domingo, 22 de agosto de 2021

Ciclos de Mercado cada vez mais curtos?

Olá pessoal, tudo bem? Não sei vocês, mas estou com a impressão de que estamos com ciclos de mercado cada vez mais curtos. O que eu quero dizer com isso? Que os períodos de euforia (mercado em movimento de alta) estão sendo intercalados por momentos de crise (mercados em movimento de baixa) de forma cada vez mais rápida. Acho que todos nós ouvimos falar em estar preparados para a próxima crise. O que não se costumava ver era várias crises em um período curto, como 2 anos. A sensação que eu tenho é que quando estamos para decolcar no Brasil, algo acontece que nos leva para baixo de novo. Faz algum tempo que meus papéis no Brasil não decolam e os que estavam bem, tiveram uma bela queda. A verdade é que é muito difícil fazer dinheiro no mercado acionário brasileiro, principalmente no curto prazo. Por outro lado, quando olho para omeu portfólio americano, os visores "verdes" se multiplicam. Nos EUA não me parece que qualquer noticiazinha é capaz de derrubar de forma abrupta o mercado. Pelo contrário, quando cai, cai pouco e logo volta a sua caminhada de subida. Eu comecei a investir diretamente nos EUA há pouco mais de 1 ano. E estou uns 30% em lucro por lá, inclusive arrependida de não ter colocado mais. No Brasil, com meus vários anos de mercado, estou abaixo disso, diria que uns 25% de lucro, mas com muitos mais anos de espera acumulado. Não quero influenciá-los, mas nos últimos meses o que tem passado pela minha cabeça é que o mercado brasileiro simplesmente não vale a pena em momentos de insegurança, como estamos ultimamente. Ninguém sabe que fim vai levar a Covid. Novas variantes são encontradas e mesmo com a vacinação andando a passos largos agora no Brasil, demoramos demais e as variantes fazem com que se tema o que pode acontecer nos próximos meses. Junta-se a isso movimentos globais como o que estamos vendo no Afeganistão e tudo vira um prato cheíssimo para retirada de capital do Brasil. Claro que não quero tirar meus investimentos em meio a uma baixa, mas confesso que tenho andado reflexiva de que na próxima euforia eu deva diminuir minha posição no Brasil. Ele se mostra ser um mercado pequeno, com alto beta e inseguro para quem não quer passar por grandes variações o tempo todo. Estou olhando o copo meio vazio, mas dá para se aproveitar esses momentos para ir às compras e aguardar a próxima euforia também. Tudo depende de como encaramos. E vocês, o que tem achado sobre esses movimentos de mercado? Abs, IFM

8 comentários:

  1. É e não é. Depois que o FED começou a imprimir dinheiro em 2008 tudo ficou desregulado. Lá só sobre por causa disso, espere a teta secar para ver onde isso vai parar, sem contar com a covid pq lá metade não vai se vacinar de jeito nenhum !!! EUA não é mais a potencia mundial que era, cada vez mais acoados e domésticos e o fisco no Afeganistão só prova isso. Quando o mercado acordar sai de baixo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não levo em conta o cenário do Afeganistão como um fator de impacto nos investimentos, todo mundo sabe que nenhum país vai tomar uma atitude de impacto (apesar de que é um absurdo o que está acontecendo por lá).

    O problema do BR é que nossa situação é complexa faz vários anos e o mercado brasileiro se anima com qualquer notícia e vive de expectativas, mas aí um investidor pode falar que todo o mercado de ações é movido a expectativas. Isso é verdade. Mas o Brasil é movido por expectativas utópicas.

    A grande vantagem do mercado acionário brasileiro é encontrar bons DY, enquanto nos EUA as boas pagadoras entregam 2%-3% a.a, por aqui é fácil encontrar empresas com 6%-8%a.a de dividendos.

    Acho que o mercado americano está um pouco esticado no momento e que haverá uma correção dentro de no máximo 2-3 anos, mas no longo prazo acho que isso importa muito pouco. Os EUA é uma economia dinâmica, desenvolvida e demograficamente deve continuar em vantagem pelas próximas décadas.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  3. Brasil é muito instável.
    Complicado fazer qualquer projeção, mas a tendência de fato é que os ciclos de mercado sejam cada vez mais curtos. Isso se deve ao avanço nos sistemas e nas comunicações.
    Os mais variados fatos tem repercussão instantânea criando um cenário global muito mais dinâmico.
    Com relação a Covid creio que a não ser que apareça (Deus queira que não) uma cepa mais perigosa, a situação deve se estabilizar até o início 2022. E olha que aos poucos muitas cidades estão voltando a "vida normal".
    Acho que a instablidade brasileira é o que mais atrapalha o investidor de RV. Com a alto dos juros devo voltar a RF.
    Realmente não é um cenário dos mais fáceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Anon...e a gente que vai chegando perto da FIRE não quer mais viver de emoções. Queremos estabilidade, planejamento, futuro tranquilo.
      Estou começando a achar que é necessário uma migração dos investimentos ao longo da caminhada...de RV para RF no Brasil e também uma migração do Brasil para os EUA no capital total...

      Excluir
  4. Olá, bom dia! Concordo com vc. Tem que ter muita paciência, kkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por tornar esse espaço um lugar fértil para troca de idéias! =)