quarta-feira, 28 de março de 2018

O prazer do desapego e minimalismo

E aí, pessoal, tudo bem?

Estive pensando esses dias as quantidades de coisas que tenho em casa e que mal usei ou até nunca usei. Itens que comprei no calor da emoção e até comprei uma quantia bem grande porque achei que era uma boa idéia fazer uma "reserva", porque afinal, nunca se sabe a oportunidade que teremos de conseguir o mesmo preço.

Desde criança eu sempre pensava em fazer "reservas". Ganhava um conjunto bacana do Boticário, eu não usava pensando em economizar para o futuro. Primeira vez que fui aos EUA, comprei tanta maquiagem e perfumes que até hoje (quase 8 anos depois), ainda tenho itens que comprei naquela época.

Nunca desapegava. Sempre achava que no futuro eu teria uma oportunidade melhor de usar esses itens e os deixava de lado. Sempre comprava no impulso de achar que aquela era a melhor oportunidade da vida e que ela não voltaria (mesmo sendo econômica nas minhas compras).

E hoje me pergunto: pra quê? Tenho maquiagens que estão já vencidas e já não tem mais a mesma cobertura que tinham naquela época. Cosméticos que comprei há 2, 3 anos em promoções e que estão próximos de vencer. Armários abarrotados de itens para "ocasiões especiais" e que raramente uso.

Tomei uma decisão. Vou usar tudo. Usarei tudo e qualquer coisa que tiver nos meus armários, na minha lista de cosméticos aguardando o último cosmético acabar. E não comprarei itens novos enquanto estes não acabarem.

Parei para pensar no final do ano passado a quantidade de itens que tenho parados no armário, gavetas, na minha casa em geral e que não estão me servindo de nada. Foi aí que eu tomei a decisão: não comprarei nenhum item parecido novo enquanto esses não acabarem. E vejam só, já estamos quase em Abril e eu ainda tenho muuuuuuuuuuuita coisa para usar. E o melhor de tudo: estou economizando de quebra!

Tudo isso para dizer que estou me sentindo muito bem nesse exercício de desapego. A evolução disso será levar uma vida mais minimalista: preciso mesmo de tudo isso que compro? Na maioria das vezes não. A verdade é que essa é uma evolução de pensamento: deixar de acumular para depois/deixar de comprar aquilo que não é tão necessário assim.

E você, o que tem feito para levar uma vida mais leve?

Abs,
IFM

7 comentários:

  1. Muito bom IFM

    É isso mesmo, desapegar! Posso dar uma sugestão: encontre alguém necessitado e doe! Seja roupas, calçados, cobertores... Isso nos ajuda muito no caminho do desapego e ainda nos faz um bem danado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Anon! Eu acabei falando mais de itens finitos (cosméticos, maquiagens) que de fato vc usa e acaba, mas esses outros itens total devemos doar!
      Sentimento muito bom!

      Excluir
  2. Em relações as promoções só compro itens que tenho a certeza que vou usar, de primeira necessidade tipo pasta de dentes e assim.

    A faço uma conta, que me ajuda muito.

    Se uma pasta de dentes está a metade do preço e tem validade de 1 ano, eu gasto uma pasta de de dentes por mês.

    Eu compro no máximo 12 para ter a certeza que gasto tudo, antes de acabar a validade.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É DIL, para fazer essa conta você tem que ser bastante "controlado". Muitas vezes não sabemos muito o quanto vamos usar do item, por isso, eu estou cada vez mais evitando compras de itens para usar no futuro, ou é agora, ou nunca! rs

      Excluir
  3. Isso acontece comigo mas na parte de alimentação. As vezes compro alguns itens que por falta de tempo acabam não sendo utilizados e por consequência são descartados. Também tem a parte de comprar por impulso, seja qualquer item, somos suscetíveis a este problema.

    Boa sorte nos investimentos IFM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Anon, já aconteceu comigo com alimentos também. Principalmente em duty free que você se anima e compra muito...enfim, são impulsos que a gente tem que controlar pensando de forma mais racional...

      Excluir
  4. Eu tinha essa mania de deixar para usar em uma ocasião especial. E querer aproveitar as promoções para experimentar os produtos para cabelo que sempre quis. Só que: promoção rola todo mês e nessa história eu fiquei com um estoque monstruoso.
    Estou completando 2 anos sem comprar produtos para cabelo, e ainda tem muita coisa para usar, ahuauah.
    E parei com essa coisa de "ocasião especial" para usar algo. Uso tudo, todo dia é especial e vale a pena usar o que eu gosto, já que se gastei dinheiro com isso, é porque achei que valeu a pena.

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)