domingo, 6 de julho de 2025

Bode de fazer fechamentos....

 Olá pessoal, tudo bem?

Por aqui tudo bem! Eu ia fazer o fechamento de junho, quando percebi que não faço fechamentos fazem bons meses. Será que tem sentido manter isso? Me pergunto bem seriamente. 

Eu comecei a fazer os fechamentos porque adorava ver a evolução do patrimônio mês a mês, olhar nos detalhes os rendimentos, gastos e aportes. A verdade é que com um montante bem maior e um patrimônio que cresce só de eu não fazer grandes extravagâncias, não sei se faz sentido manter.  Eu também não tenho controlado os aportes, então não consigo muito chegar aos rendimentos (as contas aumentaram também, então controlar aportes seria um esforço de subtrair todas as contas, rs). 

Acho que cheguei em um momento que não faz muito sentido ver algo mês a mês. A não ser que para vocês seja interessante (e aí me deixem saber, por favor). 

Este fechamento do primeiro semestre, virei mais um dígito. Ultrapassei os 8 milhões! Fazia um tempinho que eu não via o primeiro dígito mudar e isso é muito legal! Aparentemente os 10MM estão bem perto! Pensando em colocá-lo como meta de 2026! 

Na prática não tenho aumentado muito meus gastos, mas também tenho vivido sem me preocupar muito com eles. Por exemplo: se quero fazer uma viagem bacana de férias, faço. Se quero ver um show que está caro, vou.  Afinal, é pra isso que acumulei tanto, não? 

A velha história de parar de trabalhar segue de plano de fundo. As vezes penso que devo (nos momentos de stress), mas depois penso que só se uma força externa me obrigar, aí aproveito a onda. Não estou ainda na IF, até porque quero ter filhos e isso soma muito nos gastos mensais, mas já estou mais pros 20MM de meta do que pros 12MM que algum dia eu falei. Acho que já falei isso anteriormente também, mas num tom muito mais aspiracional do que de fato de alguém que realmente se ve atingindo esse valor. 

Hoje vejo que os 10MM são possíveis. Os 20MM ainda não sei, os próximos anos serão cruciais. Mas digamos que, se eu ficar mais uns 10 anos trabalhando, isso é possível. Só não sei se realmente ficarei tudo isso. 

De qualquer maneira, acredito que um dos segredos é mirar alto, mas focar no curto prazo. Curto prazo que digo é 1-2 anos. Acho possível eu seguir trabalhando por esse período e, nesse caso, atingir os 10MM, o que já é uma íncrivel marca, mesmo pra quem quer ter filho. Focarei nisso e seguirei tendo a vida confortável que estou tendo. Longe do luxo, mas confortável. 

No fim o post virou reflexões gerais sobre números, mas vamos lá...rs

Abs,

IFM