As havaianas é uma verdadeira moda para mulheres. Elas estão em presentes, brindes, amigos-secretos. Terrível! rs

      Excluir
  6. Muito legal o texto!
    Primeira mulher que eu identifico na blogosfera, parabéns!

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada IU!
      Fiquei sabendo de algumas poucas na blogosfera, algumas que já passaram e desistiram também. Eu continuo firme e forte rumo a 1 ano de blog (mês que vem!)
      Abs!

      Excluir
  7. Eu tenho 4 pares de chinelo (2 eu alterno o uso, e acabo emprestando para amigas que vêm visitar, 1 fica na casa do namorado, e o do Snoopy - que é branco - eu realmente estou guardando pra não gastar, hauehua).

    Esmaltes são meu ponto fraco: eu posso viver 5 vidas e não usarei todos. Mas doei vários ano passado e vendi alguns. Inclusive preciso fazer mais uma limpa na coleção e vender o resto. Meu ponto fraco mesmo: gastei muita grana nisso, tenho diversos importados.

    Não deveria, mas uso cosméticos vencidos. Até hoje não me deu problemas, então ok. Tenho uma máscara queridinha que uso muito pouco por gostar dela e não ser mais fabricada, vencida há anos, mas segue lá. ahahah Mas minha fila é consideravelmente menor. Aliás, toda a parte de maquiagem, eu tenho diversos produtos, nem tanto por comprar, mas porque ganhava muita coisa e usava muito pouco. Agooora que estou "gastando" eles, porém reparei que sou econômica no uso das coisas e tudo dura bastante comigo, hahaha, nesse caso, acaba sendo um problema.

    Roupas e sapatilhas eu mudei drasticamente. Tanto por ter emagrecido (o que foi bom, resgatei diversas calças), quanto por ter finalmente decidido meu estilo. Tinha muita peça que comprei porque era bonitinha, por impulso e tudo o mais, mas nem fazia tanto sentido para a minha personalidade. Fora as coisas ganhadas.
    Doei tudo que não me favorecia, que eu achava nada a ver comigo, deixei apegado sentimental totalmente de lado.
    Sapatilhas cheguei a ter mais de 30, mas foram ficando velhas, outras fui achando desconfortáveis, nem tão bonitas... reduzi bem o número e agora estou precisando comprar uma ou outra boa e bonita. Uma só, nada dessas promoções da Dafiti, até porque nem gosto muito dos modelos e nem sempre das marcas disponíveis.

    O que funcionou pra mim é me obrigar a fazer rodízio de peças.
    Escolho primeiro o bottom (saia, short ou calça), depois a blusa que mais combina (seguindo a ordem que voltou ao guarda roupa, depois de lavada) e por último o sapato. Rola um pouquinho de TOC nessa organização, mas me faz variar bastante as peças e olhar para o armário inteiro, então sempre sei o que tenho e o que ando usando pouco.

    Mas duas sapatilhas eu acho muito pouco, todo mundo tem que ter uma preta, uma neutra (nude/cinza), uma vermelha e uma a sua escolha, hahaha.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)