sábado, 30 de outubro de 2021

Fechamento de Outubro/21 - R$ 2.902.162 (+1,68%)

 Olá pessoal, como estão?

Mais uma semaninha difícil pra quem tem RV no Brasil. Apertem os cintos porque vamos assim pelo o que tudo indica, até 2023, não? A parte boa é que realmente tenho muito em RF, ou seja, estou surfando na onda da Selic (e chorando pela inflação, rs). 

Fechamento deste mês não foi de todo ruim, mesmo eu perdendo mais de 15k em RV na última semana. Passei a marca dos 2,9MM e tudo indica que chegarei aos 3MM mesmo contra todos os movimentos de RV no Brasil (graças à meu cada vez menor valor de RV no portfólio). 

Desculpem-me os entusiastas de RV, mas realmente meu case indica que trabalho duro + RF inteligente podem sim te levar pro mundo FIRE. 

No fim das contas, meu portfólio não cresce 50 k ao mês pelo o que vi nos últimos meses, mas tenho valores a receber agora de fim de ano maiores do que o dos meses anteriores, então digamos que meus aportes devem fazer eu chegar lá. 

Este mês, como falei, passei a pagar mais leve no trabalho e os próximos serão ainda melhores nesse sentido. Acumulei muitos períodos de descanso e vou tirar todos eles agora. Digamos que até início de 2022 o freio estará acionado no modo máximo. Só assim pra eu me cuidar e cuidar da minha saúde mental. 

Planejamento e execução fazem milagres. 

Vamos que vamos para novembro! 

Abs, 

IFM

16 comentários:

  1. Olá, se possível, poderia dividir com a gente em qual RF você investe? CDI? IPCA? PRE? c/ ou s/ Cupom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Eu normalmente invisto em LCA/LCIs de boas taxas ou CDBs. Todos pós fixados neste momento.

      Excluir
  2. "trabalho duro + RF inteligente podem sim te levar pro mundo FIRE. " Excelente conclusão. Acho que foi um dos únicos a seguir com este pensamento durante a época das vacas magras da RF. Hoje o pessoal está voltando correndo para RF pois perceberam que Brasil não é os EUA que estavam pintando. Abcs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia IFM! Nessas horas que lembramos da importância de ter uma boa parcela da carteira em RF. Praqueles que não gostam muito de "altas emoções" como eu, ter RF pra limitar os altos e baixos da rentabilidade é primordial. No mais parabéns pelos resultados e aproveite esse período de "freio ligado" pra carregar a paciência para 2022. Vamos precisar...rsrs
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs, vamos mesmo VVI!
      Já comecei meu momento de reflexões aqui...
      Abs,
      IFM

      Excluir
  4. Também sigo na mesma visão que você sobre essa correção da RV, quem faz um bom balanceamento vai ter parte da queda compensada pela melhora da RF.

    O negócio é ter calma e sensatez para aproveitar os próximos 12 meses, a tensão nos mercados vai causar boas oportunidades de ganho, basta ficar de olho.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  5. Quase 2% ao mes no positivo? Dificil acreditar quando o ibov e o IMAB e fiis derreteram. Precisamos começar auditar estes fechamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon,
      Os quase 2% é o crescimento do meu patrimônio de um mês para o outro, considerando, inclusive, aportes.
      Abs,
      IFM

      Excluir
  6. Tem toda razão, o Brasil é cheio de pessoas que construíram um belo patrimônio apenas com poupança ou com a dobradinha poupança + imóveis. O que importa mesmo são os aportes.

    Ao mesmo tempo, esses momentos de queda da bolsa são uma excelente oportunidade para turbinar o patrimônio. Quem seguir investindo em RV agora, quando a bolsa voltar a subir (e por mais que demore, sempre volta), acaba encurtando bastante a jornada de acúmulo. No seu caso, seria um atalho para atingir os 10MM, por exemplo. Mas cada um tem um perfil, realmente.

    Muito bom o seu planejamento de "pausas" no trabalho. Que você consiga realmente descansar e até sentir saudades da rotina, para voltar renovada ao trabalho no ano que vem rss. Abs!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo FT! Haja coração pra ficar comprando nestes momentos...eu ainda não tirei o escorpião do bolso, estou preferindo olhar por enquanto...
      Abs,
      IFM

      Excluir
  7. Realmente eu me empolguei muito com as frequentes quedas durante a pandemia, meu % de RV passou em muito o % da RF e agora estou correndo atrás pra equilibrar a carteira de novo, mas o ruim é que as oportunidades na RV não param de aparecer, ou seja, as quedas continuam vindo haha, espero que depois das eleições o mercado entre em tendência de alta, senão acontecer isso, acho que cada vez mais as pessoas vão levar o dinheiro pro exterior e o Brasil vai perder muitos investimentos. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsr, acaba o dinheiro, mas não acabam as quedas né billionário? O negócio é ir balanceando, mas sem dúvidas é um bom momento para fazer compras, você tem tudo para lucrar muito na próxima alta! =)
      Abs

      Excluir
  8. Semana dificil pra RV? Sério isso?
    varias ações com valores descontado. é justamente a hora de dar aquele up.

    Ferrari sendo vendida a preço de Gol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem está comprado eu quis dizer...rs
      Quem foi às compras vai se dar bem!
      Abs

      Excluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)