terça-feira, 26 de setembro de 2017

De volta à realidade - e uma história sobre a corrida de ratos

E aí pessoal, tudo bem?

Acabei de chegar de volta na minha cidade e já quis escrever aqui. Isso aqui vicia! rs. Volto ao trabalho apenas na quinta-feira (o que é ótimo ter esses 2 diaszinhos - hoje e amanhã) para organizar a vida de volta...

Nessas férias fiz algo diferente: tentei viver uma vida rica! Sim, sem me preocupar (muito) com a grana que eu estava gastando. Vivi esses 10/11 dias de viagem com conforto, fazendo compras, comendo e bebendo o que eu tinha vontade. Não esbanjei muito, porque afinal, o pão-durismo não sai da gente mesmo nas férias né? rs. Mas fato é que relaxei bem e fiz tudo que queria fazer! Que delícia! =)

Uma parte bacana da viagem foi ver que esse caminho rumo à IF vale de fato muito a pena. Eu estava com um grupo de amigos e em algum momento começamos a falar de emprego, grana e perspectivas de futuro. É incrível como as pessoas economizam pouco ou praticamente nada e ficam "à mercê" dos empregadores para o resto da vida. Uma pessoa específica nesta conversa estava bastante desanimada, falando que não via muito futuro no emprego e que também não passava em nenhum processo seletivo, ou seja, ia ter rezar para continuar nesse emprego pelos próximos anos, ganhando bem pouco (segundo ela, claro).

Essa mesma pessoa me contou que queria muito trocar de carro. E trocou. Raspou as poucas economias da poupança, tirou tudo da previdência privada e pediu uma grana emprestada para um tio e conseguiu trocar de carro. Estava feliz da vida, mas preocupada com o saldo (zerado) de todas as contas que ela possuía. Quando falei sobre investimentos, essa pessoa nem sabia o que era taxa Selic e falou que tinha "preguiça" de procurar entender sobre essas coisas.

 Eu não me conformo. Como as pessoas querem reclamar de dinheiro e dos empregos se elas não buscam nem saber como aproveitar melhor o dinheiro que ganham? Tem preguiça de saber sobre economia, investimentos e tudo que é relacionado à mercado financeiro? Essas mesmas pessoas que temem pelo futuro e odeiam deixar nas mãos de seus empregadores o poder de decisão sobre o destino delas, são as que não querem se interessar sobre finanças pessoais. É claro que eu poderia "palestrar" nessa roda de amigos, mas resolvi me calar quando eu vi um desinteresse geral sobre como podemos sair dessa "corrida de ratos".

Um dos meus amigos correndo a famosa corrida de ratos


É incrível como as pessoas gostam de reclamar, mas fazer algo mesmo para mudar o destino, não. Tentei falar sobre metas e sobre o gostinho de atingi-las e se sentir um pouco mais "livre" a cada mês. Parece que foi um pouco em vão, mas espero que eu tenha plantado uma sementinha. É muito triste ver todos esperando por esses 10 pequenos dias de férias para ser feliz. E mais triste saber que será assim para a maioria deles até o final da vida.

Por outro lado, eu fiquei me imaginando na IF nesses dias. Curtindo um bom almoço, uma boa janta, bons passeios, eventos, enfim, tudo que o local poderia oferecer. Me desliguei completamente do trabalho e vi que essa vida pode ser muito boa. Eu sei, não é só de lazer que se vive, porque afinal depois "perde-se a graça". Mas foi bom experimentar um pouco de liberdade e tranquilidade com relação ao dinheiro.

De volta à realidade, vou ver como ficou a conta bancária. Próximo post eu conto um pouco mais sobre as férias...

Abraços!

15 comentários:

  1. O principal nas féria é esquecer do trabalho. Desligar 100% de preferência.
    Poder sair da rotina e fazer coisas que não podem ser feitas no cotidiano também é legal. Gastar um poco com "besteiras" também é válido, a vida não é feita só de coisas indispensáveis.
    Férias é bom até para avaliar a vida profissional ou até a vida como um todo, pra valer se vale a pena ou não tentar alguma mudança.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELAS FÉRIAS! E realmente não adianta tentar explicar esses conceitos às pessoas. Eu só ajudo quem busca ajuda. Caso contrário vc é taxado de chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É senhor bufunfa, eu tento ainda plantar umas sementinhas. Dependendo da reação da pessoa dá um fruto bom, dependendo, é melhor mudar de assunto mesmo! O bom é que temos um espaço legal para trocar aqui na finansfera! =)

      Excluir
  3. Olá, ahhh... Férias... Você está certinha, também gosto de gastar nas férias. Trato ela como um investimento para ter gás pra continuar na corrida do dia-a-dia.

