quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Zona de Arrebentação

 Olá pessoal, tudo bem?

 Sexta ou domingo volto com o fechamento mensal (finalmente!). Querem fazer apostas nos comentários de qual quantia de patrimônio vou fechar este mês? rs. 

Enquanto os próximos 3 dias não passam, estava pensando sobre zona de arrebentação.  O que chamo de zona de arrebentação? Vou explicar abaixo. 

Zona de arrebentação, para mim, é aquela fase onde você sente que, ao passá-la, os investimentos fluem de uma forma tão natural, que você não precisa mais se preocupar de forma tão forte com os aportes ou com aquele 0,1% a mais de rentabilidade. O "bolo de dinheiro" começa a render por si só e você pode muito mais curtir outras coisas do que ficar focado nas suas finanças. Outro ponto importante pra mim, é que você começa a se dar ao luxo de acessar certas coisas que não acessava antes (seja qualidade de viagens, produtos, o que seja importante pra você - esses gastos acabam não fazendo tanta "cosquinha" no seu patrimônio) e você, naturalmente, começa a relaxar em termos de gastos e a ver que você terá, para o resto da vida, acesso a itens de qualidade que você não tinha antes. 

Comecei a pensar que uma parte da população brasileira tem esse status e não se preocupa em tomar decisões por conta de centenas de reais. São pessoas que colocam o filho em escolas caras porque podem e não faz diferença uma escola um pouco mais barata, tomam suas decisões sem levar em consideração como fator principal, o financeiro. Quando pensei nesse exemplo hoje, foi a idéia de trazer isso como post. Acho que quando nos sentirmos dessa maneira, passamos dessa zona. 

Eu confesso que já me sinto em partes assim. Boa parte das minhas decisões não me baseio em preço. Por outro lado, pensando na eu do futuro, escola de filhos talvez ainda pesaria a parte financeira. Ainda não compro passagens de avião de classe executiva. Imagino eu que esse tipo de decisão começa a ser mais fácil a partir de uns 15 milhões de reais.  Isso, obviamente, na minha cabeça.

Pra mim, super vale você pensar nas diferentes partes da sua zona de arrebentação. Tem desde você não se preocupar com as suas contas de consumo, até mesmo você escolher ir de executiva na sua viagem de férias. Acho que esse pensamento ajuda a você pensar em pequenas metas de patrimônio de milhões de reais e ir comemorando conforme passa por cada zona de arrebentação. 

Faz sentido? O que acham?

Abs, 

IFM 

domingo, 10 de agosto de 2025

AInda devo o fechamento...Agosto vem aí!

 Olá pessoal, tudo bem? 

Esqueci completamente de fazer o fechamento de Julho! Eis eu, hoje atualizando minha planilha e vejo que não a atualizava desde 20 de Julho! Estar um pouco em modo automático dá nisso...

Bom, quero trazer o de agosto e aí começar novamente a trazer todos os meses. Os recebimentos esporádicos do ano já recebi todos (inclusive restituição do IR), então os próximos meses devem ser um pouco mais pacatos. 

No geral, estou indo muitíssimo bem com a meta do ano, mesmo tendo feito uma viagem internacional bastante cara e também não ter me segurado nos gastos mensais. Acho que finalmente estou rumo à IF...

No trabalho, as coisas seguem mais tranquilas, mas obviamente tenho umas semanas ou dias de mais estresse. Nada que abale meu plano de seguir trabalhando enquanto eu não tiver as dezenas de milhões que busco ter para aí sim relaxar. 

Vi alguns comentários recentes sobre se recebo FIIs todos os meses ou se confio no nosso povo. Pessoal, meu conselho aqui é parem de externalizar temas que são do próprio controle de vocês. FIIs são uma parcela tão pequena do meu patrimônio que realmente não faz cócegas se recebo todos os meses ou não. Eu tenho grande parte em RF e esse sim, me rende todos os dias, por exemplo. 

Sobre confiar no nosso povo, políticos e demais - não confiem. Eu tenho uma parcela bem pequena também em ações no Brasil que pretendo me desfazer nos próximos anos e tenho investido grande parte do meu patrimônio novo, em aportes nos EUA. Ainda preciso aprender um pouco mais sobre RF nos EUA - se alguém tiver alguma dica de videos, cursos, textos, me avisem ;) 

No geral aporto mais em RV nos EUA ou deixo o valor em dólar esperando um próximo aporte. Para mim, pelo menos atualmente, o segredo está em investir em RF no Brasil e RV nos EUA. Não sou fã de nada além disso, inclusive imóveis. Qualquer coisa que demandar estudar muito ou correr riscos desnecessários, não estou mais a fim. Quero que a parte financeira da minha vida seja como está sendo: consistente, tranquila e segura. 

Aos que estão no início da jornada, estudem muito sim. Isso faz muita diferença e te torna mais confiante no caminho. 

Abs, 

IFM