    Sucesso no retorno, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo aportador! A volta é sempre "tensa", mas a gente lembra nas férias que existe vida "fora" do trabalho! =)

      Excluir
  4. Olá IF ou M,

    Pura verdade, nada mais comum do que convivermos com gente que não tem um mínimo de planejamento financeiro, seja por medo de falar de "assuntos de investimento", seja ao pensarem que basta pagar um plano de previdência privada para garantirem um mínimo para a aposentadoria.

    Como já ouvi falarem por aí, a maioria das pessoas nasce com um bilhete de loteria ao longo da vida. Sem passar por sacrifícios extremos, poderiam acumular alguns milhões e garantir uma aposentadoria tranquila, ou mesmo a IF (que é um patamar bastante subjetivo, a depender do nível de renda e expectativas de cada um). Bastariam disciplina e paciência, mas o imediatismo fala mais alto...

    Às vezes dá vontade de "palestrar" para tentar mudar a mentalidade das pessoas que gostamos, mas creio que seja uma mudança de postura que precisa vir de dentro para fora.

    Abraço e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo DM! Vários livros fazem algumas simulações que se vocÊ guardasse uma quantia simbólica por mês, ao final dos seus 60 anos, você já teria uma quantia enorme e suficiente para ter uma aposentadoria tranquila. Infelizmente as pessoas preferem colocar a culpa no governo, esperar por ajuda de familiares ou até um milagre.
      Abs!!

      Excluir
  5. Primeiro reclamar de algo que está ruim não vai melhorá-lo ainda é muito vergonhoso para reclamante e estraga com alegria das pessoas próximas, tem que tentar ser mais feliz que puder e se der certo finja pelo menos.

    Segundo a vida está ruim não a piore, cuide saúde, guarde dinheiro, estude em outras palavras se vire.

    Terceiro seus post são bastante inspiradores será muito bom acompanhar blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Socrates,
      Concordo com você. Reclamar não adianta nada, mas as pessoas adoram. E a segunda coisa que as pessoas mais gostam de fazer é bancar a vítima, colocando a culpa em qualquer outro fator e não nelas mesmas.
      Obrigada pelo elogio!
      Abs!

      Excluir
  6. O pior é que é muito difícil sair dessa corrida!!!
    Eu mesmo sei razoavelmente sobre investimentos, sei o quanto ganho e o quanto gasto mensalmente (o que já me coloca a frente de 90% da população, hahaha). O grande problema é a disciplina e o autocontrole para poder dizer não a certas coisas.

    Mas uma vantagem que vi em ter essa vida meio desregrada financeiramente é que sempre busquei ganhar mais (pra poder bancar meu modo de vida, rsrs) em vez de reclamar da falta de dinheiro. Agora preciso economizar mais... tá difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Zeroum, acho que essa "virada de chave" acontece quando você ve o seu rico dinheirinho começando a se multiplicar. Quando seu 100 reais vira 102 reais e você (teoricamente) não fez nenhum esforço para ganhar esses 2 reais, aí é que você começa a ter a noção do que você está fazendo por você! É aí que está a mágica! =)

      Tenta ir por aí. Ganhar mais eu acho mais dificil do que economizar. Muita gente não consegue ir para níveis mais altos de salário, veja que 50% do caminho você já conquistou (um bom nível salarial), agora só falta o restinho da ficha cair para a você!

      Sucesso nessa transformação!

      Excluir
  7. Sabe Zeroum, acho que essa "virada de chave" acontece quando você ve o seu rico dinheirinho começando a se multiplicar. Quando seu 100 reais vira 102 reais e você (teoricamente) não fez nenhum esforço para ganhar esses 2 reais, aí é que você começa a ter a noção do que você está fazendo por você! É aí que está a mágica! =)

    Tenta ir por aí. Ganhar mais eu acho mais dificil do que economizar. Muita gente não consegue ir para níveis mais altos de salário, veja que 50% do caminho você já conquistou (um bom nível salarial), agora só falta o restinho da ficha cair para a você!

    Sucesso nessa transformação!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu artigo. realmente as pessoas reclamam de tudo,mas pouco agem para mudar oque as incomodam. parabéns por passar muito bem a nossa realidade.
    https://danielbernardeoli.wixsite.com/savp

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)